Os familiares do juiz da primeira Vara da Infância e da Juventude de Salvador, Salomão Resedá, natural de Conceição do Coité, estão comemorando sua habilitação, para assumir nos próximos dias um dos cargos mais importantes no judiciário baiano, desembargador da justiça. A indicação foi publicada no Diário Oficial da Justiça desta quarta-feira, 21.
De acordo com o Edital Nº 160/2011 assinado pela Presidente do Tribunal, Desembargadora Telma Brito, Salomão Resedá será promovido pelo critério de antiguidade. Ainda segundo o Edital, foi ampliado o numero de desembargadores do TJBA. Resedá assume uma das quatro vagas.
Salomão Resedá, 57 anos, filho mais velho de Evódio Ducas Resedá , irmão do ex-deputado Emério Resedá e do advogado Eustórgio Resedá, na sua adolescência estudou no extinto Colégio Wercelêncio Calixto da Mota em Conceição do Coité, quando se transferiu para o Colégio da PM em Salvador. Em seguida cursou Direito na Universidade Federal da Bahia – UFBA, onde se formou em 1978.
Como juiz de Direito ele iniciou na Comarca de Santa Bárbara na década de 80, depois assumiu Entre Rios, Euclides da Cunha, Feira de Santana e há dez anos, vem tendo a missão de presidir a 1ª Vara da Infância e Juventude de Salvador.
Salomão Resedá entra na história como o primeiro filho de Conceição do Coité e de poucos da região do Sisal a assumir tão importante posto. A cidade de Euclides da Cunha também teve esta honra com a nomeação do Desembargador Aloízio Batista.
O que é ser um desembargador
O desembargador é o título dado ao juiz, membro do Tribunal de Justiça dos Estados, que atua para a efetivação e cumprimento das leis no Brasil, seguindo a Constituição e as Leis de Direitos Humanos. Um juiz é promovido ao cargo de desembargador por antigüidade ou merecimento, mas antes é necessário que já tenha integrado o quadro de magistrados de comarca de entrância especial. Também podem se tornar desembargadores membros do Ministério Público. A função primordial de um servidor público de tão grande relevância para o cenário político brasileiro é solucionar embargos, ou seja, problemas de ordem jurídica.
Atualmente, também, são chamados desembargadores os membros dos Tribunais Regionais Federais e dos Tribunais Regionais do Trabalho.
Por: Raimundo Mascarenhas