Cerca de três mil pessoas, na grande maioria mulheres, participaram no final da tarde de segunda-feira (15), na Praça Landulfo Alves, na cidade de Barreiras, no oeste da Bahia, de um encontro das caravanas dos estados da Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Paraíba, Alagoas, Piauí e Sergipe, que se dirigiam à Brasília para a Marcha das Margaridas que acontece na terça (16) e quarta-feira (17).
Ao chegarem na cidade de Barreiras, os ônibus ficaram estacionados no Parque de Exposição, enquanto acontecia a caminhada e a concentração. Os ônibus com as representações de Sergipe, foram os primeiros a chegarem, o único incidente aconteceu com o veículo que transportavam lideres sindicais do polo do piemonte, sediada em Jacobina, que apresentou um problema mecânico próximo a cidade de Souto Soares e foi logo resolvido. ( VEJA OUTRAS FOTOS )
As caravanas, seguindo sempre em comboio, saíram dos seus estados a partir de sexta-feira e marcaram encontro em Barreiras, onde formaram uma carreata com mais de cem ônibus, seguindo para Brasília no inicio da noite, com previsão de chegarem nas primeiras horas da manhã de terça-feira, encontrando com as caravanas que viajaram de outras partes do Brasil. A estimativa da comissão organizadora é que participem desde evento cem mil mulheres, que são chamadas de Margaridas, acompanhado por homens, “os cravos”.
O presidente da Fetag-Ba, Cláudio Bastos, recepcionou as caravanas e falou ao CN da alegria em receber a todas e todos. “Estamos realizando este ato aqui Barreiras, pois é conhecida em todo o Brasil pela força do agronegócio, e que se destaca economicamente como uma região das mais promissoras do estado e do país. Para nós que defendemos o fortalecimento da agricultura familiar, que lutamos por reforma agrária e um Brasil sem fome e sem pobreza, a Marcha das Margaridas é uma ação poderosa, uma demonstração de força das mulheres trabalhadoras rurais do campo e das florestas, que buscam, entre outras bandeiras, um país desenvolvido economicamente uralmente sustentável”, falou Bastos.
A prefeita do município, Jusmari Oliveira (PR), garantiu a infraestrutura necessária para a recepção das caravanas e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras do municipio, José Gomes, juntamente com Welliton Santos, secretário geral da Fetag e da deputada estadual, Kelly Magalhães, (PCdoB), que intermediaram as negociações para viabilizar o ato.
Jusmari Oliveira, arrancou aplauso da “margaridas”, ao dizer que era a primeira prefeita do município e estava trabalhando para não deixar uma casa na zona rural sem água e energia até o final do seu mandato. A chefe do executivo de Barreiras, que já exerceu mandato de deputada federal, lembrou que já participou de outras marchas e que estaria viajando com as caravanas até a capital federal, que fica a 630 km e permanecerá até quarta-feira. “Se a pauta da marcha hoje é pequena, devemos isto ao presidente Lula, um sertanerjo e conhecedor do sofrimento de todas nós. Este ano, a marcha tem um significado importante, pois, pela primeira vez na história deste país, contamos com uma presidenta e que irá nos receber”, lembrou.
Wellinton Santos, considerou o ato muito importante e, além da força agricola de Barreiras, cidade que é referencial por ser cortada por 3 rodovias federais, situada na Região Oeste do estado e que tornou-se um grande centro populacional, pólo agropecuário e entroncamento comercial, com destaque para o agronegócio. Para ele “a realização do encontro fortaleceu a organização do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais.
Para Cristina Vitória, secretária de Mulheres da Fetag Bahia, foi garantida água para beber, banheiros – sanitários e banho, carros de som, liberação e apoio no trânsito, além de dois ônibus para o STTR de Barreiras enviar nossas companheiras à Marcha, para combater a pobreza, a violência, todo tipo de discriminação bem como a busca de políticas públicas que atendam as necessidades das mulheres do campo.
Segundo a comissão organizadora da Fetag que organizou o evento, foram mobilizadas para a Marcha das Margaridas, 853 pessoas em todos os territórios do estado, envolvendo a participação de 199 Sindicatos Rurais. São 24 ônibus das regiões de Irecê, Seabra, Bom Jesus da Lapa, Guanambi, Paramirim, Vitória da Conquista, Jequié, Feira de Santana, Itabuna, Eunápolis, Juazeiro, Riachão de Jacuipe, Sisal, Recôncavo, Ribeira do Pombal, Jacobina, Mairi, Baixo Sul, Correntina, Formosa do Rio Preto, Barreiras.
Por: Valdemí de Assis / fotos: Raimundo Mascarenhas