O prefeito de Retirolândia José Albérico Silva Moreira (PMDB), “Bequinho” comemora os avanços na saúde do município nesses dois anos e cinco meses de gestão, segundo ele, o setor é um dos mais importantes, pois, cuida de vida e precisa ser 0lhada com muita atenção e seriedade. “Quando assumimos a prefeitura, faltavam médicos constantemente. O povo vivia pedindo para os vereadores assinarem receitas, porque não tinha remédio na farmácia básica, uma verdadeira humilhação e hoje esta realidade mudou”, conta.
O prefeito disse também que o município é atendido por quatro equipes do PSF, tem um trabalho de destaque na área odontológica, que no passado se resumia em palestras e hoje contabiliza 700 procedimentos mensais. O prefeito mostrou a equipe do CN os equipamentos para RX odontológico e que será brevemente instalado, tão logo faça as modificações na sala de Raios-X que funciona no Hospital e que recentemente foi interditado pelos técnicos da 12ª DIRES, que constataram irregularidade. “Este é mais um problema do governo passado e só agora a DIRES veio interferir, mas nós vamos fazer o que foi solicitado e em um curto espaço de tempo voltará a funcionar dentro das normas estabelecidas pelo Ministério da Saúde, ou seja, com aprovação prévia da ANVISA”, garantiu Bequinho.
O prefeito garantiu também que todo atendimento de Raios-X será inteiramente de graça para população. “A situação, quando assumimos o município, era tão preocupante na área de saúde, que não eram realizados partos aqui em Retirolândia e as crianças nasciam em Coité ou Valente. Depois de muito tempo, só agora, as mães voltaram a ter filhos de Retorlândia, que de fato, nasceram aqui no município”, contou.
Para Karine Freitas, responsável pelo setor cirurgico , a prefeitura tem motivo para comemorar estes 500 procedimentos, pois, todas as cirurgias aconteceram com êxito e os pacientes estão recuperados. Os equipamentos do Centro Cirúrgico foram adquiridos na gestão anterior, porém levou muito tempo para ser colocado em funcionamento, pois faltava alvará e quando este problema foi solucionado, segundo Karine, não foi possível realizar muitas cirurgias, por falta de campo cirúrgico. “Este centro começou funcionar em 03 de dezembro de 2008 e até a posse de Benquinho, vinte e sete dias depois, só foram realizadas 03 cirurgias, tinha que levar os campos cirúrgicos, pois eram poucos ou quase nada e isto atrasava à realização de outras operações”, lamentou.
O Centro Cirúrgico do Hospital Municipal Santo Antônio, já realizou os 500 procedimentos cirúrgicos, entre cesarianas, operações de hérnia, Postectomia, hemorroidectomia, histerectomia e colpoperineoplastia, segundo informações da funcionária municipal Karine Freitas, responsável pelo setor.
Para normalizar a relação de pacientes que estavam na lista de espera para ser submetida a algum de tipo de intervenção cirúrgica, a secretaria de saúde chegou a realizar um mutirão, sendo beneficiadas 52 pessoas. Segundo Alberi de Oliveira Silva, controlador de estoque, a Prefeitura gasta em média R$ 30 mil mensal com medicamentos para atender ao Hospital e a Farmácia Básica.
Fernando Santos, funcionário há 18 anos da farmácia do município, confirmou para equipe do CN, que na gestão atual, houve um significativo avanço na aquisição de remédios, inclusive com a distribuição de medicamentos para pressão e diabetes.
O CN questionou sobre a passagem de um falso médico pelo Hospital Municipal, Alberi respondeu que foi levantado a sua procedência como faz com todos e parecia está tudo normal ” é de admirar que no momento da consulta pela internet junto ao Conselho Regional de Medicina – CRM não constava fotografia do médico e isto é o que vem complicando não só em Retiro como em várias cidades como é noticiado de vez em quando”, declarou o servidor. No dia da descoberta de que o “médico plantonista” era apenas um técnico em enfermagem, a secretaria providenciou de forma urgente um médico que pôde dar continuidade normal ao plantão.
De acordo com o secretário de Saúde, Cláudio Inocêncio, os resultados obtidos nestes vinte e oito meses de funcionamento foram positivos. “Estamos atingidos as metas propostas e com resposta positiva da população. A entrada dos pacientes está aumentando, assim como a confiança do município no trabalho do Hospital. O prefeito tem dado total suporte e estrutura para a realização destes trabalhos, inclusive, alugou uma casa para funcionar a sede da Secretaria de Saúde, com condições de prestar um bom serviço”, falou o secretário. A Secretaria funciona na Rua Getúlio Vargas.
Por: Valdemí de Assis / fotos: Raimundo Mascarenhas