Uma comitiva formada por quatro secretários de estado do Governo Roseana Sarney, do estado do Maranhão, depois de visitarem Conceição do Coité na noite de segunda-feira,17, e percorrer em Valente o IDRSisal, Apaeb fabrica de tapetes e carpetes e Apaeb lacticínios, durante toda manhã desta terça,18, deixaram a região satisfeitos por tudo que foi apresentado pelos técnicos.
A primeira atividade da delegação maranhense foi em Conceição do Coité.
Sem a presença do vice-governador Washington Luiz, do secretario de planejamento, orçamento e Gestão, Fábio Gondim e do delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Ney Jeferson, que foram obrigados a refazer as agendas e retornaram ao estado do Maranhão para atender ao chamado da governadora Roseane Sarney, parte da comitiva seguiu para cidade de Conceição do Coité, á 210 km de Salvador, onde, à noite, se reuniu em um restaurante da cidade com lideranças do Conselho Regional de Desenvolvimento Rural Sustentável da Região Sisaleira (CODES/Sisal) e do Consórcio Público do Território do Sisal (CONSISAL) e assistiram um documentário sobre a contextualização do território do sisal, o primeiro construído legalmente no estado, cuja discussão começou em 2002. “Se as experiências dos territórios no Brasil começaram na Bahia, o território do sisal foi o primeiro do país, pois tudo começou na Bahia”, afirmou o secretário executivo do CONSISAL, José Silva.
Atualmente o território do sisal é formado por 20 municípios e segundo Zé Silva, como é conhecido o secretario, conseguiu avanços significante nas áreas de cooperativismo de crédito, comunicação comunitária, organização de mulheres, educação no campo e mais recentemente, em agosto de 2010, foi criado o Consórcio Público CONSISAL, inicialmente com quatro municípios e hoje conta com 12 participantes. “Nosso desejo é que todos os vinte municípios participem”, concluiu Silva.
Para Gilca Morais Carneiro, presidente do CODES/Sisal, o desafio é colocar os vinte municípios pertencentes ao território para pensar juntos e garantir os direitos de todos.
De acordo com a prefeita de Itiúba, Cecilia Petrina de Carvalho, presidente do CONSISAL, a grande conquista foi à mudança na concepção de administrar após a criação do CONSISAL. “Minha vida foi sempre dedicada a fazer a defesa dos menos favorecidos”, falou Cecília. Ele contou que na trajetória política perdeu cinco eleições e venceu duas.
Além da prefeita de Itiúba, participaram da reunião o prefeito de Barrocas, José Almir de Queiróz e o vice-prefeito de Retirolândia, Milton Cardoso. Retirolândia é o mais novo integrante do CONSISAL, presidente do PT de Coité Assis da Caixa, vereador Edvaldo Evangelista PT de Coité, José Givaldo diretor da Direc 12, Jonilton presidente da FATRES, além de outras autoridades.
Valente – Delegação visita IDRSisal, APAEB, Fabrica de Lacticínios e SICOOB/Coopere
Na terça-feira pela manhã, a comitiva foi à cidade de Valente, á 27 km de Conceição do Coité. A comitiva passou na FATRES e visitou a sede do CODES SISAL, onde foi mostrado um histórico das instituições, apresentou as instalações e apresentação de peças de divulgação dos trabalhos desenvolvidos pela instituição (folder, boletins, vídeos…). Depois seguiu para uma reunião no auditório do IDRSisal, onde conheceram o trabalho desenvolvido por este Instituto. Na oportunidade, foi feita apresentação institucional pelo gerente de Projetos, José Daniel Rios, que falou sobre as atividades desenvolvidas e os resultados já alcançados, o que vem melhorando significativamente a vida dos pequenos produtores rurais de municípios deste Território do Sisal, principiante no melhoramento da caprinovinocultura de corte. “Os representantes do Governo do Maranhão, demonstraram o interesse em firmar parceria com o IDRSisal para desenvolver ações de melhoramento genético, naquele Estado”, afirmou Daniel Rios.
