Com muita festa, os trabalhadores e as trabalhadoras rurais do município de Retirolândia, festejaram os 40 anos de fundação da entidade. O evento aconteceu no domingo (01) durante todo o dia no Clube Itatiaia e encerrou com a posse da nova diretoria, que tem como presidente João Nilton Ferreira, conhecido por Pité.
A programação teve início às 09h, com abertura de uma feira de animais e produtos da agricultura familiar, nos stands armados em frente à porta principal do clube. Ás 10h foi apresentado um filme institucional, onde foi narrada a história da entidade, que nasceu por influência dos políticos locais e com objetivo de beneficiar os trabalhadores através dos atendimentos médicos e odontológico através do antigo FUNRURAL.
Contando com a presença de Cláudio Bastos, presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (FETAG), aconteceram palestras sobre o movimento sindical e diversas homenagens as pessoas que contribuíram para o crescimento da entidade. Segundo o ex-presidente da entidade, Noé Silvestre, além de estarem comemorando os 40 anos do Sindicato, esse também foi um encontro para relembrar às lutas, dentre elas, a implantação do PETI, que retirou às crianças dos trabalhos, o programa Bode Escola, a liberação de quase dois milhões do PRONAF, que reverteram em benefícios que melhoraram a vida dos trabalhadores, a aposentadoria das mulheres, dos mutilados e os diversos projetos de geração de emprego e renda.
Noé lembrou ainda das dificuldades pelas quais o sindicato passou e afirmou, “nesses 40 anos muitas foram às dificuldades encontradas, mas todas foram superadas com muita garra união e trabalho. Hoje temos muito que agradecer, a todas as diretorias, associados e a cada um que ajudou com sua força e confiança para que este Sindicato pudesse crescer e chegar à estrutura que tem hoje”.
“Nosso objetivo agora é dar continuidade aos trabalhos que estão sendo desenvolvidos e focar principalmente na agricultura familiar”, afirmou João Nilton Ferreira, recém-empossado presidente da entidade.
Festa de aniversário – Antes do “bolo”, os ex-presidentes Aloísio Carneiro e Virgolino Rodrigues dos Santos, conhecido por “Seu Doce”, que já faleceram, foram lembrados. Aloísio, pelo esforço para implantação do Sindicato e para concretizar projetos que aumentasse a produtividade dos trabalhadores, com destaque para as casas de farinhas elétricas, que não existiam na região e de uma só vez, consegui recursos para três. Aloísio se destacou na função e ocupou funções importantes nas entidades sindicais, a exemplo da presidência da FETAG e da CONTAG. “Seu Doce” se destacou pela luta do assistencialismo, mantendo médicos e dentistas na entidade, pois era considerada uma carência na época.
Gabriel Neto, também ex-presidente, teve o mandato destacado pelas construções de barragens, pois enfrentou um período de estiagem e pela luta que resultou na aposentadoria dos mutilados.
O bolo trazia a marca da entidade e os “40”, simbolizando a idade do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.
Mais de quinhentos trabalhadores e trabalhadoras prestigiaram a festa de comemoração dos 40 anos, onde houve samba, reisado e a participação da dupla Miudinho e Passarinho, que motivaram o público a dançar. “Este é um momento de muita alegria, acima de tudo porque a categoria sabe de nossa dedicação em servir ao associado com respeito que ele merece”, manifestou o ex-presidente Noé Silvestre.
O presidente da FETAG, Cláudio Bastos, juntamente com o deputado federal e presidente do PCdoB, Daniel Almeida participaram do ato. “Para nós, da FETAG, ficamos satisfeitos em participar da festa de aniversário de quatro décadas de um Sindicato e a posse da nova diretoria, que irá dar continuidade do trabalho com dedicação aos trabalhadores e trabalhadoras”, afirma Bastos.
O deputado Daniel Almeida, durante seu pronunciamento, parabenizou os trabalhadores e trabalhadoras por essa data. Para o parlamentar, primeiro de maio é uma data histórica e deve ser lembrada por todas as lutas dos trabalhadores que buscavam melhores condições de trabalho e melhores salários. “Nós também estamos firmes na luta para eleger Noé Silvestre prefeito de Retirolândia em 2012, pois sabemos que o “65” é uma marca neste município”, falou Almeida.
Por: Valdemí de Assis / fotos: Raimundo Mascarenhas e Nilton Passos