Aconteceu no sábado (15), no Distrito de Salgadália, município de Conceição do Coité, o segundo Baile Solidário. O evento ocorreu no salão de festas da Associação de Desenvolvimento Comunitário e foi organizado por um grupo da Igreja Católica intitulado de ECC (Encontro de Casais com Cristo). Este ano a festa homenageou os professores e foi realizado o primeiro miss professor da comunidade, onde participaram cinco homens e onze mulheres.
Paulo Cristiano Reis de Lima professor da Escola Miguel Couto foi eleito o mister e Simone Nascimento Rodrigues, professora das Escolas Antônio Nunes Gordiano Filho e do Colégio Estadual José Ferreira de Oliveira, onde também atua com diretora, como miss 2011.
Enquanto a comissão totalizava os votos dos candidatos o Padre Charles, pároco de Conceição do Coité enfatizou o motivo maior da festa que estava em sua segunda edição que, além de não ter bebidas alcoólicas, não se chamava Baile Solidário por acaso, mas sim por ser uma ação dos idealizadores para construir ou reformar casas de famílias carentes e suas duas edições, duas casas foram reformadas dando moradia digna a famílias do distrito. Ele lembrou que a primeira casa foi de Dona Vanda, que vivia em um lugar impróprio para qualquer ser humano e o a situação foi percebida pelo grupo decolores. Na busca de parceiros para a reforma da casa em regime de mutirão, o grupo encontrou as pessoas ligadas ao ECC que aceitou a proposta e como a reforma se arrastava já por alguns meses em uma das reuniões surgiu à ideia da promoção de um evento que angariasse recursos financeiros, mas que não fugisse dos ideais do grupo, a exemplo ausência de álcool, surgindo à festa denominada Baile Solidário.
Dona Vanda, tem um histórico sofrimento. Seu filho mais velho foi atropelado por um trem no Povoado de Itareru, situado a 18 km de Salgadália e a 20 km de Santaluz. Outro filho cometeu suicídio por enforcamento e em seguida ficou viúva, Por fim, sofreu um acidente onde fraturou o braço, ficando sequelas. A casa de dona Vanda fica na Rua do Tanque Grande.
A segunda casa a ser reformada esta localizada na Vila Cordeiro, há 01 km da sede do Distrito e pertence à trabalhadora rural conhecido por Nenzinha. Essa foi iniciada foi uma forma de usar a sobra dos recursos da casa de dona Vanda, ou seja, cerca de R$ 600 reais. A casa tinha três metros de largura e cinco de comprimento e moravam dois adultos e duas crianças. A obra foi concluída em setembro.
“Com o segundo Baile Solidário, vamos escolher alguém da comunidade que necessite mais e vamos iniciar mais uma batalha para construir um lar digno para as pessoas que mais necessitam. Aproveitar o espaço para agradecer a tantos que nos ajudam nessa empreitada”, afirmou Hamilton Cardoso, um dos integrantes do ECC.
Da redação