Terminou por volta das 22h de domingo (22) a 7ª Vaquejada do Parque Cunha Macedo, na cidade de Santaluz. Um esporte tipicamente nordestino que de trabalho virou diversão, reuniu 530 corredores de várias regiões do estado, durante os três dias de festa para disputar os prêmios oferecidos pela comissão organizadora, dentre eles, três motos 0 km .
Fundado em 1988, o Parque Cunha Macedo pertence a duas famílias, pois no inicio a festa era organizada por um grupo de primos e diante das dificuldades para realizar um evento deste porte, muitos foram desanimando e a festa foi interrompida por muitos anos, ganhando fôlego novo com a decisão do empresário Carlos Cunha, “Carlinhos do Posto”, em continuar o projeto. “Estamos contando com alguns amigos que estão nos ajudando e percebemos que a festa vem ganhando dimensão no estado e estão dispostos a continuar e já estamos pensando na oitava edição”, falou Carlinhos ao CN.
Ao contar a história da vaquejada, Carlinhos lembrou que construiu o parque, porque seus vaqueiros e aqueles membros da família que gostavam do esporte de cavalo, em vez de correr no meio do mato, passaram a correr em pistas delimitadas. “Nossa ideia foi bem aceita e hoje todos os fazendeiros nos emprestam o gado, a exemplo de Manoel Ribeiro Mascarenhas ou Mascarenhas, como é conhecido, que nos emprestou 100 cabeças e tantos outros, tivemos uma soma de 700 animais, apesar de não usarmos todos”.
Entenda com acontece a disputa – Na vaquejada a competição é feita por duplas e cada vaqueiro tem um papel bem definido: um deles é o puxador, aquele que derruba o boi pelo rabo. O outro é o esteira, o que dá apoio ao puxador, não deixa que o boi saia do trilho da corrida e orienta a hora da derrubada para que a dupla possa conquistar pontos ao derrubar o boi dentro da faixa. Os vaqueiros correm por uma extensão de 110 metros e derruba o boi numa faixa demarcada por linhas paralelas feitas de cal.
São seis bois, destacados para cada dupla inscrita. No primeiro dia, os três bois corridos por cada dupla, valem, respectivamente, 08, 09 e 10 pontos. No segundo dia, são corridos os de 11, 12 e 13 pontos. A disputa de prêmios acontece apenas entre os que conseguiram atingir 63 pontos, com um boi para cada, em sistema de eliminação. A pista de corrida tem uma camada de areia de 40 cm o que favorece a corrida dos cavalos, o impacto da queda dos bois e muitas vezes do vaqueiro, a exemplo de Lucas, que, no sábado ás 14h30min, provocou um susto ao cair do cavalo, juntamente com o boi e, ficou por alguns minutos deitado na pista enquanto aguardava o médico. “Vaqueiro é como televisão, sai do ar por alguns instantes e volta logo em seguida”, falou o locutor assim que Lucas levantou e saiu caminhando normalmente.
Até o fechamento desta materia não tivemos o resultado dos vencedores.
Por: Valdemí de Assis / fotos: Raimundo Mascarenhas