Bahia

Mulheres Sindicalistas comemoram conquistas e traçam metas de atuação no novo cenário social

Como o evento foi específico para mulheres, lá estavam as funcionárias dos correios tanto da capital como do interior

Grupo no Zap

Foi sábado dia 16, que as mulheres do sindicato dos trabalhadores dos correios e Telégrafos no Estado da Bahia (SINCOTELBA),  se reuniu para comemorar o 6º encontro de mulheres Ecetistas  dos correios da Bahia. O evento aconteceu num antigo clube do Baneb e foi organizado pela coordenadora e diretora das questões da mulher Trabalhadora – Shirlene da Silva e Simone Soares Lopes presidente do SINCOTELBA,  o intuito do evento foi de discutir a situação das mulheres nos correios;  a influencia da política na vida das mulheres;  a prevenção do câncer de mama e  colo de útero; mulheres no poder : desafios e paradigmas da atualidade; dica de manutenção e eficácia da pele entre outros.

O evento contou com a presença de várias lideranças feministas como: a prefeita da cidade de Lauro de Freitas, que fez explanação sobre o cenário  político atual ocupado pelas mulheres, trazendo dados interessantes da mulher dentro da política brasileira,  Madalena  Galvão( Rondônia ) coordenadora da comissão – Federação  Nacional   das políticas de mulheres dos sindicatos dos correios,  fez um  apanhado histórico  sobre a entrada da mulher dentro dessa instituição,  discrepâncias  salariais, assedio moral, entre outros,  já Lucila Correia suplente da pasta de defesa dos direitos raciais – dialogou sobre o preconceito, violência e discriminação  da mulher  negra dentro do mercado de trabalho e na sociedade, tivemos também a presença de  uma médica ginecologista que abordou questões  sobre  o tratamento e prevenção do câncer, também foram abordados temas ligados a  auto estima da mulher e  violência  social e  intra-familiar.

Como o evento foi específico para mulheres, lá estavam as funcionárias dos correios tanto da capital como dos interiores que tiveram a oportunidade de levar seus filhos e foram acompanhadas pelos seus esposos que deram apoio ao evento assim como os diretores dos sindicatos, mas ressalvo que a bola era das mulheres…!  O encontro, também contou com a presença da professora e psicóloga Gilma Reis, assessora do Coletivo Municipal de Jovens, membro do núcleo APLB – sindicato dos professores de Araci, assim como a jovem Ezilda Barreto (estudante de serviço social pela UFRB – que também foi convidada, mas, não pode comparecer devido as atividades do Coletivo Regional de Jovens ( CRJPS ) as mesmas foram convidadas  por Sandro Eli  diretor do setor financeiro e  Humberto  Manoel diretor da pasta de preconceitos raciais do ( SINCOTELBA). O encontro teve uma programação  dinâmica sendo pela manhã as  discussões  e pela tarde houve a seleção de delegadas para representarem  essas demandas no cenário nacional e depois tivemos um momento de lazer com comidas, bebidas e música.

CRJPS