A Câmara de Vereadores de Riachão do Jacuípe realizou na noite de sexta-feira (01), sessão solene para entrega de Título de Cidadão jacuipense ao sociólogo Ildes Ferreira de Oliveira, ao ex-prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho, a odontologa Andréa Caraciolo Marques e a enfermeira Maria Auxiliadora de Oliveira Rios, conhecida por Dóris, que contribuíram de alguma forma com o desenvolvimento do município. A sessão teve inicio ás 20h, com o pronunciamento do vereador Antônio Marcos Oliveira Silva (DEM), “Marquinho Maluco”, que desatacou a importância do evento e das pessoas que estavam sendo homenageadas.
Com a galeria lotada de partidários dos dois grupos políticos tradicionais do município, liderados pelo prefeito Lauro Falcão e pela líder política, Tania Matos, o vereador José Carlos de Matos Soares (DEM), falou sobre a importância do ex-prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo, que o tratou como “exemplo bom na política” e disse que o município estava honrado como o titulo que estava lhe concedendo. Carlinhos, num discurso de 20 minutos, disse que falava naquele momento em nome do grupo de Tania Matos e Catarino Azevedo Rios (DEM).
Apesar de ter votado em outros candidatos a senadores na eleição de 2010, o vereador Orlando Andrade de Menezes (PMDB), disse que as divergências políticas acontecem apenas no período eleitoral e que após esta fase o que conta é o bem estar das pessoas do Riachão do Jacuípe e José Ronaldo foi importante neste serviço e aprova disto foi à votação unanime para concessão deste titulo.
O vereador Célio Roberto Silva Brito (PHS), lembrou a forte influência que Feira de Santana exerce na vida dos jacuipenses e lamentou Riachão do Jacuípe não estar incluído na área da região metropolitana aprovada recentemente pela Assembléia legislativa e destacou o esforço do deputado Tom Araújo para que fosse incluído. “Tom inclusive usou um termo certo ao dizer que estava sendo criada uma região minopolitrana”, lembrou ao parlamentar.
Único deputado presente – O deputado democrata Tom Araújo, foi o único parlamentar a participar da sessão. Ele reforçou a importância de José Ronaldo para região e em especial com a chamada “Riachão grande”, quando mantinha em sua área territorial as comunidades de Pé de Serra, Nova Fátima, Capela do Alto Alegre e Gavião. “Zé foi um dos políticos que visitou estas comunidades pedindo votos para sua emancipação e depois, manteve forte os seus vínculos com o Riachão atual, ajudando as pessoas, principalmente na área de saúde”, lembrou o parlamentar.
Ele também ressaltou o merecimento do ex-secretário de Ciência, tecnologia e Inovação, Ildes Ferreiras,por ser lembrado para a grande homenagem, pois segundo o parlamentar, com vinte dias após ter assumido a pasta, fez sua primeira viagem oficial ao município de Riachão do Jacuípe, onde liberou centros Digitais de Cidadania.
“Sobre estes dois homens públicos, Ildes e José Ronaldo, quero dizer aos senhores que conheço profundamente cada um deles. Sobre Ildes quero destacar sua preocupação com a segurança e o futuro do sisal e Zé, sou testemunha que, se fizer um compromisso, deu a palavra, pode acreditar, será cumprida”, concluiu o parlamentar.
Cuidou de Riachão quando secretário – O prefeito Lauro Falcão (PMDB), falou que além de Barrreiros, também foram instalados CDC, em seis locais, entre a sede e as comunidades rurais. “Ildes nos ajudou muito e teve zelo pelo nosso município, principalmente na área digital e merece nosso reconhecimento”, falou Laurinho como é conhecido o prefeito.
Colhe aquilo que planta – O juiz da Comarca, José Ferreira Filho, “Dr. Ferreirinha”, lembrou que José Ronaldo, desde o tempo que era provedor do Hospital D. Pedro, já tratava bem as pessoas de Riachão do Jacuípe. “Hoje, José Ronaldo é lembrado em Feira de Santana pelos seus serviços prestados e será para sempre, a exemplo dos grandes homens que passaram por Riachão do Jacuípe, a exemplo de Dr.João Campos, Eliel Martins. Dr. Neco e mais recentemente, Walfredo Matos”, falou o magistrado.
Ele disse que ficou surpreso ao saber que a enfermeira Dóris não era natural de Riachão do Jacuípe e que seus serviços prestados a comunidade, já credenciava a receber esta honraria.
