O assunto que dominou os meios de comunicação em todo o Brasil desde quarta-feira foi a interrupção de uma caminhada pelo Rio de Janeiro do presidenciável José Serra (PSDB). Manifestantes petistas realizaram um empurra-empurra na passagem da comitiva tucana quando um objeto foi lançado e atingiu a cabeça do candidato.
A partir desse episódio diante do clima de tensão que vem sendo a campanha presidencial onde as palavras ‘mentira e calunia’ estão presentes em todas as propagandas e comícios de ambos os partidos o que poderia esperar depois do que aconteceu no Rio de Janeiro na quarta-feira? Logicamente a mídia tucana faria uma exploração de violência e atitude antidemocrática enquanto que o PT iria se defender dizendo que foi mais uma armação do PSDB, como vem fazendo desde o inicio da campanha, inclusive prejudicando a Dilma Rousseff com tanta difamação que tirou sua vitória no primeiro turno.
Os teles jornais apresentam o dia dos candidatos, na noite de quarta-feira, horas depois do episódio que envolveu José Serra, lá estava ele lamentando a violência e questionando as pessoas que querem governar o país.
Na propaganda politica o programa de Serra foi aberto com este assunto e a apresentadora fazia uma narrativa tentado abrir a mente das pessoas quanto ao ato de violência. Usou um vídeo até da campanha de Mario Covas quando foi agredido por manifestantes que ela disse ser do PT e para colocar mais lenha no fogo usou um discurso de José Dirceu dizendo “Essa turma tem que apanhar nas ruas e nas urnas”.
O partido dos trabalhadores fez o inverso, fechou o programa eleitoral mostrando segundo ele uma farsa de José Serra e mostra a imagem gravada pelo SBT e aproveita até o áudio do repórter para dizer que foi apenas uma bolinha de papel e que Serra não havia dado importância. Depois Serra aprece falando ao celular coloca a mão na cabeça entra em uma Van para ser levado a um pronto socorro, como se tivesse algum ligando para ele fingir que estava ferido. A apresentadora do programa da Dilma faz a pergunta se é esse homem que é capaz de aramar uma farsa dessas tem condições de governar o país?
O telespectador que acompanhava o Jornal Nacional deve ter percebido que no momento que é mostrado o dia dos candidatos esse assunto voltou a tona e para os críticos de plantão podem ter observado que Globo tentou desmascarar o SBT quando falou em torno do assunto.
Voltando a reportagem do SBT que disse que havia sido apenas uma bolinha de papel a Globo foi além e mostrou através de uma imagem de um repórter da Folha de São Paulo que realmente Serra foi atingido por a tal bolinha, mas que alguns metros a frente um novo objeto atingiu a cabeça do candidato, a Globo fez questão de mostrar e foi mais além, fez uma reportagem com um especialista que confirmou que o Tucano foi atingido por um rolo de fita adesiva e o médico que atendeu Serra disse estar indignado com o presidente Lula, que teria lhe acusado de tentar forjar uma lesão no candidato. Dilma em entrevista no Paraná disse que foi atingida por uma bexiga cheia de agua, “mas nem por isso fui procurar a imprensa”, alfinetou.
Historicamente se ouve dizer que a Globo sempre teve tendência contra o PT, enquanto que o SBT sempre foi simpatizante ao presidente que estiver no poder, neste caso haveria uma tendência em prol de Lula que apoia Dilma.
A campanha está chegando ao fim, a clima fica cada vez mais acirrado e boatos são lançados de um lado e de outro quer seja nos programas de radio, TV e pela internet. No primeiro turno o PT diz que sofreu com tanta mentira, neste segundo o PSDB é quem mais tentar rebater as acusações. E você o que acha de tudo isso, faça seu comentário.