A união para comemora a vitória da presidente Dilma Rousseff em Conceição do Coité, tanto no domingo (31) à noite, quando houve uma carreata pelo centro da cidade, culminando com uma concentração em frente ao comitê na Praça Oito de Dezembro, e na segunda-feira (01), quando as comemorações continuaram com uma carreata a Goiabeira (Vila Carneiro) e Salgadália, sinalizaram uma possível união entre o PT e o PMDB para as eleições de 2012.
Alex Lopes, Presidente do PMDB, que surgiu na política em 2008, quando disputou a eleição para prefeito, ficando na terceira posição e Francisco de Assis, conhecido por Assis, Presidente do PT, estiveram juntos em cima do carro de som, quando acenaram para o povo que parecia aceitar aquela “possível” união, com gestos de positivo, apesar dos dois, Assis e Alex, não serem encontrados pelo CN, até o fechamento desta matéria, para falarem sobre o assunto.
Nos discursos, tanto em Coité, como em Salgadália, os dois limitaram a falar sobre o futuro de Conceição do Coité e os benefícios que o município terá com a eleição de Dilma Rousseff, principalmente, falam com entusiasmo os pmdbistas, Geddel Vieira Lima poderá ocupar um Ministério com poder de ação, talvez o retorno ao Ministério da Integração Nacional.
O momento que mais se aproximou ao entendimento para esta união foi durante o discurso de Assis na noite de segunda-feira em Salgadália, quando lembrou a presença de Michel Temer (PMDB), na vice de Dilma. “Nós precisamos nos unir, pois sozinho não conseguimos ganhar a eleição”, apelou. Neste momento, em sinal de união, Assis pegou na mão de Alex e levantou, recebendo do público uma confirmação através dos aplausos.
Apesar de ausente nos eventos das comemorações, os nomes do vereador Edevaldo Ramos e do vice-prefeito Deraldo Ramos, foram lembrados. O médico Robson Cedraz esta nas manifestações e também destacou a necessidade de união em prol do projeto 2012.
Tomando com base os dez primeiros candidatos a deputados, estadual e federal, mais votados na eleição de 03 de outubro, a oposição vem levando vantagens. No caso de federal, os candidatos que foram apoiados publicamente por pessoas ligadas ao PT/PMDB, obtiveram 16.201 votos, contra 9.422 dos candidatos Fábio Souto, apoiado pelos Rios/Resedá (DEM/PSDB) e João Leão, apoiado pelo prefeito Renato Souza (PP), totalizando um frente de 6.779.
Na esfera estadual, os Rios/Resedá e o Prefeito Renato Souza apoiaram apenas Tom Araújo, que obteve 12.418 votos e juntos, também tomando com base os dez mais votados em Coité e que publicamente foram apoiados por pessoas ligadas a oposição, obtiveram 13.795 votos, tem uma vantagem de 1.377 votos.
Por: Valdemí de Assis / foto blog dilmanarede