Os dois primeiros dias de fevereiro foram marcados por muita ansiedade e expectativa da maioria dos deputados e deputadas que tomaram posse na Assembleia Legislativa do Estado. O primeiro dia (terça-feira) foi unicamente para a entrega dos diplomas a secretaria da casa, foi uma solenidade simples e não houve nenhum discurso. Mesmo assim compareceu muita gente de diversos municípios para prestigiar seu deputado.
Na quarta-feira o numero de convidados foi muito maior para acompanhar o juramento de posse, as inscrinções para concorrer a nova mesa diretora e na sequencia a eleição, que aconteceu de forma secreta, mas que todos já sabiam que o presidente continuaria sendo Marcelo Nilo (PDT), ele que vai para seu terceiro mandato consecutivo.
Restou apenas a definição dos, 1º e 2º vices presidentes e os secretários, que a final da apuração tambem não surgiu nenhuma surpresa, ou melhor a surpresa foi antes da inscrinção quando não apareceu nenhum dos cinco democratas.
Tudo em família – Na terça-feira (01), o ex-deputado Emério Resedá (PDT), encontrou um jeito novo de transferir gabinete. Realizou um ato com direito a discurso, para passar as chaves do gabinete onde trabalhou por muitos anos a seu genro Wellington Passos de Araujo, cuja identificação do gabinete e painel do plenário aparece Tom Araújo. Na quarta-feira (02), mais um gesto de orgulho aos filhos. O deputado federal João Leão (PP) e o ministro das Cidades, Mário Negromonte, deixaram Brasília e vieram a Salvador assistir e pousar para fotos com filhos progressistas, Carlos Felipe Vazquez de Souza Leão, “Caca Leão” e Mário Negromonte Júnior. O prefeito de Feira de Santana, Tarcísio Pimenta, também estava lá dando apoio à esposa Graça Pimenta que foi empossada.
Gabinetes dos novatos – Foi fácil identificar no final da tarde de quarta-feira (02) onde eram os gabinetes dos deputados de primeiro mandato. Logo percebia a grande quantidade de pessoas, na maioria vinda do interior para prestigiar o seu representante. Em frente ao gabinete 201, no segundo andar do Edifício Nelson David Ribeiro estava à maioria das pessoas que vieram dos municípios da região do semi-árido. Lá onde irá trabalhar o deputado estadual Edivan Fernandes de Almeida (PSC), conhecido por Vando, natural de Monte Santo. “Vou priorizar todas as questões relacionadas com o semi-árido. Irei lutar para criar uma comissão que cuide especificamente desta reunião e para isto vou mobilizar os deputados votados nestes municípios e devo começar na próxima semana conversando com o secretário de Infraestrutura, Otton Alencar sobre a estrada de Monte Santo/Euclides da Cunha que está intransitável”, disse Vando ao CN enquanto pousava para fotos ao lado de vários prefeitos, vereadores, lideranças políticas e populares.
Tom foi no dia anterior – Na terça-feira (01), as atenções foram voltadas para o primeiro andar, onde se exprimia mais de 300 pessoas. Elas estavam espalhadas no corredor central, no espaço próximo aos elevadores e dentro do gabinete 104, que será ocupado pelo deputado Tom Araújo. Ele resolveu fazer diferente e comemorou a posse antecipada. Sua festa foi no dia da entrega do diploma para lhe credenciar a toma posse no dia seguinte.
Tomou posse como estadual, no seu terceiro mandato e já pensa na câmara federal – A deputada Fátima Nunes, tomou posse para exercer seu terceiro mandato na Assembléia Legislativa e declarou ao CN que em 2014 será candidata a deputada federal. Ela alegou que há necessidade de uma mulher do Partido dos Trabalhadores da Bahia no Congresso Nacional. “A mulher tem que ocupar mais espaço na política”, afirmou. Com a possibilidade de a mãe ser deputada federal, Raimundo Bispo do Carmo Júnior, conhecido por “Júnior Nunes”, demonstrou habilidade política e já pensa em ser candidato a deputado estadual em substituição a Fátima. “Vamos trabalhar bem mais nestes quatro anos”, falou o herdeiro dos Nunes. Mesmo tomando posse pela terceira vez, a deputada Fátima Nunes não se esqueceu dos seus eleitores e preparou no gabinete um coquetel e foi prestigiada por muitas lideranças do interior e da capital.
