Em entrevista concedida à Rádio do PT na Câmara, o deputado federal Emiliano José (PT-BA) defendeu, mais uma vez, a necessidade de regulamentação da publicidade infantil no Brasil. Segundo o parlamentar, “há um abuso muito grande no país em relação a publicidade dirigida às crianças”.
Para o deputado, a excessiva divulgação de produtos sem qualquer critério acaba tornando as crianças não só consumistas, mas instrumentos do consumismo no Brasil e de mercadorias que, muitas vezes, não são dirigidas a esse público. Para crianças de 0 a 12 anos de idade, que não possuem discernimento ou maturidade suficientes para avaliar o sofisticado instrumento da publicidade, o risco do consumo exagerado, equivocado ou inconsciente ainda é maior. O parlamentar lembrou ainda que o Brasil apresenta um cenário onde 15% das crianças são obesas e, nessa faixa etária, 33% estão acima do peso, em virtude da divulgação, por exemplo, de produtos com sal, gordura, entre outros vilões da alimentação saudável.
Segundo Emiliano José, a publicidade destinada à criança deve ser regulamentada, o que já acontece em diferentes países no mundo com nos EUA, Suécia, Inglaterra, Bélgica e Canadá. Para o deputado, “parece que tudo que diz respeito ao mundo da mídia deve ser desregulado. E do nosso ponto de vista isso não pode acontecer. Há projetos em andamento na Casa e eu tenho trabalhado para que eles sejam aprovados”.