Diante das denúncias do não pagamento do 13º salário dos funcionários públicos da Prefeitura Municipal de Retirolândia, o secretário Rômulo Monteiro, esteve na redação do CN para prestar esclarecimento e negou que todos os funcionários estivessem sem receber suas gratificações natalinas. Segundo ele, no dia 15 de dezembro foram encaminhadas ao Banco do Brasil as folhas com os nomes de 524 servidores que tiveram seus 13º creditados em suas contas, conforme folhas de pagamentos e extratos das contas correntes apresentadas aos repórteres do CN.
A Prefeitura de Retirolândia tem em seu quadro funcional 613 funcionários efetivos, Monteiro explicou que apenas 89 deles irão receber nesta quinta, 30. “Em virtude da fase do fechamento do exercício financeiro de 2010, com a inconstância das receitas para os municípios, preferir aguardar o sinal verde do setor contábil que estava calculando os índices aplicados pelo município em saúde, educação e os recursos do FUNDEB, com o objetivo de cumprir o que determina a lei de responsabilidade fiscal, para enfim, executar o pagamento restante, de forma responsável,” afirmou Rômulo.
O secretário reconheceu que o trabalho é árduo e constante na busca de uma organização e planejamento que não acabe atingindo o servidor e o objetivo final é ter um município adimplente em todos os sentidos. “Hoje o município de Retirolândia possui regularidade fiscal, podendo assinar convênios com qualquer órgão público. Fato que não era possível quando assumimos o governo. Trabalhamos duro e até tivermos um desgaste político, ou melhor, ainda estamos tendo, para conseguir um município ficha limpa”, afirmou.
Quais são os funcionários que estão sem receber os 13º salários – Questionado sobre quem são os 89 funcionários que ficaram sem receber o 13º, Rômulo afirmou que são aqueles que fazem parte do apoio escolar, ou seja, marendeiras, motoristas dos ônibus escolares, secretárias escolares, zeladores, enfim, aqueles lotados na folha conhecida com FUNDEB 40%. “O certo é que ninguém, ou seja, nenhum funcionário publico municipal de Retirolândia ficará sem receber seu décimo terceiro ainda este ano”, concluiu.
Possivelmente já ouviu falar de riscos de segurança informática, mas não tem consciência de quais são. Quando está a aceder à Internet para pesquisa de informações ou quando recebe um email está sujeito a um grande número de riscos, devido ao crescente número de aplicações mal intencionadas que foram criadas para o atacar, como por exemplo os vírus e o spyware.
Atenção – Pessoas conhecidas da cidade de Retirolândia estão pedindo a retirada de e-mails da materia anterior, sobre o não pagamento do 13º, que segundo eles não enviaram com comentários ofensivos ao prefeito e seu secretariado. Informamos que a prática esconde o nome do autor, mas o IP do computador também é enviado junto a materia e este não é alterado, portanto poderá ser descoberto. Aqui no Calila continua aberto às criticas e o desabafo de qualquer internauta, mas sabendo que a depender das acusações não serão liberados ou sofrerão edição.
Por: Valdemí de Assis / fotos: Raimundo Mascarenhas