Um dia depois da publicação no CN de que a população do distrito de Salgadalia-Conceição do Coité, estaria sofrendo com o crescimento da violência, autoridades do município de modo especial, os vereadores Nego Jai que também preside a Câmara e Raimundo Ferreira, moradores do distrito; diretoras de escolas, Simone Nascimento, Vania de Oliveira, Ilma Maria; diretora do sindicato dos trabalhadores rurais Arlete, o empresário do ramo sisaleiro Gileno Lopes e o presidente da Associação de Desenvolvimento Comunitário de Salgadália (ADECOSAL) Amaraldo Nunes, acompanharam na manhã de quarta-feira (26) o prefeito Renato Souza para uma audiência com o coronel Hélio Godin na sede do Comando de Policiamento Regional Leste (CPRL) em Feira de Santana.
Na reunião, o coronel ouviu atentamente as autoridades e tomou conhecimento da atual situação de desconforto que a população vive, depois do fechamento do Posto Policial, fato ocorrido no mês de março do ano passado.
Salgadália é um dos distritos mais antigos da Bahia, completará 56 anos em março, é maior que 50 municípios baianos em extensão territorial, população e renda. Tem um forte poder econômico, é reponsável com 30% do Produto Interno Bruto (PIB) do município, de lá são extraídos 70% do sisal plantado em todo território coiteense.
Depois de ouvir a colocação do prefeito Renato Souza que se prontificou a realizar uma reforma no Posto e auxiliar em outras necessidades que possam ser executadas pelo município, da preocupação dos empresários, professores, vereadores e representantes da sociedade civil, o coronel Godin imediatamente fez uma ligação para o comando do 16º Batalhão de Serrinha, para viabilizar de imediato policias para atuarem no distrito.
Ficou definido que a partir desta sexta-feira (28) volta o policiamento ostensivo e será providenciado uma viatura. Ouça Renato: [audio:https://www.calilanoticias.com/wp-content/uploads/2011/01/01-RENATO.mp3]
De acordo com o vereador José Jailmo (Nego Jai) não houve nenhuma indicação de policial A ou B, “deixamos a critério do comando que deve mandar policias que não são do convívio dos moradores”.
Raimundo Mascarenhas
População do Distrito de Salgadália sem policiamento vê crescimento da violência