O Bahia foi até o estádio Olímpico, na tarde deste domingo (5), onde foi derrotado pelo Grêmio por 2×0, na 3ª rodada da série-A. O time de Salvador não contou com o volante Hélder, expulso no jogo com o Flamengo, nem com o zagueiro Thiego, que pertence ao time Gremista, devido a uma cláusula no contrato que impede que o jogador atue em confronto entre as duas equipes.
O Grêmio não contou com o goleiro Victor, a serviço da Seleção Brasileira, e outros quatro potenciais titulares, todos lesionados: Rodolfo, Bruno Collaço, Adílson e André Lima. Os recém-contratados Gilberto Silva e Miralles ainda não estão em condições de estrear.
Grêmio, eficiente, dá chocolate no Esquadrão
Os três primeiros minutos foram do Bahia. Nesse pouco espaço de tempo, o tricolor baiano teve duas grandes chances de abrir o marcador. A primeira com Souza, que pegou mal e praticamente recuou para Marcelo Grohe; e a outra com Lulinha, que invadiu a área e chutou caindo, forçando outra grande defesa do goleiro adversário.
Se o Bahia não foi eficiente nas chances que teve, o Grêmio não desperdiçou nem a primeira. Após levantamento na área, Júnior Viçosa antecipa a defesa do Esquadrão e estufa as redes, de cabeça.
Sofrer o primeiro gol não abalou muito o Bahia. O time atacava bem, mas errava bastante no campo defensivo. Erros, que possibilitaram o segundo tento da equipe Gremista, novamente com Júnior Viçosa. O atacante recebeu a bola sem marcação e finalizou no canto do goleiro Marcelo Lomba. 2×0.
Após levar o segundo, o Bahia se abateu. O time comandado por René Simões passou a perder chances e a levar muitos sustos, como o dado por Fernando. O jogador tabelou com Rochemback e bateu da entrada da área para a defesa de Lomba.
O primeiro tempo terminou com dois gols de vantagem para a equipe do Grêmio, Júnior Viçosa como o melhor jogador e um Bahia apático.
Segundo tempo de muitos erros decreta derrota visitante
Na volta do intervalo nenhuma mudança foi efetuada nas duas equipes. O Bahia iniciou a segunda etapa pressionando e buscando o gol a todo o momento. Durante os onze minutos iniciais, o tricolor baiano dominou a partida, mas não conseguiu marcar.
O Grêmio, acuado, foi forçado a agir utilizando os contra-ataques , mas tinha chegadas que levavam mais perigo do que as do adversário. Logo aos 12 minutos, o clube de Porto Alegre quase fez o seu terceiro na partida: Júnior Viçosa recebeu passe de Fernando e ficou frente a frente com Marcelo Lomba. Melhor para o goleiro do Bahia, que fez bela defesa.
Pelo lado do visitante, Jobson mostrou garra e realizou boas jogadas, na grande maioria das vezes desperdiçadas pelo companheiro de ataque, Souza. Já a equipe Gremista, foi feliz ao utilizar o fator “vantagem no placar” e venceu.
Consequências da partida
O encontro que reuniu 15.835 pagantes e uma renda de R$ 267.682 teve desfecho bastante negativo para o Bahia. Com a derrota, o Esquadrão caiu para a 18ª, caindo na zona da morte; manteve o tabu de nunca ter vencido o Grêmio em Porto Alegre, e adiou a primeira vitória do retorno a série-A.
A situação do Vitória na série B também não é das melhores, perdeu dentro de casa no sábado por 1 a 0 para o Guarani de Campinas, está com 3 pontos da vitória sobre o Vila Nova na estréia. A equipe vem de duas derrotas consecutivas.
Fonte: Radio Metrópole