Seria piada não fosse o fato tão grave, quando uma mega carreta ficou presa a um quebra-molas quando passava na cidade de Riacão do Jacuípe, por volta das 14h35 de quarta (7).
A carreta volvo de placa DPF-0888, licença de Guarulhos-SP, carregando um transformador de hidrelétrica pesando cerca de 70 toneladas, ficou presa no quebra-molas na área urbana de Riachão do Jacuípe. O veículo saiu de São Paulo para Teresina, no Piauí, mas ao passar pelas lombadas arrastou na primeira, logo na entrada da cidade, conseguindo passar, mas na segunda não teve a mesma sorte. O veículo é muito baixo, cerca de 19cm do piso ao asfalto. Exaustos, os motoristas tentaram, a todo custo, mover o veículo mas nao tiveram êxito, e começou a polêmica.
A PRF foi avisada, mas disse não ser do departamento deles a responsabilidade. Foi levantada a possibilidade de se arrancar a lombada, no caso seria necessário uma máquina, mas segundo a prefeitura esta é uma questão federal, pois trata-se de uma BR. Em contato com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), nossa equipe obteve a informação de que um dos engenheiros está em férias e o outro que o substitui estaria viajando, mas seria consultado a respeito. Até o momento do fechamento desta matéria, nem nossa equipe nem os carreteiros tiveram resposta. Ainda existe outra carreta, de placa CUC – 6688 licença também de Guarulhos-SP, que vinha logo atrás , hoje pela manhã e mais duas carretas destas chegaram à cidade, ficando uma parada no pátio do Posto Águia e a outra no Posto Carreteiro, mais cinco carretas destas estão a caminho, e foram alertadas das lombadas pelos carreteiros que estão em Riachão. Seguindo viagem, a preocupação ainda são as outras lombadas das cidades seguintes, como Nova Fátima e Gavião, e o distrito de Itatiaia. Até o momento nenhuma providência foi tomada. Segundo o vereador Orlando Menezes, toda ajuda está sendo dada, mas o município não pode passar por cima da lei, cuja responsabilidade é de órgão federal.
“Nós fizemos o possível, trouxemos a máquina para empurrar a carreta para trás, tentamos puxar, mas não deu. Segundo eles falam aí, a melhor forma seria quebrar a lombada e removê-la, mas isso depende de ordem superior, no caso o DNIT, e não podemos passar por cima de estâncias superiores”, disse o vereador, antes do veículo ser retirado.
CENA ATRAI MULTIDÃO: Desde o momento que aconteceu o encalhamento, o fato chama a atenção de curiosos tanto da cidade como dos que passam em seus carros em viagem. Esse fato já aconteceu muitas vezes, com veículos parecidos, mas nunca o fato passou de horas para remoção, como nesse caso que foram mais de 24hs, algo que nunca aconteceu antes e o povo correu para ver, filmar e tirar fotos.
Hoje pela manhã, os motoristas estão à procura de advogados e da promotora de justiça para autorizar arrancar a lombada para que eles possam seguir viagem , já que tem prazo para entrega da “mercadoria”. A preocupação dos carrteiros é também para com os outros cinco carros que vêm logo atrás e com os mesmos equipamentos. Eles foram informados que não existem apenas esses em Riachão do Jacuípe, como também em todo o trecho da BR até o local do destino.
Por: Raimundo Mascarenhas * com informações e fotos Alana Adrielle