O gabinete do deputado Tom Araújo (DEM) teve seu primeiro dia de atividade bastante concorrido. Um grande número de pessoas se “espremia” no corredor do lado direito do anexo da assembléia legislativa, em frente ao gabinete 104. A movimentação aconteceu antes e depois da entrega do diploma na sessão preparatória de posse dos novos deputados que acontecerá na tarde desta quarta-feira (2).
Entrega das chaves – Em um ato atípico, nunca antes acontecido na assembléia, o ex-deputado Emério Resedá (PDT), que também é seu sogro e principal apoiador, entregou as chaves do gabinete. No tom de despedida, Resedá disse que passou 20 anos no poder legislativo e nada aconteceu que manchasse seu nome. Disse que estava consciente do dever cumprido e tinha certeza da sua vitória para o sexto mandato, porém abriu mão por acreditar na potencialidade política do genro. Contou que há 20 anos, no Palácio de Ondina, disse a Tom que um dia ele seria deputado. Em um gesto de fé, Resedá falou que na época conhecia pouco de Deus, e agora, mas amadurecido na fé, profetiza, “Tom um dia será governador da Bahia”.
Emério Resedá lembrou que sua historia de parlamentar começou com uma conversa entre o líder político Hamilton Rios e sua esposa Ana Maria, no ano de 1988, quando desistiu de ser candidato a prefeito, passando a apoiar seu primo Éwerton Rios e o compromisso firmado com Hamilton Rios para ser apoiado pelo grupo, para deputado em 1990. Começando sua caminhada no poder legislativo do estado.
Tom, emocionado, agradeceu a Deus e a família pela vitória. Falou que irá honrar cada voto, com trabalho que melhore a vida das pessoas. Lembrou um pouco de sua trajetória na vida pública, destacou a liderança do seu pai Hamilton Rios, e a determinação de sua mãe Ana Maria e de Emério Resedá que segundo ele, chega a ser confundido entre sogro e pai, e reconheceu o papel importante do seu apoio que resultou na sua vitoria com mais de 60 mil votos.
O prefeito de Coité Renato Souza que teve participação importante na vitória de Tom, também foi agradecido em público. Dos mais de 62 mil votos, cerca de 12 mil foram em Coité. Araújo ainda encontrou tempo para ir a sala da presidência onde conversou demoradamente com o deputado Marcelo Nilo, candidato a reeleição, a quem garantiu o voto. (VEJA O ÁLBUM DE FOTOS)
Corredores e salas lotados – Toda essa gente, entre populares, líderes políticos, desde secretários a prefeitos de várias regiões do estado e familiares, foram convidados do deputado Wellington Passos Araújo, que na plaqueta de identificação do gabinete aparece com o nome de Tom Araújo.
Por volta das 14h35, o deputado acompanhado pela esposa Eméria Resedá e os filhos Ana Maria e Lucas, e dezenas de convidados seguiram até o plenário da assembléia legislativa onde num ato simples e sem discursos assistiram somente o momento que os deputados foram chamados nominalmente para entregar o certificado do TRE. Tom foi o ante penúltimo a fazer entrega e quando o presidente Marcelo Nilo deu por encerrada a sessão, o parlamentar cumprimentou os novos colegas retornou ao gabinete onde foi oferecido um cocktail. Segundo assessores do deputado, essa iniciativa foi para que seus amigos conhecessem o gabinete, apesar de que a grande maioria já conhece, pois sempre foi frequentado nas gestões de Emério Resedá.
Por: Valdemí de Assis / fotos: Raimundo Mascarenhas