A festa de filiação do prefeito Paulo Sergio Brandão Carneiro, conhecido “Serginho” promovida pelo diretório municipal, acabou sendo de âmbito regional, pela presença de militantes e presidentes de partidos das cidades de Nordestina, Santaluz, Conceição do Coité e Itiúba, além da deputada Maria Del Carmem (PT) e a prefeita Cecilia Petrina (PT), do município de Itiúba.
O vereador Oscar dos Santos Lima, novo presidente da comissão provisória do Partido Progressista, (PP), parabenizou o PT pela filiação do prefeito ao partido. Ele disse que foi procurado pelos petistas para também ingressar no PT, mas, preza pela fidelidade partidária e há 22 anos faz parte do Partido Progressista, onde tem amigos que vem contribuindo com o desenvolvimento do município, a exemplo do deputado estadual Mário Júnior e o ministro das Cidades, Mário Negromonte. “Se eles não fizeram muita coisa, foi por causa da inadimplência do município, porém, depois do esforço que Serginho faz, hoje estamos adimplentes, e reconhecendo isto, estou na sua base de sustentação e vamos colaborar com sua administração”, falou o parlamentar. Ele aproveitou a oportunidade para “vender seu peixe” convidando a platéia, aqueles não estavam filiados ao PT, para se filiar no PP.
O vice-prefeito Tarcísio Pedreira (PTC), iniciou seu pronunciamento falando da satisfação em participar daquele evento, considerando um momento histórico na vida política do município. Ele renovou o compromisso de caminhar na construção do projeto político de desenvolvimento de Queimadas e disse acreditar que a harmonia entre os partidos da base aliada, vai contribuir para “dias melhores”.
Pedreira lamentou a ausência do deputado Federal petista Nelson Pellegrino, o mais votado na eleição de 2010, onde obteve 3.636 e precisa comparecer mais ao município. “Peço que a senhora (referindo-se a deputado Maria Del Carmem), transmita este meu desejo e peça para na sexta-feira (19), esteja aqui conosco, quando discutiremos a implantação de uma universidade federal na região e estamos na torcida para ser aqui em Queimadas”, finalizou.
A deputada Maria Del Carmem, justificou a ausência de Pellegrino pelo fato de está sendo cogitado seu nome para candidato a prefeito de Salvador e neste momento, onde esta encerrando as filiações, ele tem dedicado boa parte de seu tempo às articulações na capital. Segundo ela, Pellegrino contribuiu para a vitória de Serginho e agora, com o município adimplente, estava veiculando emendas parlamentares para realização de obras que melhorem a vida do povo.
Sobre a filiação de Serginho ao PT, a parlamentar disse que mesmo antes da filiação, ele já cuidava do município com o jeito diferente do PT governar e já agia da mesma forma dos prefeitos petistas de todo Brasil. “Nós devemos isto ao povo, que acreditou em Serginho, e na campanha de 2008, nós já estávamos em seu palanque e, na luta para fazer justiça, estamos também rente e hoje, a justiça fez justiça e estamos vendo o município avançar. Serginho dignifica Queimadas”, falou Del Carmem.
Visitantes – O auditório do Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais de Queimadas lotou com petistas, simpatizantes e representantes dos partidos da base aliada.
O ato agradou ao presidente do PT de Conceição do Coité, Francisco de Assis. Ao falar para o CN, Assis da Caixa, com é conhecido, disse que o prefeito ingressou no partido já construído, mas que terá a mesma importância do militante que ingressou em 1980, quando o PT estava se construindo. “Você está ingressando no partido, cujo patrimônio maior, é a militância. O PT tem a melhor militância do país”, falou Assis.
Outro fato destacado por Assis foi à presença dos partidos da base aliada, pois, em sua opinião, sozinho não se consegue vencer eleição e que necessita ser generoso com os aliados. Ele lembrou também da coordenação da 26ª CIRETRAN, que foi indicada pelo PT e da Caixa Econômica, agência de Conceição do Coité, onde trabalhar, colocando a disposição.
O sindicalista e presidente do PT de Santaluz, José Hamilton da Silva, lembrou que a legenda petista sai fortalecida com o ingresso de Serginho e destacou sua importância no processo de transformação de Queimadas. “Antes de tomar esta decisão, nós conversamos bastante e hoje se concretiza sua filiação e acreditamos que sua gestão será exemplo e contribuirá para a vitória de outros companheiros da região em 2012”, concluiu Zé Hamilton, que preiteia disputa a eleição para prefeito de Santaluz.
O empresário Marcio Oliveira (PP) destacou o momento diferenciado que vive a política brasileira e, integrante de um partido da base aliada, reconhece que o PT foi o responsável pelo jeito novo de fazer política e a capacidade do governador Jaques Wagner em conseguir aliados. “Com a filiação de Serginho, a estrela do PT ganha mais brilho”, finalizou.
Batismo político – A prefeita de Itiúba, Cecilia Petrina de Carvalho (PT), disse que o ato foi considerado um batismo político e que, Serginho entra no PT pela “porta da frente” e tem a mesma importância dos militantes de primeira hora. Ela falou isto baseado numa citação bíblica. “O momento hoje é bem diferente, pois o povo não acredita mais em quem fala, acredita em quem faz e o PT faz”, falou a prefeita, arrancando aplauso.
