Caviar com Rapadura, a última banda contratada pela empresa promotora do evento, B&B produções, marcou a festa e fez as mais de quatro mil pessoas dançar forró, numa simulação das festas do interior. A banda de forró criada em 1996 em Fortaleza, pelo empresário Ezequias Aristides, é considerada uma das primeiras bandas do que seria denominado posteriormente de oxente music, um tipo de forró onde zabumba e acordeon deram lugar a bateria, teclado e guitarra.
Caviar não estava na programação até quarta-feira, mas por motivo de força maior, foi contratada para subistituir Asas Morenas e levou muito romantismo para o grande público estimado em quase 5 mil pessoas.
Zé de Loura traz o autêntico forró e políticos da região marcam presença no encontro dos Baianos
O forrozeiro Zé de Loura, natural de Quijingue se sentiu em casa, como se estivesse no palco do São João da “boa terra”, falou o artista. O filho de Dona Loura e seu Augusto, ficou conhecido em toda região pelos seus acordes e versos: “no ano que eu nasci o calor era de lascar, quando botei a cabeça fora deu vontade de voltar. Mas a parteira segurou e eu danei-me a chorar. Ela disse “não chore não, porque esse é o seu mundo”. Me jogou dentro da gamela depois de me dar um banho senti o corpo frescar. Me botou o negócio branco em volta dos “documentos”, cheiroso pra danar, e uma fila de mulher doidinha pra vim cheirar”, brincou o sanfoneiro ao ser entrevistado pelo repórter do CN.
Antes se apresentou a banda Destack, também bastante conhecida na região nordeste da Bahia. O grupo que começou a trajetória em agosto de 1995 por seu idealizador Lino Brito, e de lá pra cá vem ganhando mais respeito do publico e da critica. Apesar de ser de São Paulo, a Destack representa o norte, sul, leste e oeste do país, com seu ritmo envolvente e contagiante, mesmo sendo uma banda de forró, adere a outros stylus musicais, como o axé, pagode, sertanejo, reggae, entre outros.
Políticos aproveitam para fazer “a média” com os conterrâneos – VEJA O ÁLBUM DE FOTOS
Cansanção – O prefeito Ranulfo Gomes, chegou com uma grande comitiva, a sua esposa Vilma Rosa de Oliveira Gomes, do vereador José Barboza, “Zé de Cirilo”, o secretario executivo Frederico Reis e sua esposa Rosilany Gomes, dos empresários Rosalvo da Lux e Risoberto e Sergio Lima motorista do gabinete.
A comitiva chegou à capital paulista no sábado e participou de uma reunião no Bar de Zé Carlos na cidade de Taboão da Serra na grande São Paulo.
Estava nesta reunião Cristiano Santana de Oliveira, empresário no ramo de vendas, conhecido por Cris de Rubem que deverá disputar uma vaga para vereador na eleição do próximo ano. Calcula-se que mais de 20 mil pessoas, entre naturais ou que se juntaram as famílias. Estima-se que mais de dois mil desses mantém o titulo de eleitor naquela comarca. E por essa razão, Cris tem pretensões em se candidatar a vereador. Segundo ele, vai a cada 30 dias em Cansanção.
A força dos cansançõenses é tão grande em São Paulo que já conseguiu eleger uma vereadora em Taboão da Serra, cidade com 186 mil eleitores. Fausta Santos Leite do PSB, ela está no primeiro mandato e obteve 1.016 votos. Na eleição passada, (2004) ela ficou na suplência.
A vereadora que foi criada pelos avós, chegou a São Paulo aos 14 anos. O esposo da vereadora Ariobaldo Leite conhecido como Vado, disse que a esposa herdou a vocação política do seu avô, Manoel Cordeiro, conhecido por Manoel Bronze, que teve seis mandatos como vereador de Cansanção, sempre prestando serviços na área social.
Ex- prefeito Ari de Almerindo também levou sua comitiva – O ex-prefeito Arivaldo Pereira também aproveitou a ocasião para rever os conterrâneos, acompanhado do vereador Newton Pereira, procurou utilizar seu tempo, no trabalho de porta em porta, a exemplo do que fez em 2010, antes da edição do terceiro encontro.
