Um animal que havia sido atropelado por um veículo que seguia logo á frente, foi o motivo do acidente envolvendo o veículo Fiat Pálio p/p JSV 5049, licença de Retirolândia, pertencente à Câmara de Vereadores. O carro foi solicitado pelo vereador Railton de Araújo Costa (PTC), conhecido por Rau, para uma viagem a Salvador na manhã de quarta-feira, 14, onde estaria resolvendo problemas relacionados a projetos das associações comunitárias na Companhia de Ação Regional (CAR). Ao retornar por volta das 20h na BR 324, região de Candeias aconteceu o acidente. Apesar do dano causado por conta do capotamento ninguém ficou ferido. No veículo viajavam o professor e ex-vereador Elizeu Afonso, sua esposa e uma cunhada recém operada de identidades não informadas que retornavam de um hospital.
Elizeu informou que o acidente foi inevitável, pois, um cavalo havia sido atropelado por uma caminhonete que seguia a sua frente e ao ultrapassar uma carreta se deparou com o animal morto e no choque perdeu a direção e capotou o veículo várias vezes, indo parar na pista do sentido contrário.
Veículo serve a todos caso precise
Segundo informou o presidente da casa, vereador José Egnildo dos Santos (PMDB), a Câmara não tem motorista oficial e todas as vezes que o carro é solicitado para serviços parlamentares ou dos mandatos, é dirigido pelo vereador solicitante ou, caso não seja habilitado, por alguém contratado ou convidado pelo parlamentar.
No caso de Rau, como não é habilitado, convidou Elizeu Afonso para acompanhá-lo até a capital. Como o tempo não foi possível para resolver todas as atividades, Rau pediu que Elizeu voltasse, pois no dia seguinte o presidente Guene, como é chamado, teria um compromisso no Tribunal de Contas dos Municípios, na cidade de Serrinha.
Guene falou ao CN que ficou sabendo do acidente por volta das 21h através do próprio vereador Railton Araújo. “Ele me ligou contando o que havia ocorrido e no carro havia três pessoas, porém todos estavam bem”.
Um pratica normal – Enquanto a equipe do CN conversava com o presidente da Câmara, os vereadores Marivaldo Alves Maciel (PTC), Agnaldo Lima Avelino (PMDB) e José Divaldo Carneiro (PPS), confirmaram que é uma prática normal da Câmara ceder o veículo quando solicitado para atividades do mandato e aqueles vereadores que não são habilitados se responsabiliza pelos motoristas. O carro esta no seguro.
Por: Valdemí de Assis/ fotos: Raimundo Mascarenhas