Em nota divulgada quinta-feira, (21) no Diário Oficial do Município de Conceição do Coité, a prefeitura declarou “situação de emergência” as áreas no município atingidas por estiagem. O Poder Executivo Municipal encaminhará cópias deste Decreto a todos os órgãos pertinentes a esse, para as devidas finalidades legais. (Artigo 2º)
A situação é caótica exclusivamente na zona rural, fato identificado pelo Formulário de Avaliação de Danos – AVADAN . O decreto será vigorado por um período de 90 dias contando com sua data de publicação.
O secretário de agricultura, José Mário, informou que o poder público está trabalhando para amenizar as demandas na região, mas ainda é necessário o apoio de outras esferas de gover
Ao relatar o problema no município, o secretário fez a seguinte avaliação: “estamos vivendo um longo período de estiagem, isso levou a tomar essa decisão. Tivemos uma redução de 80% da safra de feijão e milho, mais de 40% da mandioca, bem como a redução das aguadas, o que levou a quatro mil cisternas vazias na zonal rural”.
O secretário também informou que 80% das máquinas estão sendo disponibilizadas pra limpar os reservatórios. A distribuição de água nas comunidades está priorizando as regiões com dificuldade para consumo humano.
A gestão do prefeito tem investido na melhoria das reservas. Um exemplo é o da barragem da comunidade de Quixaba,(foto acima) depois de muito tempo seca chegou a ser ampliada pelo poder público municipal, mas as condições climáticas tem dificultado que as famílias tenham acesso ao benefício. Outros casos têm sido registrados no município, a exemplo do açude do distrito de Juazeirinho que só usa o restante da água para o consumo dos animais. Toda essa situação sensibilizou o prefeito para buscar apoio por meio de um decreto.
“Não estamos conseguindo atender todas as famílias, os representantes de Coité também precisam se sensibilizaram e ajudar o nosso município”. Ressalta Zé Mário.
Ascom