No sábado (07), em Pedras foram entregues a reforma da Unidade Produtiva da Mandioca e um Centro de Informática e no domingo (08), em Fortaleza foi inaugurada a sede da Associação que homenageou um dos fundadores da comunidade, Martins Gonçalves dos Santos. “O que estamos vivendo é um momento muito importante para o movimento associativista, iniciado na década de oitenta por Valdemí de Assis, integrante da equipe da Agência Calila e hoje estamos colhendo os resultados”, falou Souza.
Segundo o prefeito, no período da campanha de 2008, houve uma reunião na Comunidade de Fortaleza, situada a 25 km da sede de Coité, quando os moradores reivindicaram a construção da sede da entidade, uma máquina de ração e o sistema de energia elétrica. “Todos os pedidos foram atendidos. Estamos entregando hoje a sede, que entendemos ser um espaço de inclusão social, pois aqui a comunidade irá realizar todos os seus eventos e também estamos entregando a máquina de ração. A energia, também já chegou aqui por meio deste programa importante do governo federal, o “Luz para Todos”, que nós também colaboramos”, falou o prefeito.
Renato garantiu que irá construir sede para todas as associações comunitárias, além de equipar com cadeiras e cozinha industrial, facilitando os trabalhos quanto houver necessitada de utilizar durante os eventos. A prefeitura investiu R$ 25 mil na construção da sede da Associação da Fortaleza, “Esta obra foi feita com madeira de lei e telhas de cerâmica. Nós iniciamos com mutirão e levantamos boa parte das paredes e assim que reivindicamos sua conclusão, a prefeitura atendeu”, contou Ademir Alves dos Santos, presidente da entidade.
Para Ademir, aquele era um momento sonhado pelos sócios, desde a fundação, que foi encabeçado pelo aposentado Belmiro Cordeiro. Ele reivindicou ao chefe do executivo a reforma do campo de futebol, a construção de uma quadra poliesportiva e um centro de informática. “Sei que pode ser difícil nestes dois anos, mais você (Renato), terá mais quatro e cremos que nestes seis anos, nossos pedidos serão atendidos”, falou Alves, insinuando a reeleição de Renato Souza.
Comunidade de Pedras – Considerada referência para agricultura familiar, a comunidade começou sua transformação em 2001, quando foi construída uma Unidade de Processamento da Mandioca e, dez anos após, houve necessidades de reformas e a comunidade solicitou ao prefeito que realizasse e no sábado foi entregue o Centro de Produção totalmente reformado.
O Centro foi reformado em parceria com o Cônsul e recebeu mais equipamentos que vão melhorar a qualidade dos produtos, dentre eles, dois freezers, uma geladeira e um fogão. Quase todas as famílias da região sobrevivem da produção agrícola, onde fornecem os produtos para a merenda escolar do município, a exemplo da bolachinha de goma, beiju e outros derivados da mandioca. No Centro de Informática foi instalado sistema de internet, proporcionando a todos a inclusão digital.
A presidente da associação local, Elenilda Pereira da Silva, conhecida por Nilda, juntamente com a comunidade solicitaram ao prefeito Renato Souza, que a prefeitura municipal doasse a Unidade de Processamento da Agricultura Familiar para a comunidade. O pedido foi atendido, através de um documento assinado pelas autoridades do município, a unidade vai ser administrada pela associação local.
Associativismo projetou Renato para vida pública – Esta foi a afirmação do deputado Tom Araújo, que acompanhou Renato as duas comunidades. “O prefeito esta fazendo valer aquilo que lhe projetou na vida pública. Ele começou com presidente da Associação de Boa Vista e chegou a cargo máximo de um município e tem o reconhecimento popular, pois está trabalhando em todas as áreas e em toda região”, destacou.
Tom lembrou que a luta de Renato pelo fortalecimento das Associações e a melhoria da qualidade de vida das pessoas, é um constante desde que assumiu a Secretaria da Agricultura na segunda gestão de Everton Rios (Vertinho).
Aquelas que chamaram atenção – Com a presença de apenas três secretários, Eudes Mateus-Gabinete, José Mário Rios – Agricultura e José Venâncio – Infraestrutura e três vereadores, Raimundo Ferreira (DEM), José Jailmo Pereira (PHS) e Samuel Araújo (PP), Renato Souza demonstrou força entre os presidentes das Associações, pois compareceram ao evento mais de vinte. “Este é um governo que ouve o clamor do povo. E nós somos parceiros das entidades”, disse Renato. O prefeito foi aplaudido ao garantir que irá construir um Centro de Saúde de médio porte na comunidade de Vargem Grande, pois está localizada no centro da região e irá autorizar ainda este mês a construção de uma casa de farinha na Fazenda Lagoa Seca. “Aqui também implantamos um programa de incentivo a mandiocultura”, falou.
Prefeito cumpre o que prometeu – Para o vereador progressista, Samuel Araújo, o prefeito cumpre o que prometeu. Ele lembrou que além das inaugurações realizadas no sábado e no domingo, na sexta-feira, (06) à noite, houve um grande ato no bairro da Quadra, onde foi assinada a ordem de serviço para calçamentos de várias ruas. “Nunca na história de Coité um prefeito realizou obras de calçamento como Renato”, disse Araújo.
Oposição só difama – O vereador e presidente da Câmara, José Jailmo, conhecido por Nego Jai, não perdeu a linha dos discursos e bateu de cheio na oposição, dizendo que sabem apenas difamar. “Renato vai ser candidato à reeleição, será reeleito e o povo quer isto, pois este é um grupo que trabalha. É uma árvore que dar bons frutos. Renato esta sendo clamado para ser mais uma vez prefeito”, falou em voz alta Nego Jaí, um dos maiores entusiasta da reeleição de Souza.
O sucesso incomoda – Declarando fidelidade absoluta ao prefeito Renato Souza, o vice-prefeito Deraldo Ramos (PP), seguiu a linha de raciocínio do presidente da Câmara e disse que a oposição só aprendeu a criticar e as calúnias que fazem ao prefeito é a concretização do ditado popular que diz: “O sucesso incomoda”. “Renato você tem que suportar as criticas”, falou Ramos durante seu pronunciamento.
Estas coisas estão mudando – A dona de casa Elieci dos Santos Teixeira, 61 anos, sete filhos, roubou a cena da inauguração da sede da Associação de Fortaleza ao apresentar uma música bem rural, onde dizia que na região havia apenas promessas e que as coisas estão mudando. “Aqui era muita promessa e o errado se conserta”, cantou.
Da redação CN/ fotos: Val César