Ari ainda não sabe se será o candidato que fará oposição a Ranulfo, mas garante que vem mantendo os contactos, “nunca parei de visitar minhas bases, disse o político. Ari chegou em São Paulo na quinta-feira.
Santaluz – O empresário Marcio Oliveira, Marcinho da CLN, único luzense na festa, marcou presença pela segunda vez no encontro e ficou empolgado ao ver a multidão formada por baianos, de modo especial do sertão.
Marcinho disse ter ficado entusiasmado e lamentou a ausência de outros conterrâneos, por saber que há muitos em São Paulo.
Oliveira disse que esse tipo de festa é muito importante, pois une as pessoas e promove um importante reencontro. Afirmou também que está disposto a colaborar para realização de mais um grande encontro a acontecer no mês de dezembro em Taboão da Serra,quando estará reunindo os baianos de Santaluz, Queimadas, Nordestina e Cansanção.
Marcinho esteve a todo momento acompanhado dos amigos: o empresário Clemilton Cavalcante conhecido por peixe, o advogado Kino, Bebeto, Jardel, entre outras dezenas de amigos que residem em São Paulo.
Euclides da Cunha – O vereador Luciano Pinheiro em contato com o CN disse que não pode participar em função da movimentação dos últimos dias para o fim do prazo de filiação partidária, porém pediu que o empresário Marilton lhe representasse e festejou ao saber que aproximadamente 50 pessoas se deslocaram para esta festa.
Quijingue – o pré candidato a prefeito de Nininho Góis, procurou a equipe do CN e disse que a satisfação em participar do evento que cresce a cada ano. E torce pela a felicidade de todos os conterrâneos e que essa festa mantém os laços de amizades entres os quijinguenses que moram em São Paulo. Nininho esteve a todo tempo ao lado de Jardel Silva, cotado para ser o seu candidato a vice prefeito nas eleições de 2012.
Também fazendo a média com seus conterrâneos, estava o pre candidato do PT de Quijingue Almirinho. Embora tenha comparecido pessoas de várias cidades da Bahia e até mesmo de outros estados, mas que tem amizade com muitos deles, a cidade de Quijingue, terra dos coordenadores do evento, os irmãos Bob e Boy, a maior quantidade de pessoas eram mesmo de Quijingue, motivo grande dos pre candidatos não perderem a oportunidade.
Monte Santo – Sidney Ferreira, pré candidato a prefeito permaneceu até o final da festa, ele externava a satisfação em participar do evento e parabeniza a organização da festa.
Encontro de Baianos – Festa conta com grande suporte de assistência aos participantes. Conheça outras histórias
O terceiro encontro de Baianos em São Paulo montou uma estrutura digna de grandes festas, para dá maior comodidade aos participantes. Equipe de segurança qualificada, inclusive com rigorosa revista na entrada da festa, serviço de bombeiros e ambulâncias, bares, sanitários, além de outras atividades.
Há cada momento cresce o numero de pessoas, muitas delas se aproximam do posto onde está localizado a redação do CN para falar de sua historia em São Paulo, a exemplo do coiteense Eliezer Mascarenhas, natural da região do distrito de Aroeira, ele disse que veio para São Paulo há 27 anos, e não mais voltou. Na terra da garoa, ele conheceu Albertina de Quijingue, conhecida por Belinha com quem convive há cinco anos.
Outra história curiosa é da Patrícia Santana, natural de Algodões, distrito de Quijingue, ela que está há doze anos na capital paulista. Veio para São Paulo depois de conhecer Domingos Alves, também de Algodões, só que seu esposo já está em SAMPA há 15 anos. “Ele conheceu a negona e se apaixonou”, falou humorada Patrícia.
Encontro dos Baianos: Começa a festa no CMTC
Está tocando neste momento a banda Sabor do Forró, que tem com empresário e vocalista da Wilson da Conceição, natural de Ribeira do Pombal, casado com uma mulher de Cansanção. A banda existe há 16 anos, participa pela primeira vez desta festa, mas tem agenda garantida todos os anos na festa de Senhora Santana em Cansanção.
O grupo é composto por seis pessoas: um baixista natural de Nordestina, tecladista de Santo Antonio de Jesus, duas vocalistas, sendo uma baiana de Boninal e outra de Pernambuco.