Deputada aos 72 anos, porém com muita vontade de trabalhar – A deputada Maria Luiza Láudano (PTdoB), a mais veterana entre os eleitos, com 72 anos demonstrou muito vigor e vontade de trabalhar neste novo mandato. Ela tem um longo currículo na política e parecia está iniciando agora. Já foi vereadora de Pojuca pela Aliança Renovadora Nacional (ARENA) no período de 1972-1973, prefeita de Pojuca, também pela ARENA para o mandato1977-1982 e disputou sua primeira eleição para deputada estadual pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), 1990, ficando na primeira suplência e assumiu o mandato em março 1991 e efetivou-se em março 1993. E 1995 foi reeleita e renunciou em dezembro de. 1996 para disputar pela segunda vez a Prefeitura de Pojuca, sendo reeleita em 2000. Em 2004 deixou o PTB e disputou a eleição para seu segundo mandato parlamentar e foi reeleita 2010, para cumprir o quarto mandato até 2014. “Sou uma pessoa abençoada por Deus que a cada dia procura ser melhor, e busca ver o próximo com olhos de compreensão. Uma pessoa que erra, que acerta, que chora, que sorri, que diz “Não” e também diz “Sim”. Uma pessoa que busca dar consolo mesmo quando tem vontade de chorar. Uma pessoa que não suporta injustiças e que tem uma fé inabalável.Enfim uma pessoa que jurou dedicar sua vida a servir o povo”, declarou Láudano ao CN.
Time de deputadas – Tomaram posse onze depuatadas estaduais, quantidade que forma um time de futebol. Elas estão cada vez mais fortes e ocupado muito mais espaço. Houve um momento que se juntaram e centenas de luzes de flash registraram a audácia feminina.
Agora Zé Neto é líder – O deputado Zé Neto (PT) foi escolhido líder da maioria na Assembléia Legislativa. Seu nome foi aprovado pelo governador Jaques Wagner pelo fato de o deputado possuir uma boa relação com os colegas e com o governo. Ele substituirá Waldenor Pereira (PT), que exerceu o cargo na última legislatura, mas foi eleito deputado federal. Empossado no terceiro mandato, Zé também preparou uma recepção no gabinete e ao retornar do plenário foi recebido com “um beijo”, pela esposa Naíra, que está grávida. Ela disse ao CN, que será menina e já tem nome: “Luana”.
Waldenor Pereira foi a gabinete de Neto e desejou sucesso na nova investida. Ao CN, Zé Neto irá conduzir os trabalhos com muito diálogo e cuidando bem da base de sustentação para as ações e será um instrumento de defesa do Governo na Casa. Com o gabinete cheio de parentes e amigos, Zé Neto comemorou a conquista desta honrosa tarefa a que foi incumbido.
Deputado Roberto Carlos renunciou – O deputado Roberto Carlos (PDT), disse ao CN que cumpriu o que prometeu em palanque na cidade de Cansanção. Caso seu candidato perdesse a eleição, ele renunciaria e realmente renunciou. O detalhe é que a renuncia não foi como deputado e sim de presidente do Esporte Clube Juazeiro, time que dirigia há três anos. O líder político de Cansanção, Arivaldo Pereira, “Ari de Almerindo”, ouviu e deu um sorriso com a resposta do parlamentar. Na quarta-feira, Ari passou praticamente todo o dia no gabinete do pdtista.
Parlamentar folclórico – Em seu primeiro mandato, foi a uma sessão carregando um botijão de gás, sena que repetiu durante a campanha, em protesto ao preço do produto, Sargento Isidório disse ao CN que não é machista, porém disse que é contra o toque retal, utilizado pelos médicos no exame de próstata. Segundo ele, já “foi vitima”, quando precisou fazer: “rapaz, a maneira como o médico introduziu o dedo, foi horrível. Quase que desmaio, não aceito”, saí de lá com o olho cheio de vaga-lume”, disse o deputado. Demonstrando preocupação, o parlamentar disse que o exame feito em “pessoas menos esclarecidas” ainda é pior. “Se faz isso com um deputado, imagine com pessoas que não têm esclarecimento. Imagine com um sem-terra, com um desempregado.”, falou, garantindo que voltará tratar deste assunto neste novo mandato, conforme fez no passado. Enquanto falava com o reporter do CN, isidório fazia questão de mostrar com gestos e gritos como foi o seu exame. “O médico chegou e foi colocando o dedo. É angustiante para um pai de família, principalmente com a minha idade, passar por isso”, disse. Para ele, a medicina tem o dever de encontrar uma outra fórmula para o exame. “A ciência está aí querendo fazer até gente igual, criando tudo que é coisa. Tem de haver outros métodos”, concluiu o parlamentar. Ele foi a sessão de posse, trajando uma farda da PM.
