Um grupo de pessoas tentou colocar a todo custo, uma vaca holandesa de aproximadamente 15 arrobas (250 kg) em cima da carroceria de uma caminhonete, no inicio da tarde desta quinta-feira, 20. A tentativa de salvar o animal chamou atenção dos motoristas e das pessoas que trafegavam pelo km 35 da BA 409, nas proximidades do Centro Industrial de Conceição do Coité. O que as pessoas não imaginavam, era que a vaca estava ferida após ser atropelada, de forma atípica, diferente daqueles atropelos que estamos acostumadas a vê na imprensa.
A vaca holandesa, recém-parida, era um das seis cabeças que estava sendo conduzida pelo agricultor familiar Leandro Silva dos Santos, 20 anos, residente no Bairro da Cerâmica. Ele estava “mudando” o rebanho da localidade conhecida como Morro de Eurico e seguia para um pasto na periferia da cidade, quando de repente se deparou com um veículo Gol, branco descontrolado, que vinha “capotando” na direção onde dos animais, ou seja, numa estrada de areia, as margens da rodovia. “Ouvir um barulho e quando olhei para trás vi o carro que vinha capotando. Só deu tempo me afastar e o carro tombou sobre a vaca”, contou Léo, como é conhecido o agricultor.
“O carro só parou de capotar quando bateu na vaca que amaciou a pancada”, contou Leonardo da Silva. Passado alguns segundos, segundo Léo, saiu do carro um homem gordo e sem ferimentos. Meio atordoado, diante do impacto, o motorista e proprietário do veículo se identificou com João Albino Boaventura, 48 anos, residente na Rua Bailon Lopes Carneiro, 32. Segundo ele, o veículo teve perda total e algumas peças do carro foram comercializadas no local do acidente quando ainda estava em estado de “choque”, sem entender bem o que havia ocorrido.
Antes de ser arremessado fora da pista, o veiculo bateu em dois “cuscuz”, ou seja, as barras de cimentos fixadas às margens da rodovia como forma de separar a pista de rolamento de veículos e a ciclovia. Neste local já houve mais de dez acidentes após as colocações deste divisor, inclusive um dos últimos deixou um Ford Fiesta totalmente destruído depois de atingir os cuscuz e bater contra um poste. Este acidente na manhã desta quinta foi no mesmo local.
A nossa equipe deixou o local com a vaca ainda no solo, enquanto as pessoas buscavam uma forma de colocar a mesma sobre a carroceria do carro.
Texto : Valdemí de Assis/ fotos: Raimundo Mascarenhas / a última foi registrada por Val César