O deputado estadual Emério Resedá e seu irmão, o advogado Eustórgio Resedá, cumpriram a tradição de distribuir presente para a criançada em quatro comunidades rurais de Conceição do Coité na tarde desta sexta-feira (24) véspera de Natal.
Eustórgio começou a distribuição pelo povoado de Almas. Acompanhado da esposa Nivia, reuniu quase uma centena de crianças e fizeram a distribuição de presentes no centro do povoado, em seguida fez a garotada competir para ver quem pegava mais balas lançadas na calçada. Diversão e alegria marcaram a tarde da garotada.
O advogado deixou Almas com destino a Ipoerinha ao chegar ao centro do povoado outro grande número de crianças foi de encontro ao carro. Resedá como é conhecido por todos, começou jogando bala para a gurizada e em seguida mandou formar filas para entregar os presentes.
De acordo com Eustórgio desde 2005 começou a realizar essa ação, pois diz se sentir bem ver a alegria das crianças mais carentes a receber o tão sonhado presente de Papai Noel.
A pureza e a inocência da criança simples da zona rural foi notada quando o garoto Gabriel de 9 anos perguntou se papai noel não estaria visitando Ipoerinha á noite.
Emério Resedá – Este tem história mais longa de presentear no natal. Segundo ele, tudo começou em 1983 e não mais parou de levar a alegria áqueles menos favorecidos. O deputado que vive os últimos momentos de parlamentar distribuiu presentes nas comunidades de Tapera e Malhador. A estratégia é a mesma usada pelo irmão, reúne a criançada e começa distribuir doces e salgadinhos, depois convoca a todos para em fila receberem os presentes.
Emério disse que está ação acontece desde quando era vereador pelo município e “de lá para cá, como vice-prefeito e deputado por cinco mandatos nunca deixei de presentear a criançada”.
O parlamentar disse que fez isto como político e não vai parar de fazer agora que vai ficar sem mandato. “Quando saio para fazer este tipo de ação sinto a mesma alegria de cada criança que recebe um simples presente, mas percebemos a alegria de muitos deles que talvez não receba mais nenhum”.
Hoje, mãe de família a dona de casa conhecida por Nenga disse que quando criança também esteve na fila recebendo uma boneca de presente dada por ele (Emério) na comunidade de Malhador.
Por: Raimundo Mascarenhas