De acordo com Gilberto Rocha, 36 anos, conhecido como Ninho Rocha, comerciante no ramo de material de construção, responsável pela articulação no interior da Bahia, de modo especial nas cidades de Quijingue, Monte Santo, Cansanção e Euclides da Cunha. Rocha disse também que além dos municípios considerados como especiais, fez divulgação de Feira de Santana a Abaré e “ com certeza os resultados são satisfatórios, se tomar como base a presença de pessoas que vieram da Bahia com o único objetivo, participar da festa.
A festa – Surgiu a partir de uma conversa de amigos no Bar do Barão no ano de 2009. Os amigos Ninho Rocha, Bob, Boy, Jhoni, Passarinho, discutiram uma maneira de confraternização entre os moradores de Quijingue e depois espalhou a idéia para demais amigos de outros municípios vizinhos.
A primeira festa aconteceu na Avenida Rio Branco no Forró do Passarinho, tendo como atração Acácio o Ferinha da Bahia, natural de Cansanção, Arrasta Chinelo e Zé de Loura. O público foi considerado muito bom, pois a organização contava com 100 pessoas e apareceu uma quantidade sete vezes maior.
A segunda edição em 2010 – aconteceu na Avenida Celso Garcia no Clube da Independência, no Bairro do Brás, como a participação de Mano Velho e Mano Novo, com cerca de 2 mil pessoas, usando camisa.
A festa recebe o casal João Carlos Marques, dono de um Bar no Bairro Butantã, natural de Santa Catarina, está na capital paulista há 49 anos e mora com a senhora Iracema. Conta que chegou em São Paulo antes de Iracema nascer, ela, natural de Euclides da Cunha, tem 48 de idade e está há 13 em São Paulo. O casal está junto há seis, disseram que se conheceram no bar dele, ela chegou para beber e acabou em paquera.
O catarinense foi em Euclides da Cunha apenas uma vez, mas disse ter gostado muito da cidade.
Inimigos políticos em Quijingue, se cumprimentam no Encontro dos Baianos em São Paulo
Um dos fatos que chamou atenção dos participantes do encontro no Bar do Barão, um espaço de seis por três metros, na Vila Carioca, foi o bom relacionamento entre os políticos, em especial do município de Quinjingue, que pretendem disputar as eleições do próximo ano para a câmara de vereadores e a prefeitura.
O primeiro a chegar ao local foi o petista Almiro Costa Abreu Filho, “Almirinho”, que disputou a eleição para prefeito em 2008 e perdeu para o experiente político Joaquim Manoel dos Santos por uma diferença de 697 votos. Numa demonstração que o encontro de baianos é um momento de congraçamento, Almirinho encontrou o prefeito Joaquim, que recebeu com muita cordialidade e até conversaram sobre política, onde falaram, apesar da posição oposta, do respeito que existe entre os dois. “Não faço política falando mal de ninguém”, falou Joaquim ao CN.
Almirinho retribuiu a atenção recebida do prefeito e disse que na política o que fala mais alto é o desejo de construir um projeto de desenvolvimento para o município e essa será a proposta que deverá ser apresentada aos eleitores no próximo ano.
O Nininho Góis, que deverá disputar a eleição para prefeito apoiado por Joaquim Manoel chegou acompanhado de Jardel Silva, comerciante em São Paulo e que expandiu os negócios para a cidade de Quinjingue e vem sendo comentado com possível integrante da chapa que será encabeçada por Góis. Num clima eleitoral, a dupla foi recebida por simpatizantes e traziam no peito as praguinhas com os nomes da dupla, porém sem identificar os cargos que irão disputar, descaracterizando campanha fora de época. Segundo Nininho, já é fato o nome de Jardel como companheiro de chapa e será homologado na conversão que acontecerá em junho. Apenas dois vereadores, Edvando dos Santos Moura e Washington Cavalcante, ambos de Quinjingue, estiveram presentes.
