Localizado a 17 km da sede de Riachão do Jacuípe, o Distrito de Chapada viveu nesta sexta-feira (08), um dia atípico com os movimentos organizados pela Prefeitura e a Câmara de Vereadores. O prefeito Lauro Falcão (PMDB), “Dr. Laurinho”, mobilizou toda sua equipe, desde os serviços sociais e de atendimento ao cidadão, á secretaria de Obras, com todas as máquinas e pessoas, que cuidaram de efetuar a reposição de lâmpadas, encascalhamento das ruas e, iniciou a reforma do estádio municipal. Paralelo ao “Riachão em Ação”, os vereadores realizaram uma sessão itinerante.
Após 70 anos da sua fundação, esta foi a primeira vez que o Distrito de Chapada recebeu de uma só vez, toda equipe do governo municipal, “Nossa idéia é que a Prefeitura esteja cada vez mais perto do povo e eu (Lauro Falcão), faço questão de coordenar pessoalmente este trabalho”, disse o prefeito Laurinho ao CN.
O prefeito afirmou também que a cada 45 dias esta sendo realizada uma atividade deste nível, sendo intercalada entre um bairro da sede e uma comunidade rural. “A próxima edição do programa “Riachão em Ação”, deverá acontecer no Bairro da Bela Vista”, garantiu. Os bairros do Alto do Cruzeiro e Santa Mônica, já foram beneficiados.
O evento atendeu aproximadamente 500 pessoas com corte de cabelo, manicure, assessoria jurídica com dois advogados prestando orientações sobre questões previdenciárias e assuntos diversos que eram questionados pelos moradores, escovação dental com aplicação de flúor, teste de glicemia e aferição de pressão, exames laboratoriais e marcação de exames. Um grupo de agentes de saúde também fez um movimento de combate ao dengue. Ainda no setor de saúde o movimento contou com a presença do diretor do Hospital Municipal, José Ramiro Filho ( Zé Filho)
Participaram do evento mais de 200 funcionários da Prefeitura e profissionais de programas da Secretaria de Ação Social, dentre eles, Bolsa Família e do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Um dos serviços mais procurado foi o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, chamado de CadÚnico, que funciona como um instrumento de identificação e caracterização socioeconômica das famílias brasileiras de baixa renda e utilizado, obrigatoriamente, para a seleção de beneficiários e para integração de programas sociais do governo federal.
Para a secretária de Ação Social, Gabriela Carneiro, como este trabalho, a Prefeitura facilitou a vida das pessoas que tinham dificuldades de deslocamento até a sede, inclusive evitando despesas com passagem e alimentação. A procura pelos serviços, segundo a secretária, surpreendeu os organizadores.
Outro stand bastante movimentado foi o Posto de Atendimento aos Trabalhadores (PAT), onde estavam sendo estavam sendo retirados documentos, a exemplo de carteira de identidade, de trabalho e reservista.
Prefeito percorreu todos os stands – Além de percorrer todos os stands montados em frente à Igreja de Santa Terezinha, na praça principal do Distrito, o prefeito Laurinho, acompanhado dos principais assessores, visitou a Escola Castro Alves, onde funcionou um bebeoteca, com livros infantis e foram atendidas as crianças de 02 a 04 anos. Ele conversou com as crianças e sentou-se no chão com elas. “Está resposta positiva de um programa importante deste é que nos enche de alegria”, falou Laurinho. Em um das salas da escola, foi montado um cinema para as crianças acima de 07 anos. Dentre os filmes exibidos, o destaque foi “Caipora”, gravado na região em 1963, onde os figurantes eram moradores da comunidade. O aposentado Antonio Lima de Jesus era um deles e lembrou com muita alegria os momentos de celebridade que viveu na década de sessenta. O ex-vereador Ladinho fez um papel importante na história que era baseada na seca. “Na época não tínhamos energia e quatro anos depois foi que tivemos oportunidade assistir o filme em Riachão. Foi um momento inesquecível”, contou. “O Caipora” traz o ator Gusmão em sua primeira interpretação no cinema, na pele de um capataz.
