O municipio de Euclides da Cunha completa nestaa segunda-feira (19), 78 anos de emancipação política, porém as atividades festivas aconteceram na tarde e noite de domingo (18). Dois trios eletricos animaram a 3ª micareta, o vice-governador Otton Alencar participou da inaguração de um praça, garantiu a recuperação da BA 220 e falou de política. Saiba tudo que aconteceu com detalhes na matéria a seguir.
A história contada por um adolescente – Demonstrando desinvoltura na leitura do texto, o pré AdolescenteTomé Pereira Alves Neto, 12 anos, aluno do Centro Educacional Elo, narrou a história do municipio, que completou 78 anos. No relato, Neto lembrou que os primeiros habitantes da região foram os índios Caimbés, que se instalaram inicialmente na aldeia de Massacará, transferindo-se posteriormente para outro sítio que mais tarde receberia a denominação de Fazenda Caimbé. Os padres Jesuítas também fizeram parte da história do municipio com o trabalho de catequese e coinstruiram uma capela e um convento em Massacará e depois, por volta de 1840, Cap. José Higino dos Santos Lobo fixou residência na Fazenda Carrancudo, mudando depois, isto em 1868, para o local conhecido por Tanque da Nação.
Com o passar do tempo, pessoas vindas de Monte Santo e Tucano começaram a chegar para trabalhar na agricultura e na pecuária, formando a Vila do Cumbe, que foi emancipada em 19 de setembro de 1933 e por iniciativa do escritor José Aras, adotou o nome de Euclides da Cunha.
Inauguração da Praça da Juventude – Muito emocionada, a prefeita Fátima Nunes (DEM), contou ao CN que a construção da Praça da Juventude era um sonho, desde que seu esposo José Nunes, hoje deputado federal, era prefeito. O grande empecilho, segundo a chefe do executivo, era negociar com o governo federal, dono do imóvel que existia no local, para demolição da antiga casa do DNER e transforma em área de lazer. “Quando assumi a prefeitura, coloquei este plano com prioridade e após 08 meses de conversa com o DENIT, graças à interferência do ex-senador César Borges, conseguir concretizar o negócio e compramos uma casa no valor de R$ 163 mil, passamos para o governo federal e ficamos com esta área de 7.000 mt², onde construímos uma quadra de polesportiva, um campo de futebol societe, pista de cooper, área de lazer, enfim, um lugar bastante aconchegante e que é motivo de orgulho para todos nós”, falou Fátima Nunes. Foi investido um milhão de reais, recursos de uma emenda parlamentar através do Ministério dos Esportes.
Marco importante para cidade – Para o deputado federal José Nunes (DEM), a Praça da Juventude é um marco importante para cidade e foi construída a capricho. O parlamentar destacou a determinação da prefeita Fátima Nunes ao lutar para conquista do espaço para construção da Praça e depois pelos recursos, “resultando neste belíssimo investimento”, lembrou. Ele disse também que tudo que a prefeita sonha, torna realidade.
Junto com Otto em um novo partido – Eleito pelo Democrata, o deputado José Nunes disse durante seu pronunciamento que a partir daquele momento estava junto com o vice-governador Otto Alencar na fundação do PSD, Partido Social Democrático. “Quando fui convidado e após uma conversa com o governador Jaques Wagner (PT), deixei muito claro que o meu desejo era carrear obras importantes para Euclides da Cunha”, garantiu o parlamentar. O ex-carlista, durante seu pronunciamento deixou transparecer a “intimidade” com o governador petista, principalmente ao expor seus principais pleitos, que era a conclusão da BA 220 e as obras estruturantes para região.
José Nunes foi convidado para o PSD – O vice-governador Otto Alencar falou em seu pronunciamento a importância do deputado José Nunes como homem público e político que representa a Bahia no Congresso Nacional. Segundo Alencar, Zé Nunes foi procurado por ele e pelo governador Jaques Wagner para ingressar no PSD e o convite foi prontamente aceito. A esposa do vice-governador é natural de Euclides da Cunha e, falando com intimidade, citou os nomes das pessoas que estavam ao seu redor, lembrou o período que jogava futebol pela seleção do município e findou seu pronunciamento garantindo a comunidade que poderia contar com ele em suas reivindicações.
O partido deveria ser PDO – O deputado estadual Ângelo Coronel (PR), acompanhou o vice-governador a cidade de Euclides da Cunha e lembrou o período que esteve na oposição e foi “convertido” ao conhecer Otto, ainda no período que pertencia ao “carlismo”. Considerando o maior homem público da Bahia, Coronel disse que o novo partido que estar sendo criado deveria ser chamado de PDO, ou seja, partido de Otto.
Garantia da recuperação da BA 220 – O deputado estadual Vando (PSC), comemorou o anúncio da recuperação asfáltica da BA 220, trecho entre Euclides da Cunha/Monte Santo, cuja indicação nº 18.373/2011, foi protocolada na Assembléia da Legislativa em fevereiro, assim que tomou posse. “Essa estrada é muito importante, pois liga cidades importantes e nacionalmente conhecidas pelo turismo religioso, atraindo anualmente milhares de romeiros e de peregrinos de todo o país e nós sabemos que o turismo religioso é um segmento do mercado turístico, o qual envolve negócios e lucros, propiciando, conseqüentemente, a geração de empregos e de rendas”, destacou o parlamentar.
Ele lembrou também que a economia dos dois Municípios baseia-se na agricultura e é necessário que as vias de acesso a eles estejam em perfeito estado, para que possam escorrer a produção da agricultura.
“A repavimentação asfáltica dos 36 km de extensão que une os Municípios de Euclides da Cunha e Monte Santo é inexorável para o desenvolvimento econômico dessas cidades, em virtude da ampliação e fomento do comércio e da agricultura, trazendo, por conseguinte, desenvolvimento ao aludidos Municípios”, concluiu Vando.
Muita festa no encerramento – As comemorações do 78ª aniversário de emancipação política do município termimou nas primeiras horas desta segunda-feira (19). Dois trios animaram a 3ª micareta e durante doze horas, uma multidão dançou ao som das bandas Duas Medidas, Cacá, Forró Safado e Psirico, que apresentou o que há de melhor no ritmo de Pagode-Percussivo e do axé music criada na Bahia, além de mostrar toda a cultura percussiva do povo baiano.
Por: Valdemí de Assis/ fotos: Raimundo Mascarenhas