A possibilidade de o Democratas se unir ao PSDB está descartada. De acordo com o presidente nacional do DEM, Rodrigo Maia, não existe chance de a fusão acontecer. “Nós temos um projeto nacional que continua sendo próximo ao PSDB. Continuamos trabalhando juntos no Congresso e para a eleição de 2014”, afirmou o deputado, em entrevista a Mário Kertész, na Rádio Metrópole, acrescentando o nome de Aécio Neves para a próxima disputa presidencial.
Outro tema descartado por Rodrigo Maia foi a possível saída de ACM Neto do partido. “Se ele fosse, eu teria de ir junto”, comentou Maia. “Tenho certeza que ACM Neto vai conduzir o partido não só na Bahia, como no Brasil. Pela liderança que tem, será governador da Bahia e, quem sabe, presidente do Brasil”, completou.
Rodrigo Maia acredita que a saída do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, do Democratas não vai comprometer o partido. “Esse projeto do prefeito Kassab, com todo o respeito, é um projeto em que se cria um partido para depois acabar com ele apenas para fugir da lei da infidelidade partidária. Acho que isso ainda vai dar muito debate, muita discussão e muito problema”, disse.
Maia acrescentou que não acha que democratas queiram correr um risco tão grande de ir para um projeto que saia de um partido com perfil mais de centro-direita, para um partido socialista. “Acho que há muita especulação, muita coisa dita sem confirmação. Quando você vai ver, os números não são esses que o próprio prefeito fala, mas respeitamos a decisão dele. Só não acho que ele vá conseguir levar muitos quadros do nosso partido”.