Conheça aos homenageados – Ildes Ferreira de Oliveira, natural de Valente sociólogo formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), mestre em Sociologia Rural pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), além de exercer com dinamismo e competência as atividades acima mencionadas, Ildes Ferreira é dono de uma trajetória invejável e atuação brilhante na esfera pública do nosso estado. Trata-se, pois, de um homem de sucesso e de inestimável valor que não poderia deixar de receber do povo jacuipense nossos reconhecimentos, aplausos e nossas homenagens. Colaborou com a constituição e consolidação de várias organizações sociais da nossa região e várias Associações Comunitárias de diversos municípios.
O projeto que concedeu om título de cidadão foi de autoria do ex-vereador Teodomiro Paulo de Queiróz (PCdoB). O projeto foi apresentado em 2009 e segundo Teodomiro, não foi por acaso e sim pela afinidade que sempre teve com o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais.
Ildes Ferreira disse que é um homem apaixonado pelo semiárido e que a região é pobre por culpa do estado. Ao falar que a solução pela mudança desta realidade passa pela tecnologia e que ficou dois anos e sete meses a frente da SCTI, com espirito de servidor público e buscando essas tecnologias para transformação desta região.
José Ronaldo de Carvalho natural de Paripiranga. Eleito Vereador de Feira de Santana pelo Partido Democrático Social (PDS), Deputado Estadual Constituinte pelo Partido da Frente Liberal (PFL), reeleito em 1991-1995 e 1995-1999. Deputado federal pelo (PFL), eleito Prefeito pelo PFL em Feira de Santana, 2001-2004 e reeleito em 2005-2008, como uma das melhores administrações que Feira de Santana já teve, também foi Presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB). Em 2010 foi candidato ao Senador, obtendo uma expressiva votação. Pela sua importância como cidadão e pelos seus relevantes trabalhos como homem público, sempre em busca das melhores alternativas para os problemas seu povo.
O projeto que concedeu o titulo de cidadão a José Ronaldo, foi de autoria do Vereador Carlos Matos. Segundo Zé Ronaldo, sempre teve vontade de fazer política em Riachão do Jacuípe, porém era muito amigo do saudoso Eliel Martins e isto o impedia, porém, garantiu e mostrou em seu pronunciamento que conhece bem toda região e as pessoas que trabalham pelo seu desenvolvimento. “Vivi muitas história de Riachão do Jacuípe e elas estão guardadas para sempre”, externou o experiente político, com os olhos lagrimejantes.
Andréa Caraciolo Marques, natural de Pesqueira, Pernambuco, antes de chegar ao Município, em abril de 1999, Andréa residiu em Recife, onde concluiu o ensino médio. Logo em seguida, cursou Odontologia pela Faculdade de Odontologia de Caruaru, se formando aos 21 anos. Como no Município Riachão do Jacuípe havia escassez de profissionais desta área, Andréa resolveu vim trabalhar na cidade, e por ter tido uma boa receptividade, resolveu se tornar proprietária da Clinica Polydent em 2003 ela também trabalha atendendo às pessoas carentes do Município em seu consultório pela Prefeitura Municipal e a pacientes particulares, na condição de cirurgiã dentista. Em Riachão ela constituiu família.
O vereador José Antônio Ferreira Brito Júnior (PSDB), “Juninho”, foi o autor do projeto e o titulo foi entregue pelo vereador Célio Roberto Silva Brito (PHS).
Maria Auxiliadora de Oliveira Rios, conhecida por Dóris, natural de Feira de Santana, formada em Enfermagem e obstetrícia em 1982, pela Universidade de Feira de Santana, possui uma biografia pela passagem em vários hospitais públicos e particulares no exercício de sua honrosa missão.
O titulo de cidadão foi aprovada pela Câmara em 1997 e teve com autor o ex-vereador José Ramiro Filho (PR). Apesar do tempo em que foi aprovado, Zé Filho disse ao CN, que tudo só acontece no tempo.
Muito emocionada, Dóris lembrou eu bem recebida e acolhida pelo povo de Riachão e que o titulo só oficializava sua cidadania, pois já o considerava filha de Riachão do Jacuípe.
Satisfação do presidente – O vereador José Antônio Júnior, “Juninho”, presidiu a sessão e disse que ficou satisfeito. “As pessoas beneficiadas, realmente prestaram serviços à comunidade e foram merecedoras das honrarias”, concluiu o parlamentar.
Por: Valdemí de Assis / fotos: Raimundo Mascarenhas