Segundo alguns historiadores o Jiu-jitsu ou “arte suave”, nasceu na Índia e era praticado por monges budistas. Preocupados com a auto defesa, os monges desenvolveram uma técnica baseada nos princípios do equilíbrio, do sistema de articulação do corpo e das alavancas, evitando o uso da força e de armas. Com a expansão do budismo o jiu-jitsu percorreu o Sudeste asiático, a China e, finalmente, chegou ao Japão, onde desenvolveu-se e popularizou-se.
A partir do final do século XIX, alguns mestres de jiu-jitsu migraram do Japão para outros Continentes, vivendo do ensino da arte marcial e das lutas que realizavam.
Esai Maeda Koma, conhecido como Conde Koma, foi um deles. Depois de viajar com sua trupe lutando em vários países da Europa e das Américas, chegou ao Brasil em 1915 e se fixou em Belém do Pará, no ano seguinte, onde conheceu Gastão Gracie. Pai de oito filhos, cinco homens e três mulheres, Gastão tornou-se um entusiasta do jiu-jitsu e levou o mais velho, Carlos, para aprender a luta com o japonês.
O Jiu Jitsu é uma modalidade bastante praticada hoje em dia, mas na região sisaleira que saiu na frente e vem se destacando é A GFTEAM BAHIA SANTALUZ, que no domingo, dia 10, participou de forma briilhante da 5ª Etapa do Campeonato Baiano da categoria, realizado em Euclides da Cunha, pela Federação Bahiana de Jiu-Jitsu Esportivo, organizada pelo Mestre Humberto Tavares e o Sensei Valdir Reis.
Ao finalizar a competição a equipe GFTEAM, levou cinco medalhas de ouro, cinco medalhas de prata e três medalhas de bronze, conquistadas pelos quinze atletas comandados por Deomar Santos.
Somando aos resultados da GFTEAM BAHIA BONFIM que levou sete atletas comandados por Vugner Silva a GFTEAM BAHIA – SENHOR DO BONFIM ficou em segundo lugar perdendo apenas para a Corpo e Mente que era a organizadora do evento e ficando a frente da Equipe Dojô.
O Professor Deomar Santos agradece aos seus professores, seus atletas, aos pais e amigos, principalmente pela confiança depositada nele e no seu excelente trabalho!
Da redação