Vinte internos da Colônia Penal de Simões Filho participaram nesta terça-feira (22), da abertura do curso sobre manutenção de microcomputadores. A iniciativa resulta de parceria entre a Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), a Fundação Dom Avelar Brandão Vilela e o Comitê para Democratização da Informática (CDI).
A capacitação tem duração de 40 horas-aula, sendo duas horas de aula por dia, de segunda a quinta–feira, nos turnos matutino e vespertino. Os internos que participarem das aulas, além de saírem certificados, terão direito a remissão de pena, em que, para cada 18 horas/aula, é reduzido um dia da pena.
Os participantes do curso contarão com apostilas e computadores conseguidos por meio de doações para as aulas que serão de teoria e prática. Para o professor, Iude Reis, que já trabalha com informática em unidades prisionais, essa oportunidade é de extrema importância para os internos.
“Muitos deles podem sair daqui com uma profissão. É um projeto novo e esperamos que tenha a mesma eficácia que os cursos básicos de informática,” afirma.