O Garantia Safra é um programa do Governo Federal (através do Pronaf) que beneficia o agricultor que teve a plantação da lavoura perdida com a estiagem prolongada ou excesso de chuva. Para que os agricultores recebam o seguro, a prefeitura precisa fazer a adesão ao Programa. Em Retirolândia, a adesão não foi feita no ano passado e os agricultores temem que aconteça o mesmo esse ano.
Preocupado com essa situação, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STTR) de Retirolândia promoveu Oficina Microrregional do Garantia Safra, nesta segunda (26), na sede da entidade. Entre as propostas aprovadas, está a promoção de ações de divulgação e mobilização para sensibilização do município de Retirolândia com objetivo de aderir ao Garantia Safra.
“O ano passado fizemos vários convites ao prefeito para que pudesse discutir conosco a adesão ao seguro. Além de não comparecer a nenhuma das reuniões, ele também não incluiu o município no programa. Os prejudicados foram os agricultores que perderam suas plantações e não puderam receber o seguro, lamenta o vice-presidente do Conselho de Desenvolvimento Municipal (CDM) e representante do STTR, Arnaldo Carneiro.
Outra medida é uma conversa com o prefeito de Retirolândia, José Albérico Moreira. O CDM está encaminhando convite para uma reunião no próximo dia 10 de outubro. A pauta é a adesão ao Garantia Safra 2011/2012.
No Território do Sisal, para as prefeituras que aderem ao programa, podem receber o seguro agricultores cadastrados que perderam pelo menos 50% da plantação de milho, feijão ou mandioca.
ASCOM FATRES – Arlene Freire e Cleber Silva