Retirolândia concorreu com Serrinha, no território do sisal e com Gavião, Pintadas e Vila Aparecida distrito de Riachão do Jacuípe, no território do jacuípe
Foram três dias de muito forró, animação, arrasta pé, segurança e tranquilidade. Com a realização da edição 2011 do “Arraiá do Sisal”, que terminou nas primeiras horas desta segunda-feira (04), ficou consolidado a força turística do São Pedro de Retirolândia, um dos mais procurados da Bahia e, na opinião do paulistano Wagner Antônio Militão, 35 anos, casado com Maria Ana Militão, 28, natural de Retirolândia, este é o melhor São Pedro do Brasil.
De acordo com a comissão organizadora, durante as três noites, passaram pelo circuito da festa mais de 70 mil pessoas, que prestigiaram os shows de Joselio lima, Wagner e Luizinho, Menina Faceira, Seu Maxixe, Diego Costa, Amor Suave, Energia Music, Forró do Sítio, Zezinho da Ema, Chicana, Cacique do Nordeste, Denggo Novo, entre outros.
No domingo, com a programação começando mais cedo, se apresentaram Os Bambans, Energia Axé, Conect, Brega & Vinho, Cacá e Banda, Capital Só Forró, Miseravões do Forró e Musical Visão.
O prefeito Bequinho comemorou o sucesso da festa. “A cada ano, o São Pedro de Retirolândia cresce e fica mais organizado e ainda mais profissional. A edição deste ano nos traz um resultado positivo, com recorde de público, uma programação diversificada e uma festa segura”, afirmou.
Ele fez questão de destacar que a prefeitura privilegiou as bandas locais. “Mesclamos bandas de renome nacional e baiano. No total, contratamos 21 bandas e o resultado foi esse sucesso maravilhoso”, concluiu.
Você foi ao São Pedro de Retirolândia? Qual o show que você mais gostou e quem seria as atrações a serem contratadas para o próximo ano? Faça uma avaliação, comente sobre os pontos positivos e aqueles considerados negativos e que necessitam ser melhorados na edição de 2012, quando o município completará 50 anos. Utilize o espaço “comente a matéria”, para a sua opinião. Serão liberados apenas os comentários que estejam relacionados aos questionamentos da matéria, sem que haja ou mesmo deixe a transparecer questões pessoais ou da política partidária.
São Pedro de Retirolândia – Público do sábado superou o primeiro dia, destaque para Chicana
Tocando forró, se apresentaram Zezinho da Ema, que realizou um show de forró mais romântico da Bahia e no repertório, músicas de seu mais novo CD, que foi lançado durante o período junino e Caciques do Nordeste, que esbanjou o forró pé de serra tradicional. No axé, ás 23h subiu ao palco principal a Banda Chicana, com seu ritmo de axé “sem freio da Bahia”. O vocalista do grupo Tay e sua banda mostraram realmente pra que veio e o porquê de tanto sucesso. Eles começaram a apresentação executando a música “EVA” e em seguida emplacou sucessos do seu repertório como “Se a casa cair”, “Maça e Uva” e “Dois amores”, colocando o povo para cantar junto.
Com 3 CDs e 2 DVDs gravados ao vivo e apesar da forte aparência com a banda Chiclete com Banana, Tay não esconde a sua referência musical e lembrou que cresceu ouvindo Chiclete com banana na sua casa e que Bell é o seu grande ídolo. Durante apresentação, Chicana arrebentou e mostrou que afinação, musicalidade e profissionalismo estão no sangue.
O público dançou e cantou com as bandas até o dia amanhecer, inclusive com as locais, que foram contratadas pela Prefeitura, numa demonstração de valorização pelos artistas “da casa”, a exemplo de Energia Music e Forró do Sítio.
Ao lado da primeira dama, Rosana, o prefeito José Alberico Moreira (PMDB), “Bequinho”, destacou a importância da festa, que se tornou, tradicional e a mais importante e com aceitação popular no território do sisal. Para o prefeito, a festa já é sucesso desde o primeiro dia, posto que a população tem participado.
Bequinho demonstrou satisfação ao ver a praça lotada na primeira e segunda noite do São Pedro. “É com muito entusiasmo e, com sentimento de dever cumprido, que a Prefeitura Municipal de Retirolândia comemora o resultado satisfatório do São Pedro 2011, desde o início da festa”, afirmou.
Durante os três dias, a cidade está vivendo o clima tradicional de festejo junino, com a temática do aniversário de Maria Bonita, com sua foto, juntamente com Virgulino Ferreira, “Lampião”, expostas como parte da ornamentação.
“Apesar de estarmos no mês de julho, as festividades começaram desde o início do mês de junho, com as festas de São João nas comunidades rurais e nas escolas. Fico feliz em saber que o São Pedro tem se destacado logo na primeira noite”, concluiu. (por Valdemí de Assis * fotos – Manoel Fotos
Mais de vinte e cinco mil pessoas prestigiaram o primeiro dia do São Pedro em Retirolândia
Nem mesmo a criação do Pedrinho de Serrinha mexeu na tradicional festa de Retirolãndia
Mais de vinte e cinco pessoas, segundo cálculos da comissão organizadora da festa, lotaram a Praça do Centro de Abastecimento, na noite de sexta-feira (01), para o primeiro dia dos festejos de São Pedro, em Retirolândia.
