Para os supersticiosos a sexta-feira 13 “dia do azar” contribuiu para algumas ocorrências no primeiro dia de festa na CoitéFolia. A primeira baixa da noite aconteceu com uma queda de energia em toda a cidade. O circuito da festa já estava bastante movimentado quando ocorreu o apagão que perdurou por aproximadamente trinta minutos, fato que preocupou o comandante da polícia militar, capitão Joilson Lessa que ordenou as viaturas circularem no meio da folia, o único ponto de luz no momento do apagão foi do trio elétrico. A energia foi restabelecida, logo em seguida, mas não tivemos informações do que ocasionou o blecaute.
O deputado federal João Leão, atualmente na Secretaria da Casa Civil da prefeitura de Salvador entrou na avenida em plena escuridão ao lado do prefeito Renato Souza, vereador Samuel Araújo e Tita liderança política de Barrocas, subiu ao camarote montado pela prefeitura de onde viu o retorno da luz.
Dois veículos foram tomados de assalto, mas nenhum próximo ao circuito da festa nem no momento do apagão. O primeiro foi uma moto Bis, a motocicleta pertece a uma funcionária da secretaria da agricultura de Coité, conhecida por Néa. Ela estava nas proximidades da avenida Luiz Eduardo e estrada do distrito de Aroeira, quando foi abordada por um individuo que acabou levando seu veículo e seguindo para um destino ignorado.
O outro assalto foi contra um casal e uma que não tivemos acesso a identidade das vítimas que saiam de casa nas imediações do Hospital Almir Passos quando foram abordados por dois assaltantes armados de revólveres e tomaram um Ford EcoSport placa DYJ 0892 e seguiram sentido Riachão do Jacuípe.
A guarnição da viatura Serra 69 composta pelo tenente Robson e os policiais Masspoli e Junior saíram em perseguição até a cidade de Riachão do Jacuípe tendo apoio de outros dois militares de motos. Ao chegarem em Riachão perguntaram se alguém tinha visto um carro com as características citadas, ao serem informados que não havia passado, a guarnição retornou quando passava no km 08 da BA 120 avistaram um carro sentido contrário com faróis alto e passou pela viatura em alta velocidade. Os policiais foram vencidos logo pela falta de espaço para manobrar a viatura por não haver acostamento e quando conseguiram, perderam os assaltantes de vista.
Foliões feridos a faca e garrafada – No circuito da folia a bruxa do dia 13 também esteve solta. Bruno da Silva, 16 anos, morador do Bairro Sonho Meu foi ferido a faca quando segundo ele, tentava separar uma briga e foi atingido. O adolescente permanece internado no Hospital Almir Passos, mas não corre risco de morte.
Por volta das 00h45 deste sábado (14) a ambulância de apoio ao posto de saúde do largo do mercado municipal prestou socorro a Reginaldo Santana de Jesus, 27 anos, que esteva sangrando bastante, a vítima não soube contar o que aconteceu, mas o motorista da ambulância de pré nome Wellington, disse que ele havia sido atingido por uma garrafa.
A CoitéFolia que sempre foi tranquila principalmente no primeiro dia de festa, este ano começa muito agitado o que vai exigir muito mais da policia nos próximos dois dias.
Monitoramento – O sistema de monitoramento vem contribuindo bastante para que a polícia acompanhe pelo monitor toda a movimentação da festa. Com grupos de policias espalhados por toda extensão do circuito qualquer via de fato (briga) ou ameaças, os envolvidos serão presos de forma muito rápida.
O sargento Jean acompanha a movimentação das câmeras quem podem serem vistas individualmente emquatro imagens simultâneas, o que pode facilitar a visualização, caso necessite aproximar a imagem, isto é feito com grande precisão sem perder a qualidade na imagem. Uma câmera com giro de 360 graus está acompanhado tudo, tem um zoom com capacidade de aproximar e identificar uma placa de veículo numa distância de 300 metros.
Outra ação importante e preventiva da policia neste primeiro dia, foi proibir que foliões circulem pela avenida com garrafas de vidro. O CN em menos de cinco minutos flagrou os policias recolhendo os vasilhames, depois que as pessoas que conduziam as garrafas adquirissem um vaso plástico, nesta imagem o PM coloca o que estava no litro em um copo descartável.
Texto e fotos: Raimundo Mascarenhas