Cerca de 1.250 pessoas, a grande maioria do sexo masculino, esteve durante todo o dia de domingo, 21, no Ginásio de Esportes de Conceição do Coité, na ocasião da realização da 4º Encontro do Terço dos Homens, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição do Coité. O evento religioso reuniu homens de mais de 20 municípios do território do sisal e Jacuípe.
Uma das maiores delegações no encontro foi o Terço dos Homens de Teofilândia que teve 122 membros. O Terço dos Homens já ganhou dimensão mundial.
Com o tema: Maria, Mulher Exemplo de Solidariedade, Serviço e Oração, as atividades tiveram inicio ás 08h30 com a celebração da Eucaristia com o padre Charles Santana. Houve também palestra com o padre Gugu e com irmão “Trovão”. Cânticos com a Banda Um Só Coração, testemunhos, Terço, dramatização e depois da Benção do Santíssimo, foi finalizado o encontro às 16h30.
De acordo com Elismar Raimundo Santos Silva, “ Elinho” um dos coordenadores, o encontro reuniu componentes do Terço dos Homens, de todas as cidades vinculadas a Diocese de Serrinha.
“O crescimento do encontro tem sido pelo amor e pela presença de Maria entre nós, estamos no quarto ano e tivemos um avanço muito significativo de 2008 para cá, naquele ano tivemos 181 homens, em 2009 no segundo encontro contamos com 485, em 2010 chegamos a 830 no terceiro encontro e hoje graças a Deus e a Maria passamos de 1200 homens”, destacou Elinho, que teve como parceiros na coordenação, Eloísio e Manoel .
Ainda segundo Elismar, o terço dos homens criado há onze anos em Coité, vem contribuindo para educar os homens dentro da religião católica, “muitos deles tinham vergonha de rezar e outros estavam jogados no álcool e nas drogas, graças a Deus estão firmes, hoje contamos com 50 grupos de todas as camadas sociais e que se reúnem semanalmente na sede e na zona rural.
O Terço dos Homens é um movimento da Igreja Católica que busca valorizar o espírito religioso das pessoas do sexo masculino através de orações diárias pelo terço.
Criado na década de 50 pelo diácono João Luiz Pozzobon, em Santa Maria, Rio Grande do Sul, o grupo tem como principal objetivo recuperar o número de fiéis homens na Igreja Católica. A prática de sempre andar com o terço é a marca do grupo. A possibilidade de levar o pequeno artefato para qualquer lugar possibilita que a todo o momento do dia seus adeptos possam meditar e orar.
Com forte presença no Nordeste, o GOTH estima que só na Bahia já possua a expressiva marca de cerca de 200 mil adeptos
Por: Raimundo Mascarenhas