Lideranças políticas do território do Jacuípe e do município de a Várzea do Poço lotaram o teatro da cidade durante o ato de filiação do prefeito Paulo José Ferreira e do vereador, o mais votado na eleição de 2008, Manoel Carneiro, ao Partido Comunista do Brasil (PCdoB).
Um ato político aconteceu no domingo (25), com a presença do deputado federal e presidente da legenda na Bahia, Daniel Almeida, do secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Nilton Vasconcelos, do superintendente da Sudesb Raimundo Nonato, “Bobô”, do vice-prefeito de Várzea da Roça, Otávio Pereira e dos prefeitos de Capela do Alto Alegre, Claudinei Xavier Novato, Juazeiro, Isaac Cavalcante de Carvalho e de Serrolândia, Gildo Mota Bispo, todos do PCdoB, além da deputada estadual Neusa Cadore (PT) foi formada uma imensa mesa onde todos os componentes usaram da palavra para dá boas vindas ao novo comunista. “Foi motivo de satisfação quando soube a decisão de Paulo em ingressar no PCdoB, pois temos as mesmas relações políticas, com a deputada Neusa e com o deputado Daniel e no próximo ano vamos trabalhar o mesmo número”, falou Gildo Mota, prefeito de Serrolândia, distante 12 km de Várzea do Poço, ele que se filiou ao partido recentemente.
Bobô que foi saudado por todos e lembrado como jogador do Bahia fez um breve relato do que é fazer parte do PCdoB na Bahia. Ele que há pouco tempo também ingressou neste partido disse que tinha uma outra agenda para cumprir no domingo, mas não resistiu ao convite de Nilton Vasconcelos e foi também fazer parte daquele “time” que tem crescido muito no estado e com muita qualidade.
O prefeito de Capela do Alto Alegre, Claudinei Xavier Novato, declarou que se sentia solitário por ser o único prefeito comunista do território do jacuípe e ao participar daquele ato, se sentia muito feliz, pois agora são três prefeitos do PCdoB,”ou seja,”, o partido que mais cresceu em termo de adesão de prefeito.
Ele lembrou que deputado Daniel Almeida, responsável pelo crescimento da legenda na região, é considerado um dos parlamentares mais influentes do Congresso nacional. “Isto é motivo de satisfação para todos nós que colocamos os destinos dos nossos municípios sob sua responsabilidade e sabermos que ele, além das ações pontuais, ajuda formular a política em favor do Brasil no Congresso”, declarou Dr. Nei, como é conhecido.
Isaac Cavalcante, prefeito de Juazeiro, parabenizou Paulo Ferreira pela decisão e afirmou que o apoio que seu município vem recebendo do mandato de Daniel Almeida estar sendo fundamental para seu desenvolvimento. “Daniel nos representa e suas atividades, os trabalhos realizados pelo PCdoB, estão contribuindo para o desenvolvimento da Bahia e do Brasil”, concluiu Cavalcante, responsável por um município com mais de 200 mil habitantes.
O plenário completamente lotado chamou atenção da deputada Neusa Cadore, pois se trata de um evento fora do período eleitoral, o que demonstrava a liderança que Paulo exerce na comunidade e seu ingresso no PCdoB, “um aliado importante desde as primeiras horas. O PCdoB é um partido importante neste momento que o Brasil e a Bahia estão vivendo”, falou a parlamentar.
O prefeito Paulo Ferreira, que foi vice-prefeito no período 2004/2008 e no mesmo período secretário de educação, fez questão de receber pessoalmente as pessoas na entrada do teatro e ao usar da palavra, agradeceu ao PSDB, que por muitos anos lhe deu sustentação e apoio. “Agradeço a deputada Neusa Cadore e ao Daniel Almeida, pela amizade, pelo apoio e por tudo que tem feito por Várzea do poço. Estou indo para o PCdoB e já estou sentindo o entre amigos e sei que o nosso caminho será de sucesso”, falou Ferreira.
Ao justificar a saída do PSDB, ele lembrou que a posição dos tucanos é de oposição ao Governo do Estado da Bahia e, tanto ele, quanto o seu grupo político que administra a cidade não comunga com essa atitude do partido. “Quando ingressei no PSDB, o partido fazia oposição ao Carlismo e nas duas últimas eleições para governador, nosso grupo aqui em Várzea do poço apoiou Jaques Wagner e que agora não poderia compartilhar com o posicionamento do PSDB de fazer oposição ao governo do estado”, explicou o prefeito.
Em seu pronunciamento, ele disse também que PSDB em Várzea do Poço, continuará forte e fazendo parte da base aliada, sob a liderança do ex-prefeito Cezar Nunes, do vereador Aleandro Oliveira da Paixão, do suplente de vereador Jackson Sampaio Costa e dos líderes comunitários Chico da Barra Nova, Neto Artes e muitos outros, com representações em todo município.
Ao encerrar o evento, o deputado Daniel Almeida garantiu ao prefeito vai continuar lutando pelo município junto ao governador Jaques Wagner (PT) e a presidente Dilma Russef (PT). “Sinto-me muito feliz em estar aqui em Várzea do Poço perto dessa gente. O PCdoB está de parabéns por ter em seu quadro um homem íntegro e competente como você Paulo e acredito no ano que vem estaremos aqui trabalhando e comemorando a sua vitória”.
Aquelas “curtinhas” que você precisa saber:
A festa foi focada no PCdoB, porém o PSC pegou “ponga” e foi à anunciada adesões ao socialismo cristão. Os vereadores Jerfeton Sousa Rios e Wilson Rios Filho também mudaram de partidos. Wilson deixou o PSDB e Jerfeton o PSB e migraram para o PSC acompanhado do vice-prefeito Valdemi de Ferreira, que deixou o PSDB.
No PSDB, ficaram o ex-prefeito Cezar Nunes e o vereador Aleandro Oliveira da Paixão. Apesar da posição firmada contra o carlismo, grupo que dominou a Bahia por mais de três décadas, Cézar, considerado o maior líder político de Várzea do Poço, disse que vai permanecer no PSDB, mesmo o partido “namorando” um acerto político para disputa da prefeitura de Salvador e, se de certo, uma união para 2014. “Estamos vendo germinar as sementes plantadas em 2000 e nós passamos 08 anos de gestão sem nenhum convênio com estado e agora o momento é diferente e histórico”, falou Nunes.
Heber Pacheco, assessor de SETRE e pré-candidato a prefeito pelo PCdoB de Várzea da Roça, de onde o deputado federal Daniel Almeida é natural, aproveitou o evento é lançou o comunista a governador do estado. Ele não disse quando, mais falou que estava diante do futuro governador da Bahia, pois se tratava de um homem sério, político responsável e comprometido com seus ideais. Pelos aplausos, se depender das pessoas presente no evento, Daniel pode compra o paletó, conforme a expressão popular quando se refere a uma coisa que vai dar certo.
Por: Valdemí de Assis / fotos: Raimundo Mascarenhas