O exótico deputado disse que ele será na AL o que ele é, ou seja simples e humilde. Observou que um dos seus projetos sociais que deverá ser criado e inclusive afirmou que já teve aprovação do governador é a criação de um centro para de homens que tenha sofrido “decepção conjugal” ou seja, traição. Fator que contibui bastante para os crimes passionais.
Em resumo – Foram empossados para cumprir seus mandatos até fevereiro de 2015 os deputados abaixo relacionados:
Marcelo Nilo (PDT), que foi reeleito pela terceira consecutiva Presidente da Casa, Aderbal Caldas (PP), Fátima Nunes (PT), Adolfo Menezes (PRP), Gildásio Penedo (DEM), Mário Júnior (PP), José de Arimáteia (PRB), Augusto Castro (PSDB), Herbert Barbosa (DEM), Sidelvan Nobrega (PRB), Vando (PSC), Eures Ribeiro (PV), Graça Pimenta (PR), Claudia Oliveira (PTdoB), Carlos Geilson (PTN), Pedro Tavares (PMDB), Marcelino Galo (PT), Bruno Reis (PRP), Joseildo Ramos (PT), Cacá Leão (PP), Fabricio (PCdoB), Deraldo Damasceno (PSL), Tom (DEM), Adolfo Viana (PSDB), Zé Raimundo (PT), Alan Sanches (PMDB), Coronel Santana (PTN), Kelly Magalhães (PCdoB), Luiza Maia (PT), Ivana Bastos (PMDB), Rosemberg Pinto (PT), Timóteo Brito (PMDB), Targino Machado (PSC), Sargento Isidorio (PSB), Maria Del Carmem (PT), Ronaldo Carletto (PP), Roberto Carlos (PDT), Rogério Andrade (DEM), Nelson Leal (PSL), Neusa Cadore (PT), Leur Lomanto Jr. (PMDB), Reinaldo Braga (PR), João Bonfim (PDT), Yulo (PT), Luis Augusto (PP), Maria Luiza Láudano (PTdoB), Paulo Azi (DEM), J. Carlos (PT), Euclides Fernandes (PDT), Sandro Régis (PR), Álvaro Gomes (PCdoB), Coronel (PP), Bira Coroa (PT), Ângela Souza (PSC), Elmar (PR), Paulo Câmera (PDT), Luciano Simões (PMDB), Carlos Ubaldino (PSC), Paulo Rangel (PT) e Maria Luiza Barradas (PSC), Capitão Tadeu (PSB) e João Carlos Bacelar (PTN).
Observações importantes – João Carlos Bacelar tomou posse e entregou em seguida uma carta de licença para retornar a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Salvador. No lugar de Bacelar vai assumiu nesta quinta-feira (03) o primeiro suplente da coligação PTN/PTB/PTC, Luizinho Sobral (PTN). Ele deixou a Câmara de Salvador de onde exercia o mandato de vereador.
O PM Capitão Tadeu, desde o encerramento do processo eleitoral em outubro de 2010, vinha travando uma batalha judicial contra Carlos Brasileiro (PT). Ele solicitou ao TSE que os votos do candidato, 18 mil de Wank Medrado (PSL) fosse computados, pois tinham sido anulados por causa da Lei da Ficha Limpa e seu pedido foi aceito e a Coligação a qual pertencia conseguiu aumentar seu coeficiente eleitoral e ganhou mais uma vaga. Com esta decisão do TRE, a Coligação PT/PP/PRB/PDT perdeu uma vaga deixando o ex-prefeito de Senhor do Bonfim, Carlos Brasileiro de fora. O bonfinense foi indicado e já tomou posse como Secretaria Estadual de Desenvolvimento e Combate a Pobreza.
Por: Valdemí de Assis / Fotos: Raimundo Mascarenhas