O Partido dos Trabalhadores (PT) do município de Conceição do Coité realizou na manhã de domingo (08), uma assembleia no Colégio Divino Mestre, com a presença de militantes, para uma conversa com o deputado Estadual Joseildo Ramos. Segundo o presidente do diretório, Francisco de Assis, “Assis da Caixa”, não existe compromisso de apoio do partido em Coité com o parlamentar, o que está acontecendo é uma “construção” de um trabalho parlamentar e de representação junto ao governo para encaminhamento das demandas.
O parlamentar começou a reunião destacando a importância do PT de Conceição do Coité, que tem, dentre os dez vereadores que compõe a câmara, três parlamentares. Ele destacou a organização do mandato que é conduzido por 13 eixos e acontece de forma participativa, conforme conduziu a prefeitura por oito anos. “Conduzir o município por oito anos e neste período realizamos os orçamentos participativo, as conferências e criamos os conselhos populares e essas experiências estamos colocando na condução do mandato parlamentar”, afirmou Ramos. Ele também falou sobre a relação estreita que mantém com os movimentos sociais e o trabalho que vem realizando no fortalecimento da economia solidária.
Necessidade de mudança – O deputado disse durante seu pronunciamento que sua assessoria de comunicação tentou na quarta-feira (03), marcar uma entrevista na Rádio Sisal de Conceição do Coité para que pudesse falar a comunidade da sua disposição em trabalhar pelo município e confirmar sua presença na reunião e, para surpresa, foi informado que não falaria, pois a emissora pertence ao pai de um deputado e que não era permitido que ele falasse “e, além do mais, era do PT. Nos dias atuais, é impossível conviver com está realidade e com este comportamento, a emissora que é um bem público, não está a serviço da informação”, falou Joseildo Ramos.
Qual será a posição do governador Wagner na eleição de 2012 em Coité? Esta foi à pergunta do pré-candidato a vereador Carlos Adollfo da Silva, “Carlinhos Goleiro” ao deputado, ele respondeu que o governo de Wagner é de colisão bem ampla e a realidade de Coité é a mesma de Alagoinhas. “O governador Wagner vem tentando manter a base unida, porém, sabemos que isto é impossível aqui em Coité e lá em Alagoinhas. A luta tem quer ser feita pelos companheiros para que o governador venha aqui e diga que tem lado e seu lado é o PT”, orientou o deputado.
“Não precisa que Wagner venha para ganharmos a eleição aqui em Coité, com ele a vitória será mais fácil, mas vamos elaborar para campanha um plano A e um plano B. Com ou sem Wagner”, afirmou Joseildo.
Ele também defendeu o deputado Federal Rui Costa, acusado de ter impedido o governador Wagner vir a Coité em 2008 apoiar Assis. “Não vamos nos preocupar com isto, o que interesse é nossa luta para vencer a eleição de 2012. Quanto a Rui, não acredito que o governador deixasse de vir a Coité por causa dele”.
Saiba mais sobre o deputado
Joseildo foi chefe de escritório da Empresa de Desenvolvimento Rural, (EMDER), em Alagoinhas no período de 1979/1982, diretor técnico do Planejamento e Desenvolvimento Agropecuário, (PLANDAP), em Ribeira do Pombal e Alagoinhas. Desde 1983, atuou com engenheiro agrônomo do Banco do Nordeste, sendo licenciado em 2009, quando exerceu a função de assessor especial da Secretaria de Relações Institucionais (SERIN).
Na esfera política, foi eleito prefeito de Alagoinhas, pelo Partido dos Trabalhadores, exercendo seu primeiro mandato entre 2001/2004 e reeleito para o mandato 2005/2008. Em 2010, foi eleito deputado estadual pelo PT com 55.721 votos, para o mandato 2011/2015. Ele foi votado em 38 municípios e em Alagoinha, onde foi prefeito por oito anos, obteve 31.974 votos e na cidade Conceição do Coité, obteve 52 votos.
Serrinha é referencia – O prefeito Osni Cardoso chegou ao final da reunião e foi recepcionado pelo presidente Assis da Caixa. “Queremos e desejamos que Osni faça uma boa gestão e que vá para reeleição e vença, pois é inegável a influência de Serrinha para o resultado da vitória em Coité”, falou Assis.
Osni disse que estava planejando uma atividade em Serrinha para levar os presidentes dos diretórios do PT do Território do Sisal, além dos vereadores e lideranças, para mostrar o que esta sendo feito no município e que estão mudando a vida do povo. “As rádios vem batendo muito, apesar de ter parado esses dias, por conta de uma conversa de Joseildo com seus diretores. Mas não é fácil você ter que conviver com as rádio batendo, 04 hospitais dizendo que a gente não paga e isto não é verdade, e mais uma soma grande de ex-prefeitos fazendo oposições maldosas”, desabafou Cardoso.
Nova coordenadora da CIRETRAN – Assis aproveitou o evento para apresentar a nova coordenadora a CIRETRAN, Elizângela Azevedo da Silva. “A principio quem estaria assumindo seria o capitão PM Evódio Oliveira, porém, o governo determinou que queria militar nas ruas, tanto que ele assumiu o comando da PM em Araci, sendo assim, o PT indicou esta militante histórica e em breve faremos um ato para festejar”, concluiu.
Por: Valdemí de Assis / fotos: Raimundo Mascarenhas