Completamente reformado pelo Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba), órgão vinculado à Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra), o aeroporto João Durval Carneiro, em Feira de Santana, foi liberado para pousos e decolagens a partir desta sexta-feira (16), após inspeção efetuada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Apresentando um tráfego de 12 vôos diários, o aeroporto teve a pista de pouso, com 1.500m por 30m, e o pátio pavimentados com asfalto de alta qualidade, além de contar, agora, com um muro de proteção em volta dos seus 65,32 hectares, possibilitando mais segurança às aeronaves e passageiros. A pintura do terminal de passageiros está sendo executada pela residência do Derba em Feira de Santana.
O governo estadual investiu R$ 1.868,071,48 nas obras de recuperação do aeroporto, beneficiando 330 mil habitantes dos municípios de Feira de Santana, Serrinha, Conceição do Coité, Santa Bárbara, Coração de Maria, Alagoinhas, Amélia Rodrigues, São Gonçalo dos Campos, Santo Estevão e Anguera.
Feira de Santana é a segunda cidade do estado e a maior do interior nordestino em população. Devido à localização privilegiada, num dos principais entroncamentos de rodovias do Nordeste, que dão acesso ao Sul e Centro Oeste e a proximidade da capital, possui um importante papel na economia baiana, no setor de comércio e serviços, além de sediar indústrias de transformação e universidades.
As obras no aeroporto representam fortes instrumentos para o incremento da economia, mobilidade, melhora do transporte aéreo, logística e na atração de investimentos para Feira e região.