O segundo compromisso na cidade de Valente foi visitar à fábrica de tapetes da APAEB, situado no Km 02 da Rodovia Luiz Eduardo Magalhães. Antes de visitar as instalações da indústria, a presidente da ONG, Iracema de Oliveira Nery, falou sobre a fundação da entidade ha 31 anos, ou seja, em 1980, por incentivo dos padres italianos que trabalhavam na Paróquia Sagrada Família e tinham a preocupação de fazer o povo viver e conviver bem.
Iracema falou sobre os projetos da Escola Agrícola, onde estudam 40 alunos filhos de agricultores familiares e sócios da entidade, do laticínio que produz alimentos derivados do leite de cabra, da batedeira comunitária e do posto de venda de alimentos, por onde tudo iniciou. A comitiva visitou toda estrutura funcional da indústria, que emprega 300 pessoas e chegou a empregar 900, antes da crise gerada pela queda do dólar. “Tivemos que recorrer ao mercado nacional para superar a crise”, falou Iracema Nery.
A professora Maria Rita Silva, presidente da Fundação APAEB explicou que a Associação cresceu e foi necessário criar uma fundação para cuidar dos projetos sociais que tem como missão promover o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar, por meio de ações educativas, solidárias e de cooperação, no semi-árido do Estado da Bahia.
A comitiva também visitou o lacticínio para industrialização dos produtos derivados do leite de cabra, criado em 2000 e que chegou a receber diariamente 1.400 litros. Atualmente recebe apenas 600 por causa da estiagem que castiga a região.
O último compromisso da comitiva foi na sede da Cooperativa de Crédito do sistema SICOOB/Coopere, onde ouviram de Ranúsio Santos Cunha como funciona a entidade que tem com objetivo promover a economia solidária, através da prestação de serviços financeiros e assistência técnica, visando o desenvolvimento sustentável da região sisaleira do estado da Bahia. A cooperativa tem 19 anos, 16 mil cooperados e atua em 36 municípios situados em 06 territórios de identidade.
Avaliação e gratidão – Ao finalizar a visita, a secretária Conceição Andrade, disse que ficou satisfeita com tudo que viu e que necessitava conhecer estas experiências. “Eu sabia que estava acontecendo algo novo nesta região e que estava se aproveitando muito bem os recursos dos governos do estado e federal e saio satisfeita e gostei realmente do que vi”, falou Conceição Andrade.
Ela disse também que estas questões relacionadas aos territórios é um assunto de maior importância para o Estado do Maranhão e que o território de cidadania da região do sisal será um laboratório de estudo.
Primeiro compromisso foi na Secretaria de Planejamento em Salvador
A comitiva formada pelo vice-governador do Maranhão Washington Luiz e pelos secretários do planejamento, orçamento e Gestão, Fábio Gondim, do Desenvolvimento Agrário e Agricultura familiar, Conceição Andrade e do Desenvolvimento Social, Conceição Andrade além de Paulo Roberto Lopes secretário adjunto de Desenvolvimento Agrário e do delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário no estado, Ney Jeferson chegaram a Salvador ás 08h de segunda-feira,17, e participaram no salão vip do Aeroporto Internacional Luiz Eduardo de um café oferecido pelo governo da Bahia e em seguida foram ao Centro Administrativo, onde participaram de uma reunião na Secretaria de Planejamento com a presença dos secretários Zezéu Ribeiro, e de Relações Institucionais, César Lisboa.
Washington Luiz falou que ficou satisfeito com a reunião e afirmou que no Maranhão existe uma territorialização proposta pelo Governo Federal sugerida pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário. “Nós estamos levando este debate para dentro do governo e para nós é de grande importância entendermos o processo que a Bahia já vivenciou visando implementar essa política no nosso estado”, destacou o vice-governador.
Para o secretário Zezéu Ribeiro, o encontro com a comitiva do Maranhão resultará num aprendizado mútuo. “Nosso trabalho é uma referência nacional e a visita desta comitiva só fortalece a nossa experiência. Também aprendemos com o olhar deles sobre esta questão e isto nos auxilia a corrigir rumos”, explicou. Também estiveram presentes ao encontro representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), da Coordenação Estadual de Territórios (CET) e das secretarias estaduais de Agricultura (Seagri) e Desenvolvimento Social e Combate a Pobreza (Sedes), ambas da Bahia.
Por: Valdemí de Assis / fotos: Raimundo Mascarenhas e SECOM