O prefeito Sérgio Brandão, “Serginho”, iniciou o pronunciamento citando a pessoas da mesa e algumas da plateia, pelo nome. Disse que tinha o hábito de ouvir as pessoas do grupo e conclamou a base aliada para permanecer unida e continuar o processo de desenvolvimento do município, pois passou quase um ano para tornar adimplente e praticamente a gestão começa a agora, pois está apto para assinar convênios e receber emendas parlamentares. “Nosso município está atrasado em todos os setores e necessitamos avançar e precisamos fazer isto o mais rápido possível”, falou o prefeito.
Falou também que sempre quis se filiar ao PT e que estava chegando para fortalecer a legenda, pois, reconhece que o partido contribuiu para melhoria da vida do povo brasileiro.
No final do pronunciamento, Serginho “estreitou”, ainda meio tímido, as palavras de ordem do PT: “Partido, partido, é dos Trabalhadores”, repetindo por cinco vezes.
PT reagiu no inicio – O ingresso de Serginho ao PT houve uma reação por parte de alguns militantes, que não aceitaram sua filiação e por duas vezes o s secretário Geral do Partido na Bahia, Osmar Galdino da Silva Junior, popular Jojó do PT, esteve no município conversando com os filiados, resultando na autorização pelo diretório estadual. “São 13 tendências dentro do partido e as pessoas não se entende. Porém não houve divergência, foi apenas debate e assim que descobrimos os reais interesses do prefeito em fazer parte do PT, acolhemos e recebemos hoje com toda honra”, falou Silvio Soares, presidente da comissão provisória.
Soares explicou ao recém-filiado com funciona o PT, a importância de conhecer a maior ferramenta do partido, ou seja, seu estatuto e convocou a colocar em prática a fidelidade partidária e o zelo pelo PT e manter a estrela viva e fixada no peito. “Seus militantes opinam e decide a vida do partido. Fazemos isto sempre, pois entendemos que política se constrói a cada dia”.
Após declarar filiado, além de Serginho, o vereador Paulino Ferreira da Silva, que deixou o PRB, os ex-vereadores Carlos Reis e André Luiz Andrade, o secretário de Saúde, Aroldo Aquiles e aa secretárias de Ação Social, Maria Clemilda e de administração Silva Ferreira, Silvio disse ao CN, que tem 32 anos de idade e há 16 anos está filiado ao PT.
Ele foi eleito presidente do partido em abril de 2010, recebendo a legenda com 182 filiados e atualmente conta com 213. O partido, em toda sua história em queimadas, conseguiu eleger um vereador em 1986, que foi Leonir Florionir.
Atualmente o PT participa do governo municipal com a indicação do secretário da Agricultura, Jaime Oliveira e com assessoria na Secretaria de Planejamento e meio ambiente.
Mudança no quadro político em Queimadas – Com a filiação do prefeito Serginho ao PT, a pouco mais de um mês para encerrar as filiações para quem deseja disputar a algum cargo na eleição de 2012, as mudanças políticas no município começaram aparecer. O vereador Oscar dos Santos Lima, membro histórico do grupo liderado pelo ex-prefeito Edvaldo Cayres, assumi a direção do PP. Para que isto ocorresse, a direção estadual do PP destituiu a antiga comissão que era presidida por Raimundo Couto e tem como membro, o ex-prefeito Dr. Edvaldo, que, segundo Oscar, não mantem contato com a ele há muito tempo.
Por intermédio do deputado Luciano Simões, o PMDB deixou de ter o comando do ex-prefeito José Mauro, “Maurinho” e passou para a liderança do vereador Agripino Ramiro dos Santos, que já é da legenda, porém estava sob a influência de Maurinho. O vereador por 04 mandatos, José Araújo, deixa o DEM e atende ao convite do colega “Pininho”, como é conhecido Agripino Ramiro, e vai para o PMDB. Maurinho, liberado pelo deputado estadual Vando, vai com filha Bárbara Oliveira, que é pré-candidata a prefeita, pelo PSC.
O vice-prefeito Tarcísio Pedreira, não definiu seu destino partidário. Ao CN ele disse que estava sendo conduzido pela vontade do prefeito Serginho. Fontes ligadas ao meio político, davam conta, durante o evento de filiação do PT, que Pedreira estava indo para PR, partido onde a ex-prefeita Heyde Cayres é filiada e o vice-prefeito estaria “tomando” o partido.
Na defesa do Rio Itapicuru – Mudando o assunto, deixando de falar da política partidária, a professora aposentada Gizelia Sobrinho de Souza, residente na Avenida Itapicuru, ao final do pronunciamento do prefeito Serginho, “arrebatou” o microfone e apelou para os políticos presentes, para que defendesse o Rio Itapicuru, fonte de renda, vida e turismo na região e que está “morrendo”, necessitando ser revitalizado.
Por:Valdemí de Assis / fotos: Raimundo Mascarenhas