Cerca de quinze barraqueiros que comercializavam beiju, acarajé, doces, pipoca e pastel, além dos proprietários de brinquedos infantis tais como pula-pula e cama elástica, atenderam a uma determinação da Prefeitura de Conceição do Coité, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano para deixarem todo o calçadão da frente da Igreja Matriz livre.
A maioria da população que frequenta constantemente a praça, achou uma medida correta, porém não deixou satisfeitos os ambulantes que tiveram que se deslocar para um calçadão improvisado ao lado esquerdo da igreja. Os veículos que ficam estacionados próximos a Lanchonete Adonias Point, também não terão mais aquele acesso, pois foi colocada uma corrente recuada que impede a aproximação dos carros.
Inicialmente foi informado a equipe CN que foi uma solicitação da Paróquia a retirada dos ambulantes, porém padre Charles garantiu que não ouve interferência, mas foi uma boa medida. O vigário disse que seu desejo é que seja cumprida uma promessa da Promotoria com a retirada das mesas e cadeiras do meio da rua que são usadas pelas lanchonetes.
Para a jovem Priscila Oliveira, 17 anos, era ruim sair para passear depois de arrumar o cabelo e ter que passar por perto das barracas com aquele odor forte saindo dos tachos de acarajé e da barraca de pastel. Ainda segundo a jovem, a praça ganhou mais espaço “a gente pode encontrar as pessoas mais facilmente e as crianças têm mais espaço para se divertir”, pontuou.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Urbano, Manoel Ribeiro, conhecido “Juruna”, o posicionamento de cada barraca depois dessa mudança foi feito através de sorteio e a Prefeitura posteriormente irá definir como ficará o funcionamento.
Por: Raimundo Mascarenhas