Reforma do estádio e encascalhamento das ruas – A secretaria de obras montou sua equipe de trabalho na região desde segunda-feira (03). Todas as estradas vicinais ligando as comunidades do Beira Rio, Mocambo, Lagedinho, Quixabeira, Pau Branco, Pedra do Rumo e Sítio Novo, principais comunidades rurais do Distritos, serão recuperadas. As ruas que não são beneficiadas com calçamentos a paralelo, receberam cascalho e foram patrolhadas.
Foi realizado um mutirão de limpezas, capinas dos matos na periferia, limpeza da rede de esgotos e as lâmpadas que estavam queimadas e os reatores com defeitos, foram substituídas.
Câmara de Vereadores realizou sua primeira sessão intinerante
Depois de três anos e meio de promulgada, a Câmara de Vereadores coloca em pratica a lei de autoria do vereador José Carlos de Matos Soares (DEM), que tronava obrigatória a realização de quatro sessões intinerantes no ano. “A minha idéia era levar a Câmara para as comunidades e discutir com seus moradores os problemas que eles enfrentam e necessitam da interferência do poder público”, disse Carlinhos, como é conhecido o Democrata. A lei foi promulgada em 23 de agosto de 2007 e para que seja realizada em uma determinada comunidade é necessário que no mínimo seja solicitada por três vereadores e no caso da Chapada, foi solicitada pelos vereadores Célio Roberto Silva Brito (PHS), Valdenei Pereira de Jesus (PHS) e José Antonio Ferreira Brito Júnior (PSDB), “Juninho”.
A sessão começou com atraso, prevista para ás 09h, só teve início ás 10h30 e na pauta, os assuntos relacionados ao Distrito, pois os projetos de leis não podem ser aprovados fora da sede do legislativo. O ex-vereador Raimundo Ferreira Lima (PR), conhecido por Ladinho da Chapada, 70 anos, usou da palavra e destacou os principais problemas existentes na localidade, a exemplo da situação das estradas vicinais e a segurança, considerado por ele, o mais sério de todos.
A comunidade nasceu em 1940 com a construção da Capela de Santa Terezinha pelo casal João Manoel e “Dona Ricarda”, tem 756 domicílios em sua sede, entre residências e casas comerciais. Ao longo da sua história, conseguiu eleger 04 vereadores que residiam no Distrito. Eram eles: Osmar Ferreira da Silva, Jaime Almeida Araújo, Teodomiro Paulo e Ladinho.
A comunidade recebeu este nome em função da sua localização formada da planície. Um dos destaques da comunidade é sua vocação pelo esporte e na sessão o vereador José Nivaldo Cordeiro (PRB), “Ninho Moto-boy” criticou o atraso para construção da quadra poliesportiva, cujo recurso, num valor de R$ 100 mil foi pago a Prefeitura em 2008, resultado de uma emenda parlamentar do ex-deputado Fernando de Fabinho e lamentou a situação do estádio de futebol, palco de grandes jogos, principalmente envolvendo o Bahia da Chapada.
Em resposta ao vereador Ninho Moto-Boy, o vereador Célio Roberto, “Celinho da Saúde”, disse que era necessário organizar a casa para resolver os problemas das comunidades e a “hora é essa”. “A instalação do programa “Riachão em Ação”, é a aprova da preocupação do prefeito pela comunidade. Dentre as ações, está à reforma do estádio iniciada esta semana”, declarou Celinho.
A primeira sessão fora das dependências do Poder Legislativo contou com a participação de oito vereadores, faltando apenas o vereador José Souza Pereira (PMDB), “Zelinho do Campo Alegre”. Todas as demandas levantadas serão oficiadas ao poder executivo ou aos órgãos competentes visando buscar as soluções.
Por: Valdemí de Assis / fotos – Raimundo Mascarenhas