A eleição suplementar de Iramaia, na Chapada Diamantina no domingo (5) mantém o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Antônio Carlos Silva Bastos (DEM), “Tunga” como prefeito do município. O resultado final ainda não foi divulgado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), mas de acordo com os boletins de votação divulgados pelas coordenações das campanhas, Tunga é o eleito.
Tunga, assumiu a prefeitura no dia 25 de junho de 2010, depois que o prefeito José Rodrigues de Carvalho Júnior (PR) (Zezinho) teve seu mandato cassado pelo TRE. Ele foi acusado de ter usado tíquetes-alimentação que eram reservados ao Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST) para comprar votos para sua eleição em 2008.
Antonio Carlos venceu Antônio Rodrigues Caires Filho, o Toninho (PSDB. Em 2008, Toninho foi o segundo colocado e o responsável por travar uma batalha judicial que resultou na realização de uma nova eleição. O resultado oficial deve sair a qualquer momento no site do TRE.
Sobre as eleições suplementares do último domingo – Na sessão administrativa do dia 9 de novembro de 2010, os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovaram, por unanimidade, pedidos de realização de eleições suplementares nos municípios de Marcação e Itapororoca, na Paraíba, e de Iramaia, Saubara e Cansanção, na Bahia, sendo que Saubara foi suspensa. O objetivo é eleger os prefeitos nos municípios que até hoje, dois anos depois da eleição municipal, não assumiram o mandato. Os pedidos foram encaminhados pelo respectivo Tribunal Regional.
Iramaia e Cansanção – Estes foram os dois municípios que realizaram eleições suplementares no domingo (05) e obtiveram resultados opostos. Em Iramaia, Tunga, o vereador mais votado na eleição de 2008, estava Presidente da Câmara de Vereadores, assumindo interinamente a Prefeitura e foi para disputa da eleição de domingo, consagrando vitorioso. Ao contrário de Cansanção, quando Rivaldo Souza Pereira, tinha assumido a gestão em 2009, depois que seu sobrinho, Jarbas de Souza Pereira teve a candidatura cancelada. Ele disputou a eleição de domingo contra o segundo colocado na eleição de 2008, Ranulfo de Souza Gomes (PMBD) e perdeu com uma frente de 1.397 votos.
Por: Valdemí de Assis