No dia 25 de Agosto é comemorado no Brasil o dia do soldado, uma homenagem feita a Luiz Alves Lima e Silva, o Duque de Caxias, patrono do Exercito Brasileiro, que nasceu em 25 de agosto de 1803 e com pouco mais de vinte anos, já chegava ao posto de capitão do Exercito Brasileiro. Foi uma figura muito importante nos combates externos e internos do Brasil.
Na oportunidade, a criançada conheceu um pouco da função de um militar, que o serviço militar é obrigatório desde 1908, sendo assim, os homens ao completarem 18 anos, devem se alistar ás Forças Armadas Brasileiras, seja ela Marinha, Exercito ou Aeronáutica. Mas, também temos as policias: Militar, civil e Federal, sendo que todas fazem parte da estrutura do governo e estão integradas ao Ministério da Defesa.
No intuito de transmitir estas informações e comemorar com o dia soldado, o tenente PM Gilvan, Comandante do 4º Pelotão da Comarca de Santaluz, vem tentando aproximar os cidadãos da Policia Militar, implantando o Projeto de Polícia Comunitária e levou os soldados da PM/BA: Simone, Firmo, Wilton e Giliard a visitarem a Escola Casinha Feliz da professora Anita e o soldado Herik que visitou o Centro Educacional Positivo da professora Sandra e a Escola Meu Sonho da professora Gisele, onde as crianças puderam conhecer um pouco sobre a história de Duque de Caxias, fazer perguntas, fotografar, fazer homenagens e conversar com os policiais, além de aprender que os policiais e os soldados têm como principais missões: proteger e salvar vidas, manter a ordem publica e salvaguardar a incolumidade física e patrimonial das pessoas.
Sendo assim, com essa iniciativa os policiais puderam sentir o carinho e admiração dos alunos e professores. Tiveram a oportunidade de desmistificar a imagem de que os policiais somente combatem o crime, pois, estar perto da sociedade e principalmente das crianças, protegendo, orientando e brincando também, pois faz parte da missão policial.
“Soldado é o povo fardado”.
Termo soldado deriva do latim “solidárius”, que quer dizer alguém que é pago para servir.
Da redação CN