O PCdoB de Várzea da Roça não descarta a possibilidade de candidatura para prefeito nas eleições de 2012. A decisão foi anunciada durante a Conferência Municipal do partido no domingo,( 02) , pelo assessor da Secretaria de Trabalho Renda e Esporte e membro do diretório municipal, Helber Pacheco Rios, que pode ser o nome para concorrer ao pleito. “O PCdoB sai na frente com esta discussão e abri para comunidade o espaço desta conferência para o diálogo com todos os partidos, pois pretendemos construir um projeto político alternativo”, falou Pacheco. “Vamos viabilizar uma candidatura para valer e todas as decisões serão no coletivo”, disse.
O partido foi criado no município em 2001, articulado por Derson Gomes de Almeida e tem atualmente 100 filiados. Irmão de Daniel Almeida, presidente do PCdoB e deputado federal, Derson era filiado há 20 anos no PMDB e só agora veio se filiar ao PCdoB. “Chegou a hora de um novo caminho”, afirmou o novo comunista.
Em 2008, o PCdoB integrou a chapa majoritária encabeçada pelo atual prefeito Lourivaldo Souza Filho (PMDB), indicando Otávio Pereira de Oliveira, para vice-prefeito. “O partido indicou Danilo Santos Sales Rios para secretário da agricultura e os representantes dos povoados de Várzea do Meio e Campo de São João, para fazer parte da equipe de governo”, falou Elber Pacheco.
Desde que foi fundado, é a segunda vez que o PCdoB se movimenta para apresentar candidatura própria a prefeito. Em 2004, foram colocados para discussão os nomes de Helber e Otávio Pereira, acontecendo um acordo e o partido apoiou o então candidato João Ribeiro Júnior do PSDB, que perdeu a eleição para o democrata Wilson Mascarenhas.
O vice-prefeito Otávio Pereira disse ao CN que se relaciona bem com o prefeito Louri, como é conhecido o chefe do executivo, mas garante que se identifica com a função de vereador e lamentou não ter um gabinete para atender as pessoas e tem a sensação de não ter sido empossado. “Após dois anos de mandato, sem querer ofender ninguém, o prefeito quis criar uma espaço e eu não quis mais, pois estar no fim e eu já acostumei”, falou Pereira, que também é líder sindical e ocupa a Secretaria geral do STTR.
O secretário da agricultura Danilo Santos Sales Rios, lembrou que no inicio foi difícil o exercício da função, mas aprendeu e vem realizando um trabalho de valorização e melhoria de vida dos agricultores familiares. “Estamos inclusive esperando a liberação dos recursos de uma emenda parlamentar do deputado Daniel Almeida para aquisição de uma patrol”, comunicou Sales.
Segundo o vereador Jamilson Nunes Araújo, o mais votado na eleição de 2008, quando obteve 596 votos, o partido vem crescendo a cada ano. Ele comemorou o fato de ter mais um “camarada”, expressão usada entre os comunistas, na bancada da situação, que é o vereador Derson Gomes de Almeida. Jamilson apresentou no final do evento os novos filiados e os que estão colocando seus nomes para pré-candidatos a vereadores.
O deputado Daniel Almeida, que também preside o PCdoB na Bahia, é natural do município, em seu pronunciamento, externou o desejo em vê um comunista administrando Várzea da Roça. “Nosso partido cresceu. Estamos hoje em 350 municípios e iremos lançar mais de 100 candidatos a prefeitos, dos quais, conforme falou Helber, aqui em Várzea da Roça”, externou Almeida.
O parlamentar estava acompanhado do presidente da FETAG, Cláudio Bastos e Marcelo Gavião, que foi presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) entre 2003 e 2005 e é membro do Comitê Central do Partido Comunista do Brasil desde 2005.
Bastos destacou a influência e desenvoltura do parlamentar no Congresso Nacional que resultou na inclusão do seu nome na lista divulgada anualmente pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), onde são relacionados os “100 Cabeças do Congresso”, aparecendo o nome de Daniel Almeida. “Daniel tem se destacado pela capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações, formulações, eficiência na leitura da realidade, facilidade para conceber idéias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando sua repercussão e tomada de decisão”, concluiu o líder sindicalista rural.
Por: Valdemí de Assis /fotos: Raimundo Mascarenhas