De Monte Santo, esteve no Bar do Barão, Sidney Ferreira Dias, comerciante do ramo de supermercado e um dos nomes comentados para ser o candidato a prefeito apoiado pelo deputado estadual Vando (PSC). Ao falar sobre a política local, Dias comentou sobre a filiação do ex-prefeito Jorge Andrade ao PSD. “Vivemos numa democracia e Jorge achou melhor desta forma, apesar de termos combinado de forma diferente e estava tudo caminhando para ele ser o candidato e eu vice. Agora mudou um pouco, mas acredito que ele irá repensar, pois fazemos parte de um grupo forte e continuo minha posição. Se for o caso, serei o candidato de consenso e continuaremos na liderança do município, construindo as obras necessárias para o município continuar desenvolvendo”, falou Sidney Ferreira.
O prefeito de Cansanção Ranulfo Gomes, já está em São Paulo. Ele chegou na manhã de sábado e aproveitou o dia para visitar conterrâneos que moram nas cidades da região metropolitana. Estima-se que em São Paulo, existem mais de três mil pessoas naturais de Cansanção e, pelo menos, dois mil deles ainda mantenham seus títulos eleitorais na comarca e aproveitam o período das eleições para visitar parentes e votar na eleições.
O bom relacionamento dos políticos chamou atenção da professora Ana Lúcia, que leciona na Escola Manoel Fidélis, em Quinjingue. “Não podemos perder a hegemonia do bom relacionamento, pois este encontro é um momento impar na nossa história”, concluiu.
Bar do Barão em São Paulo reúne centenas de baianos – Veja o álbum de fotos
O Bar do Barão localizado na Rua Aida, 544, em Vila Carioca, reuniu cerca de 200 pessoas na tarde deste sábado, uma espécie de previa do que vai acontecer neste domingo, 9, quando vai acontecer o 3º Encontro dos Baianos. Segundo Ninho Rocha um dos articuladores da festa no interior da Bahia, esse bairro deveria ser chamado de Vila Baiano, pois semanalmente acontece este encontro.
São pessoas de Euclides da Cunha, Quijingue, Cansanção e Monte Santo, muitos deles desembarcaram no referido estabelecimento pela Viação Gil Turismo, que faz a linha Quijingue e região com destino a São Paulo. Com saída nas quintas-feiras com retorno domingo as 09h.
O local funciona como uma agencia de ônibus, onde os parentes aguardam as pessoas vindas do sertão. O que veio a facilitar ainda mais o acesso das pessoas foi a inauguração de uma linha do metrô de Vila Prudente a Sacomá, passando em frente ao bar.
O Bar do Barão fundado há 15 anos, por Aristides Oliveira Costa, 54 anos, conhecido como Barão que chegou a São Paulo há trinta anos, além de conhecido pelas pessoas do sertão da Bahia, como ponto dos nordestinos, recebe visitantes também de outros pontos da capital paulista.
Casado com a senhora Valdemir Santos, 57 anos, Barão contou ao CN que recebeu o apelido do amigo, Antônio Peba (falecido) ainda quando morava em Quijingue. E conheceu a esposa em São Paulo, a mesma é natural de Paulo Afonso e está há 33 anos na capital paulista
Um fato curioso é que o Bar não abre as segundas-feiras, pois, é o dia da feira livre de Quijingue e ele aproveita para comemorar do seu jeito, os momentos que ele viveu quando estava na sua terra, quando alguém pergunta por ele, a resposta é: ele está na feira de Quijingue, mas só na imaginação de Barão, pois a distancia é de quase 2.500 km.
A falta de emprego é o principal motivo do deslocamento das pessoas para São Paulo, a exemplo de Rubem Cavalcante ( camisa cinza), conhecido por Binho, 27 anos, que trabalha como operador de máquinas. Ele está há quatro anos em São Paulo, “já conseguir juntar um dinheirinho e devo ta voltando definitivamente no fim deste ano”, revelou Binho. Disse também que Quijingue é bom para morar, mas infelizmente não tem emprego, e que, se ganhasse R$ 300 lá ( Quijingue), não queria R$ 1 mil aqui (São Paulo).
Lidia Cavalcante, 30 anos, chegou aos 17 anos, a São Paulo, trabalha como conferista de loja, casou-se com uma pessoa de Euclides da Cunha e teve dois filhos, hoje separada, admite ter vontade de retornar para Quijingue, pois seus filhos estão naquela cidade.
