Os 63 deputados estaduais da Bahia, eleitos no pleito de outubro de 2010 tomaram posse na Assembleia Legislativa de Bahia na tarde desta quarta-feira (02). A sessão de posse teve início ás 14h42 e foi presidida pelo deputado Marcelo Nilo, que convocou a deputada Fátima Nunes (PT) e o deputado Luciano Simões (PMDB), para fazerem parte da mesa, representando os maiores partidos com representações na casa e chamou a atenção de todos, para ouvirem o Hino Nacional tocado pela Banda da Polícia Militar. Em seguida houve a chamada nominal dos parlamentares que prestaram juramento, sendo declarados empossados.
Candidato a reeleição para presidente, Marcelo Nilo convocou o deputado Reinaldo Braga (PR), para conduzir o processo eleitoral para escolha da mesa diretora do biênio 2011/2013. Treze cargos foram preenchidos, sendo oito titulares e cinco suplentes. Para presidência, foi reeleito o deputado Marcelo Nilo com 61 votos, a 1º vice-presidência ficou com o deputado Leur Lomanto (PMDB) 61 votos, e a 2ª vice, com o deputado Aderbal Caldas 60 votos. O 3º vice assumirá o deputado Carlos Ubaldino (PSC) 58 votos. As quatro secretarias, postos que têm atribuições, poderes e deveres definidos pelo Regimento Interno da Casa ficaram com os deputados J. Carlos (PT), 1º secretário, 53 votos, Elmar Nascimento (PR),58 votos, 2º Secretário, Álvaro Gomes (PCdoB),56 votos, 3º secretário e Maria Luiza Laudano (PTdoB) para 4º secretária, 57 votos.
A eleição foi secreta e mantendo recomendação constitucional e a tradição, a nova Mesa Diretora do Legislativo baiano foi eleita amparada no princípio da proporcionalidade política, que reflete a correlação de forças da Casa. Os trabalhos serão reaberto oficialmente os trabalhos da Casa no próximo dia 15, quando o governador reeleito Jaques Wagner comparecerá ao plenário para o tradicional discurso ao Parlamento, que apontará metas e rumos que a sua gestão pretende para o ano em curso, mancando o início das sessões ordinárias do plenário e o início das negociações internas para a composição das comissões técnicas.
Dezessete deputados formarão o bloco de oposicionistas, a maioria do PMDB, partido que perdeu a eleição para o governo com o candidato Geddel Vieira Lima. O veterano e experiente parlamentar Reinaldo Braga (PR), 70 anos, será o líder da bancada de oposição formada pelo PMDB, DEM e PR. Os deputados da situação serão liderados pelo deputado Zé Neto. O deputado Luciano Simões será o líder do PMDB e Ronaldo Carlleto, do PP e do bloco PV/PDT, deputado Euclides Neto.
Maria Del Carmen foi a primeira deputada a chegar a plenário e, faltando cinco minutos para o inicio da sessão, quase que combinado, chegaram todos os deputados que seriam empossados. Sargento Isidoro Santana (PSB) foi empossa vestido com a farda da PM e as deputadas distribuiram simpatia, com destaque para a deputada Maria Luiza Laudano (PTdoB) (de vermelho), a mais veterana entre os eleitos. Aos 72 anos, Laudano foi vereadora de Pojuca pela Aliança Renovadora Nacional (ARENA) no período de 1972-1973, prefeita de Pojuca, também pela ARENA para o mandato1977-1982 e disputou sua primeira eleição para deputada estadual pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), 1990, ficando na primeira suplência e assumiu o mandato em março 1991 e efetivou-se em março 1993. E 1995 foi reeleita e renunciou em dezembro de. 1996 para disputar pela segunda vez a Prefeitura de Pojuca, sendo reeleita em 2000. Em 2004 deixou o PTB e disputou a eleição para seu segundo mandato parlamentar e foi reeleita 2010, para cumprir o quarto mandato até 2014.
Os deputados progressistas Mário Júnior e Caca Leão, tomaram posse acompanhado pelos seus pais, o ministro das cidades, Mário Negromonte e o deputado federal João Leão. Eles integram a bancada dos mais jovens deputados, integrado também pelo pmdebista Pedro Tavares e o democrata, Tom Araújo.
Os plenários onde acontecem as reuniões das comissões foram reservados para os familiares dos deputados. Houve queixas das pessoas que não conseguiram ocupar as galerias, pois cada deputado teve apenas um convite de acesso. Os outros espaços eram de livre acesso, porém ficaram lotados no inicio da sessão.
O resultado foi divulgado as 16h50 e em seguida aos eleitos foram convocados para assumirem seus lugares. Marcelo Nilo bastante aplaudido fez seu discurso de presidente pela terceira vez consecutiva.
” aceitei a convocação de meus pares para uma terceira candidatura á presidência desta Casa legislativa com humildade e disposição para fazer o melhor. E, ao ser reempossado, reafirmo o compromisso de que procurei mais uma vez dignificar o cargo, sem preocupação com partidarismos, atuando sempre como magistrado na presidência”. Falou emocionado.
Por: Valdemí de Assis / fotos: Raimundo Mascarenhas
01/02/11 – Deputados entregam diplomas em sessão preparatória para posses
02/02/11 – Emério Resedá passa as chaves do gabinete para Tom