O monomotor Ipanema da Empresa Precisão, prefixo PT – UPB 202 da Embraer, que teve o pouso forçado na manhã desta quarta-feira, 7, em uma fazenda na zona rural do Distrito de Aroeira – Conceição do Coité, deve ser mesmo desmontado para que seja retirado do local do pouso. Uma equipe da empresa que tem sede em Catalão no interior de Goiás e que presta serviço na área pulverização agrícola, já se encontra em Conceição do Coité desde as 14h tentando encontrar uma forma de retirar a aeronave da fazenda.
De acordo com Darlan Ramos um dos proprietários da fazenda, os técnicos deverão desmontar, como única solução para retirada do mesmo, já que o avião está em local de difícil acesso, ainda segundo Darlan o piloto Diego dos Santos, sugeriu que fossem trocadas as partes da aeronave que foram danificadas e ele levantaria voou daquele mesmo local, mas a sugestão não foi aceita e deverá viajar mesmo em um guincho.
Avião atraiu grande multidão – Das 07h da manhã, horário que ocorreu o pouso forçado até as 19h, à fazenda Jenipapo que fica apenas 1 km da sede do distrito de Aroeira e menos de 10 km de Ichu, tendo ainda os municípios vizinhos de Candeal, Serrinha e Barrocas recebeu pelo menos a vista de 3 mil curiosos, segundo informações do proprietário Darlan.
Primeiro os próprios moradores, depois até caravanas chegaram para ver a cena inusitada, a grande maioria nunca tinha visto um avião de perto, a exemplo das irmãs Valdelice Nunes Gordiano, 86 anos, e Estelita Nunes Gordiano, um ano mais nova. “A gente não queria que isso acontecesse não, mas já que caiu viemos ver” disse Estelita. Questionada se acreditou quando falaram que havia um avião dentro de um pasto, ela disse que não acreditou. Já sua irmã Valdelice que foi uma das primeiras professoras da localidade foi mais enfática “nos tempos de hoje tudo pode acontecer em qualquer lugar”.
Premonição de vereador se torna real – O vereador Edevaldo Santiago Ramos (PP) uma das figuras mais queridas da comunidade de Aroeira, tanto que seus conterrâneos já o fizeram vereador por cinco mandatos consecutivos, sendo três eleições como o mais votado entre todos os eleitos e quatro presidência da câmara, ao encontrar a equipe do CN na fazenda aonde o avião havia pousado, um tanto assustado contava detalhes de um sonho que tivera há muito tempo atrás que um avião teria caído nas proximidades de Aroeira, depois do sonho ele “invocou” e passou a falar que isso um dia ia acontecer, fez até uma musica no ritimo de samba brasileiro cujo refrão diz: “vai cair um avião perto da Aroeira. Vai sair lasca de fogo e vai subir poeira”. Dé como é conhecido, embora não tenha um bom vocal para gravar, tem o dom da composição, possui 376 canções de sua autoria, segundo informações de Darlan de quem é primo.
Edevaldo dizia que Aroeira tem de tudo, só faltava cair um avião. De uma duas semanas para cá, como se o assunto fosse um vulcão que estava adormecido ha anos, Edevaldo voltou a falar de queda de avião em Aroeira, felizmente não foi uma queda trágica, mas numa linguagem popular “caiu”.
O Distrito de Aroeira fica a 19 km da cidade de Conceição do Coité, considerados um dos mais desenvolvidos e com porte de cidade. Ganhou fama no período junino com o Forró Jegue e tem um povo desenvolvido e com muito amor a terra.
Avião monomotor faz pouso forçado dentro de fazenda em Coité
Por: Raimundo Mascarenhas