O caso mais recente de viagem de Quijingue para São Paulo é do casal Jorge de Jesus Silva, 28 anos, e Reganne, 28. Eles moravam na Lagoa do Junco, e diante da seca viajaram para São Paulo e já estão empregados. Eles receberam o incentivo da costureira Mônica Vieira Nunes, que também é natural de Lagoa do Junco e moram em São Paulo há 20 anos.
Movimentação política – Almirinho do PT ( de camisa amarela) foi o primeiro pré candidato a chegar ao Bar do Barão e foi recepcionado pelas pessoas que estavam nas mesas, depois chegou Ninhino Góis pré- candidato pelo PSD acompanhado do empresário Jardel Silva, cotado para ser o companheiro de chapa pelo PRB. Jardel mora em São Paulo há 15 anos, porém tem participação ativa no município por manter uma loja de eletro e utilidades que começou em São Paulo e levou a idéia para Quijingue.Disse que há cada 15 dias vai ao município.
Quem marca presença também em São Paulo para prestigiar o encontro é o Sidney Ferreira Dias, pré candidato a prefeito de Monte Santo pelo PSD.
A câmara municipal de Quijingue está sendo representada pelos vereadores Washington Cavalcanti Goís e Edvando Santos Moura.
Um grupo de 45 pessoas de Euclides da Cunha também se uniu as pessoas no Bar do Barão, grupo liderado por Marilton Santos Silva.
Os irmãos Bob, Bicão e Boy disseram está satisfeitos e pela movimentação que está acontecendo hoje no bar do Barão, gera uma boa expectativa para a grande festa de amanhã, “não somente como reduto nordestino mas como um todo, já que foi feito uma grande trabalho de publicidade para o evento. Somente de Quijingue acreditamos que vinheram mais de 100 pessoas, exclusivamente para este evento, quantidade que consideramos muito boa” disse Boy.
Alem desta festa, existe outra confraternização no dia 24 de dezembro, como é o caso de Gelson Cruz, que mora no Bairro Tatuapé disse ter ficado feliz em ter reencontrado o amigo Ninho Rocha. A confraternização acontece em Quijingue pelas as pessoas que viajam para as festas de fim de ano.
Veja aqui o Slide com outras fotos
São Paulo: Encontro dos Baianos começou na sexta-feira na Rua Antonio de Godói
É muito grande a expectativa para o Encontro de Baianos que vai acontecer na sua 3ª edição neste domingo, 9, em São Paulo. A movimentação teve inicio na noite de sexta-feira, no Restaurante Estrela da Godói , pertencente a um empresário natural de Monte Santo, onde reuniu toda a coordenação e pessoas que anteciparam a viagem, a exemplo de Ari de Almerindo, ex-prefeito de Cansanção e o vereador Newton Bispo Pereira , Joaquim Manoel dos Santos, atual prefeito de Quijingue, Jhoni de Bonança Bar em Quijingue, a médica Denise que atende no PSF de Quijingue,que foram recebidos pelos coordenadores da festa, Bob e Boy da B&B Produções.
O encontro contou com a presença do empresário Clemilton Cavalcante conhecido por Peixe natural de Quijingue tido como um dos grandes incentivadores da festa.
Segundo Bob, a uma expectativa de que seis a sete mil pessoas compareçam ao evento que terá inicio às 13h, no CMTC Club, situada na Avenida Cruzeiro do Sul, 808, Metro Armênia, na grande São Paulo. A primeira atração será o grupo Sabor do Forró, seguido da Banda Destack, Zé de Loura, Malla 100 Alça e Caviar com Rapadura. Esta última foi contratada na quarta-feira (05) e substituirá banda Asas Morenas, que não mais se apresentará no encontro por motivos de força maior.
Coordenação disse que a política não deve interferir no sucesso da festa – A coordenação da festa disse que o evento é aberto para todos, mas gostaria que não fosse dada conotação política, embora adimita que cada um deva fazer sua parte. E, para não perderem a oportunidade, os políticos e pre candidatos vão aproveitar para fazer sua média com os conterrâneos. Já estão na capital paulista os dois pre candidatos a prefeito de Quijingue, Nininho Góis e Almirinho, Ari de Almerindo e o prefeito Ranulfo de Cansanção.
Por: Valdemí de Assis / foto: Raimundo Mascarenhas