A Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) participa, nesta terça-feira (7), do Dia de Ação Social promovido pelo Movimento de População de Rua de Salvador (MNPR), em parceria com o Fórum Permanente de Discussão da População em Situação de Rua.
A Setre vai emitir carteiras de trabalho e fazer cadastro de intermediação pelo SineBahia para atender a esta parcela da população, que tem dificuldade em acessar os serviços públicos e o mercado de trabalho, proporcionando o direito ao exercício da vida profissional e da cidadania a todos.
A emissão de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e da Carteira de Identidade (CI) é uma atividade da Setre, que já acontece nas suas unidades da rede do SineBahia da capital e interior, em convênio com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), por intermédio do Instituto de Identificação Pedro Melo, e com a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego na Bahia (SRTE).
Somente este ano, a Setre emitiu 241.872 desses documentos deste tipo. Nos últimos quatro anos foram expedidos 987.567 documentos, sendo 864.532 carteiras de trabalho e 123.035 carteiras de identidade.
Dignidade – A Ação Social desta terça-feira será na Praça da Piedade, centro de Salvador, e acontece das 9 às 16h, com atendimento de saúde, assistência jurídica, oficinas artesanais e apresentações culturais, além de arte e prestação de serviços.
O Dia da Ação Social é um reforço na luta do movimento da população de rua em busca de dignidade e reconhecimento, enquanto seres humanos que têm nome, história e sonhos. Em Salvador, desde o dia 21 de março de 2010, a população de rua baiana tem o seu próprio movimento. Contatos com Maria Lúcia, ex-moradora de rua e coordenadora do Movimento de População de Rua (MPR) (71) 8849-0152 ou Cristina, (71) 9153-1334 e 3461-7258.
Fonte: Agecom