Foi realizada no inicio da tarde desta terça-feira, 1, a sessão de entrega de diplomas dos deputados que cumprirão mandatos nos próximos quatro anos no estado da Bahia. A sessão foi rápida e sem discurso e teve como pauta apenas o cumprimento constitucional da entrega dos diplomas concedidos pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). A mesa foi formada pelo deputado Marcelo Nilo (PDT), que convidou Luciano Simões (PMDB) para atuar como primeiro secretário e Fátima Nunes (PT) como segunda secretária.
Dos 63 deputados, apenas José de Arimatéia (PRB) não compareceu, e para o mesmo tomar posse junto aos demais nesta quarta-feira (2) seria necessário fazer a entrega do diploma até as 22h do dia 1º. Caso isto não aconteça será empossado no dia seguinte de forma isolada.
O ato – Os parlamentares atenderam a chamada nominal por ordem alfabética e entregaram o documento à Secretaria Geral da Mesa da Assembleia Legislativa para registro oficial. Cumprida a formalidade, o presidente de honra da sessão, deputado Marcelo Nilo, convidou os 63 eleitos para a solenidade de juramento e posse, que acontece amanhã, também a partir das 14h30, no mesmo plenário Orlando Spínola.
A sessão desta quarta, vai marcar, também, a eleição da nova Mesa Diretora da Assembleia. Logo após a posse dos parlamentares eleitos para esta nova legislatura, terá início a votação secreta para escolha dos deputados que irão administrar o Poder Legislativo pelos próximos dois anos. Somente em fevereiro de 2013 haverá renovação da Mesa Diretora.
Depois da solenidade, os deputados fizeram rápida visita aos gabinetes, onde foram recebidos por correligionários e familiares. A exemplo do deputado Tom Araújo que irá ocupar o gabinete 104 do primeiro andar, que servia ao ex-deputado Emério Resedá. Neste caso, houve um ato atípico e considerado por Resedá de muita nobresa. Segundo ele, foi a primeira vez na história da assembleia legislativa da Bahia que aconteceu a passagem de um gabinete com o simbolismo da entrega das chaves ao novo ocupante.
O deputado Zé Neto (PT) neste seu terceiro mandato, disse que vem bem mais amadorecido, cotado para ser o líder do governo na assembleia, garantiu que irá atuar na base do diálogo, sabendo distinguir o que é política no estado e municipal, citando o caso de Conceição do Coité, onde é o deputado governista mais votado. Ele disse ao CN que está aberto a conversar com o deputado Tom Araújo, quando o assunto for referente a melhorias do município.
Gildásio Penedo, tambem manteve seu gabinete e a mesma estrutura, garantiu que continua no DEM. Lembrou da gratidão que tem ao vice governador, tambem secretário da infraestrutura Otto Alencar.
O deputado Vando (PSC) assumiu o gabinete que antes era ocupado por José Nunes, com quem fez “dobradinha” na maioria dos municípios que foram votados. Natural de Monte Santo, Vando disse que já tem em mente sua primeira ação parlamanetar e deverá cumprir no início da próxima semana. Segundo ele, vai solicitar uma audiência ao secretário de Infraestrutura Otto Alencar, para tratar da reforma urgente da rodovia Monte Santo a Euclides da Cunha, principalmete para conclusão das pontes, antes da chegada das fortes chuvas.
A deputada Fátima Nunes após entregar o diploma foi ao gabinete da presidência, onde passou parte da tarde reunida e dicutindo a formação da chapa, onde o nome de Nilo é consenso, restando apenas os nomes daqueles que farão parte da mesa. Fátima Nunes deverá surgir como um desses nomes. O seu filho Junior Nunes, foi que fez a recepção aos convidados da parlamentar.
Pedro Tavares, PMDB, é mais um neófito da assembleia, vem como deputado de oposição, garantiu que vai fiscalizar e cobrar tudo do governo, tanto na gestão como as promesas de campanha, “mas tudo isto de forma coerente, pois o que for feito de bom para o povo baiano estarei lá para aprovar”, disse.
Por: Valdemí de Assis / fotos: Raimundo Mascarenhas