Conhecido nacionalmente como um dos mais tradicionais do estado, o São Pedro de Retirolândia encerra o ciclo das festas juninas no território do sisal há 45 anos. Em processo de crescimento interrupto, o evento começou a ser realizado dentro de um depósito onde funcionava a cordoaria de Pedro Pinheiro, depois passou a ser festejado no Mercado Municipal, migrando para a Praça 27 de Julho, onde foi utilizado mais de duas décadas o trio elétrico Tapajós e com a necessidade de atrações de renome, a prefeitura chegou a montar palco na referida praça e com tudo isto o espaço a cada ano ficava menor para receber a quantidade de pessoas, sendo forçada a transferência para área do centro de abastecimento.
A multidão chegou cedo e foi recebido pelos artistas locais Jocélio Lima e a dupla Wagner e Luizinho, que fizeram o público dançar com a mistura de forró com a pisadinha.
As atrações se revessaram nos dois palcos e não deixaram espaços sem música, o que agradou as pessoas, de acordo com a opinião do casal de turista Ana e Pedro Magno, naturais de Aracaju, (SE) e que há cinco anos participam da festa. “Nós temos amigos na cidade e ficamos hospedados nas casas deles”, concluiu.
Para o estudante da Escola Wilson Lins, na cidade de Valente, Henrique Mota, a segurança é outra marca das festas de São Pedro. “Veja a quantidade de pessoas e observem a tranquilidade”, falou Mota.
Atrações da noite – O cantor de arrocha Diego Costa, subiu ao palco II ás 23h e fez o público dançar e cantar por duas horas. Demonstrando aceitação popular, o artista se destacou com a música “chave de cadeia” e formou um grande coral com o refrão, “Fico triste, alegre. Sem beber, fico triste e bebendo fico alegre”.
A segunda atração, Seu Maxixe, começou o show 01h15 já na madrugada de sábado (02) e fez a praça cantar em uma só voz, musicas de outros artistas, porém conhecidas do grande público, num estilo musical sertanejo pop, que foi muito apreciado, sobretudo pelo público jovem.
A banda pioneira em inserir o ritmo sertanejo na maior festa de rua do planeta, o carnaval, agradou ao público e eram visíveis as manifestações populares com a coreografia que a multidão fazia com os braços, obedecendo ao ritmo musical. “Vamos retribuir o carinho de vocês com um grande show”, garantia o cearense Berguinho no inicio da apresentação.
Formado por jovens, além de Berguinho, integram o grupo, Fabrício, Airton, Lucas, Eugênio e Wil Wagner. Durante o show, eles exploram a música Coração sem Noção e apresentaram um repertório com os sucessos consagrados pelos fãs, a exemplo de HD e Bandida.
O prefeito José Alberico Silva Moreira (PMDB), “Bequinho”, foi convidado a subir ao palco e o fez irradiando alegria pela satisfação popular diante da presença dos artistas. “A grande riqueza do homem é os amigos que ele tem”, destacou o chefe do executivo.
Num discurso muito rápido, deu boas vindas aos visitantes, agradeceu a toda equipe de trabalho, em especial aos secretários, que ajudaram na organização do evento e disse a Berguinho, que assistiu ao show do grupo no São João da cidade de Miguel Calmon e percebeu a interação que eles mantem com o público e decidiu que o traria para Retirolândia. “Estou muito satisfeito”, afirmou Bequinho.
Ele lembrou que nos três últimos anos levou a cidade, mesmo com dificuldades, atrações reconhecidas nacionalmente e que o evento acontecia com recursos próprios. “Isto só é possível por causa da criatividade e capacidade de um governo que sabe o que quer”, afirmou.
Ao se referir ás críticas da oposição sobre a grade de atrações, ele disse que a resposta estava na presença de público, que a cada ano cresce e na animação popular, onde o povo cantou e dançou durante toda a noite, num clima verdadeiramente familiar. O prefeito falou também sobre o avanço que o município vem tendo em todas as áreas.
“A festa é de vocês que aqui comparecem em grande número e tudo foi feito pensando em vocês que acreditam na capacidade da nossa administração em fazer sempre o melhor”, resumiu o prefeito em sua saudação.
Depois do show de Seu Maxixe, o grande público deu “um passo” pra o lado esquerdo (onde estava o outro palco) e curtiu o animado forro de menina faceira, Banda formada na cidade de Araci que vem sendo destaque em todo o Nordeste.
A programação para sábado e domingo é a seguinte:
SÁBADO dia 2
Energia Music (19h), Forró do Sitio (20h), Zezinho da Ema (21h) Chicana (23h) Caciques do Nordeste (01h) Dengo Novo (03h)
DOMINGO dia 3
Bambans (16h), Energia Axé (17h) Conect (18h) Brega & Vinho (20h), Cacá e Banda (22h) capital Só Forró (0h) Miseravões do Forró (02h) Musical Visão (03h30)
Por: Valdemí de Assis / fotos: Raimundo Mascarenhas