Renato no camarote oficial – Com exceção do sábado,14, em virtude da presença no Baião de 2, o prefeito Renato Souza (PP), procurou chegar cedo ao camarote. Na sexta-feira (13), no exato momento do apagão, o chefe do executivo coiteense estava chegando à avenida acompanhado do chefe da Casa Civil da Prefeitura de Salvador, João Leão. No sábado e no domingo, Souza recebeu o deputado estadual Tom Araújo (DEM), que se declarou satisfeito com a festa e aproveitou para destacar os trabalhos que o prefeito tem realizado no município, mantendo a marca de referência da região.
Entre os presente, o assunto principal foi relacionado a reeleição de Renato no pleito do próximo ano. Todos eram unânimes em afirmar que Renato viabilizou a candidatura e será o primeiro prefeito integrante do grupo liderado pelo ex-prefeito Hamilton Rios a disputar a reeleição, pois Éwerton Rios, por duas vezes e Tom em 2004, tiveram esta oportunidade e abriram mão.
No domingo, Souza recebeu no camarote o colega de Valente, Ubaldino Amaral, que estava acompanhado da primeira-dama, Lúcia Amaral e da filha, Mabel. “Sempre que posso, venho a esta festa, pois considero uma das melhores micaretas do interior”, falou Ubaldino.
Assis ficou na sede do PT – Quem dizia que Assis não gostava de festa mudou de idéia ao visitar a sede do PT, que foi transformado em camarote. Sempre acompanhado da esposa Flávia Carneiro, Assis chegava sempre ás 19h e permanecia até a madrugada recebendo a militância e os simpatizantes, que também tiveram acesso a bebida free e, com não poderia ser diferente, na pauta das conversas, a sucessão municipal.
Segundo Aroldo Portugal, um dos coordenadores do camarote petista, mais de quinhentas pessoas subiram as escadas e foram abraçar o pré-candidato Assis e a conversa era uma só: a certeza na vitória em 2012.
“Estiveram aqui Cláudio Resedá, Dica da Vargem e outras liderança da região do Altinho da Vargem, o advogado do PMDB, Dr. Júnior, além de muitos companheiros da região, que não vamos citar nomes para não correr o risco de esquecer alguém. O certo é que estou feliz com o resultado desta experiência”, falou Portugal.
Foram distribuídos folhetos onde o PT juntamente com os partidos de oposição, destacava a pressão popular para Prefeitura contratar a banda Leva Nóiz, uma das atrações do domingo. “A Prefeitura só contratou porque o povo se manifestou e nós do PT, através dos nossos vereadores levamos o assunto para Câmara e resultou nesta ação”, declarou Assis.
Muito descontraído, o líder petista e presidente do partido, observa na sacada do prédio a passagem dos tiros e entre um outro, a animação ficou por conta da DJ Fia.
Alex ausente – O presidente do PMDB, depois de muitos anos ficou ausente do CoitéFolia e não montou o tradicional Camarote. Segundo informações de familiares, a esposa do líder do PMDB está gestante e ele teve que viajar por problema de saúde.
Saudação inoxidável – Foi com esta expressão que o grupo Juventude Musical saudou a cantora Carla Perez. Esta saudação, pelo menos estranha, onde o cantor da banda disse em bom som que era uma satisfação inoxidável em ter a “Carlinha” na cidade, ninguém entendeu.
Urinarar na rua – Se estivesse valendo em Coité a lei para quem “urinasse” na rua, fosse preso, certamente não haveria lugar para tanta gente. Tudo indica que a quantidade de sanitários químicos instalados na área da folia não foi suficiente e o povo se valeram dos cantos de paredes.
A faca estava solta – Se Lula tivesse de falar sobre este assunto, ele diria que “nunca na história desde município, tanta gente foi ferida a golpe de facas, como na edição do CoitéFolia 2011”. Aí a gente lembra Valdemi de Assis no programa Jornal das Oito: “Sangue de Jesus tem poder”.
Os trios com horário inglês – Os trios elétricos e as bandas que se apresentaram no Coité Folia cumpriram na risca o horário e poderam até afirmar que foram inglêses na pontualidade.
Por: Valdemí de Assis / foto: Raimundo Mascarenhas