Essas fotos que o internauta observa é recente, foram registradas ás 07h30 desta sexta-feira, 16, na Praça da Fonte Luminosa, a principal do centro comercial de Conceição do Coité. Mas se precisar buscar no arquivo, podemos encontrar outras no mesmo horário e local, ou seja já virou rotina esse tipo de descaso. O pior que não é problema da administração atual somente e sim de todas as gestões de pelo menos nos últimos 20 anos.
O cenário no momento que nossa equipe chegou foi de muita sujeira, e grama arrancada pela raiz, como hoje é dia de feira livre e o fluxo de pessoas passando por lá é maior, é preciso que cada um observe para não pisar em fezes.
Esses três cavalos chegaram ao jardim as 22h30 de quinta-feira e só saíram com a chegada do zelador Maciel Lopes, que tem a missão de zelar do jardim, mas segundo ele cumpre um horário, disse que às vezes fica até as 19h. Ele disse que faz a parte de espantar os animais, porém não pode fazer mais nada a partir daquele momento.
Animais comendo grama e plantas de jardins são constantes, que nunca viu cavalos na Praça DR José Gonçalves (Babilônia) em frente aos bancos do Brasil e Nordeste. Praça Porcina Rosa Araújo, em frente ao Fórum, Rua Maximínio Madureira, em frente a EMBASA e na Avenida Luiz Eduardo?
O problema é que a prefeitura não dispõe de um setor de zoonoses e não pune os donos dos animais com multas e perda dos mesmos e o resultado é “faz com as mãos e desfaz com os pés”, já que as praças e jardins recebem zelo, quem ver animais destruindo também ver funcionários públicos zelando.
A prefeitura criou recentemente a Secretaria de Desenvolvimento Urbano , espera-se que o secretario Manoel Ribeiro encontre uma solução para esse grave problema que já se alastra há mais de duas décadas.
Por: Raimundo Mascarenhas