O capotamento do Gol de placa JNO-9897 (Retirolândia) deixou cinco pessoas gravemente feridas na tarde deste domingo (12). O acidente foi no km 30 da BA-120, trecho que liga as sedes dos municípios de Valente e Santaluz, no local conhecido com “Os coqueiros de Evandro”, ou seja, uma baixada do lado esquerdo, sentido Santaluz com diversos pés de manga e coqueiro. Policiais militares e agentes da Secretaria de Saúde atenderam a ocorrência, de acordo com levantamentos feitos no local do acidente, constataram que foi causado de uma ultrapassagem e ao perceber que não seria possível, o motorista do gol tentou retornar, perdendo o controle do veículo, capotando a uma altura de três metros, depois de chocar contra diversos pés de manga.
No veículo, além do motorista, que não havia sido identificado até o fechamento desta matéria, estavam no carro mais cinco pessoas de uma mesma família e residentes na comunidade de Rua da Palha, no município de Santaluz e em estado grave, foram transferidos para o Hospital Geral do Estado, em Salvador.
Dificuldades de transportes – Com as vitimas em estado grave, o único médico de plantão no Hospital José Mota Araújo, na cidade de Valente, realizou a “dura” missão de escolher quem estava o mais grave, proceder ao atendimento emergencial e solicitar a transferência. O primeiro a ser transferido foi um senhor aparentando sessenta anos de pré-nome Adalberto e apelidado de Neguinho. Depois foi a vez de Edilene Baldoino da Silva, 25 anos, grávida de cinco meses. Estas transferências foram nas duas ambulâncias da Prefeitura de Valente disponíveis no momento.
Com agilidade, funcionários do Hospital buscaram apoio nas cidades vizinhas e rapidamente chegaram às ambulâncias de Retirolândia, que transportou Cleidiane Cerqueira da Silva, 26 anos e a ambulância de São Domingos, levou Maria José de Jesus (foto). A guarnição PM plantonista na cidade de Santaluz também auxiliou os feridos inclusive um deles foi socorrido na viatura.
O último a ser transferido foi Gilberto Baldonio da Silva, 29 anos, conhecido por Bebeto, esposo de Cleidiane. Para a transferência de Gilberto, foi usada uma ambulância da Prefeitura de Santaluz.
Participaria de um bingo – Sem muita informação sobre o motorista, pois o único passageiro que conseguiu prestar alguma informação, o Gilberto Baldoino, com dificuldade, disse ao CN que o gol fazia transporte alternativo e eles estavam indo para cidade de Valente participar de um bingo e teriam pegado o carro no ponto do abrigo na cidade de Santaluz. As informações meio desencontradas, pois todos os passageiros do veículo residem no Povoado de Rua da Palha, dez quilômetros de Santaluz.
Possivelmente, com ferimentos leves, o motorista aparentando “desorientado”, segundo o trabalhador rural José Oliveira Santos, 46 anos, saiu correndo por uma estrada vicinal, saltando uma cerca de arame que protegia uma roça de sisal, desaparecendo em seguida. “Ele corria parecendo que esta fugindo e só me disse que tinha virado o carro. Ainda tentei acalmar, porém ele permaceu correndo e com olhar bem assustador”, contou Zezão, como é conhecido José Oliveira.
Por: Valdemí de Assis texto e fotos