O cemitério municipal de Conceição do Coité, o único do centro da cidade, recebeu grande movimentação nesta terça-feira, 1,véspera do Dia de Finados.Coveiros e familiares de pessoas que partiram desta vida, realizaram uma verdadeira faxina, como ocorre todos os anos, para receber a visita tradicional de milhares de pessoas.
Em frente ao cemitério, as empresas que prestam serviços funerários já solicitaram a montagem de toldos para abrigar enfermeiros e atender sua clientela oferecendo café, chá e lanche.Também na entrada do portão principal, barracas comercializam flores artificiais, cujos valores, estão variando entre R$ 1 e R$ 10.
As sepulturas receberam um “trato” especial a exemplo do jazigo da família Calixto. Theógnes Calixto, ex-prefeito municipal, seus irmãos Theócrito Calixto, ex-deputado estadual e Truélio Calixto ex-combatente da 2ª guerra mundial. Antes foram sepultados, Calixto e Loura como eram conhecidos os pais.
Sirleide Ramos, prima de segundo grau dos falecidos, disse que esta pratica faz parte de sua agenda neste período e lamenta encontrar o jazigo deteriorado, possivelmente pela ação de vândalos, que também furtam objetos em mármores.
A sepultura vizinha a da família Calixto, pertence a outro histórico cidadão coiteense, Flaviano Virginio dos Santos, “Pai Bico” que dedicou sua vida prestando serviço de sacristão da igreja católica. A neta do religioso, professora Margarida dos Santos Mendes, fez a limpeza do jazigo e ao observar a presença do Calila Noticias, se dirigiu indignada com, segundo ela, a falta de cuidado das pessoas que administram e zelam pelas sepulturas. “Um absurdo. Semana passada estive aqui o mármore estava sãozinho, agora vejo dois locais quebrados, isso é uma falta de respeito. Não fica uma letra com os nomes das pessoas e outros objetos em mármores, são todos furtados”, desabafou a professora.
Para esta quarta-feira,2, está programada uma missa para os finados pela manhã e logo após os fiéis se deslocam para o cemitério que fica a cerca de 500 metros.
Texto e fotos: Raimundo Mascarenhas