A festa de Todos os Santos, que tradicionalmente acontece no final de outubro e início de novembro, este ano reuniu, segundo a polícia militar, 80 mil pessoas na pista de dança e três mil nos camarotes montados pela Prefeitura. A festa que mistura o religioso e o profano tem servido também para manifestações políticas. Na segunda-feira, o CN esteve cobrindo a festa e registrou a presença de cinco deputados estaduais e um federal, que prestigiaram os seus pré-candidatos a prefeito e vereador.
Começou pelo PT – No inicio da tarde de segunda-feira (31), militantes do PT se reuniram no Centro de Lazer Amélia Andrade com a deputada Fátima Nunes e discutiram forma de mobilização para a eleição do próximo ano. O partido tem dois nomes como pré-candidatos a prefeito, Juscelino Nunes e Evaristo Rodrigues. Segundo Fátima Nunes, o partido vai trabalhar para que não haja necessidade de prévia e que a escolha seja na base do convencimento.
O desejo da deputada é “vermelhar” o sertão, elegendo um grande número de prefeitos e vereadores. “Agora é a vez do PT e nós temos que divulgar os nomes dos nossos candidatos e buscar o apoio da sociedade, pois política é arte do convencimento”, chamou atenção Fátima Nunes.
Ela disse também que a militância petista de Monte Santo sabe trabalhar o dialogo e destacou a coragem de cada um, citando algum episódio vivido no município durante a campanha de 2010, quando houve necessidade de apelar para polícia no sentido de combater ações da oposição. “Aqui neste momento nós contamos com 200 pessoas corajosas que veste a camisa e coloca o boné do PT e cada uma destas pessoas tem vinte amigos, no mínimo, que pode convencer a votar no PT. Fazendo isto, tomando como base esta reunião, somaremos 4.000 votos. Querermos multiplicar construindo sempre”, concluiu.
A parlamentar foi a terceira mais votada no município na eleição de 2010, onde obteve 1.275 votos. Fátima, que estava bem à vontade, inclusive autografando bonés, elogiou as instalações do Centro de Lazer, segundo ela, recentemente reformadas com recursos do Ministério do Turismo.
A presidente do partido, professora Maria da Glória Cardoso disse ao CN que o PT vai conversar com todos os partidos. Quanto à possibilidade da legenda apoiar uma possível candidatura do ex-prefeito Jorge Andrade, ele disse que quer receber o apoio dele e que dará a garantia que não perderá nada, pois irá participar do governo.
No final a militância, com camisas vermelha e bonés brancos com o símbolo do partido, desceram em caminhada, deram uma volta ao redor da Igreja Matriz e fizeram oração pela saúde do ex-presidente Lula.
Jorge Andrade em pré campanha – O ex-prefeito Jorge Andrade disse ao CN que será candidato a prefeito pelo PP, partido que estar filiado há 15 anos. “Estou com as portas abertas para o dialogo. Eu não rompir com ninguém, apenas estou me articulando para a campanha, conforme fiz em 2008, quando Everaldo dizia que não iria disputar a reeleição, porém, mudou de ideia e prontamente entendi, pois tinha direito de disputar a reeleição. Em 2010, votei com o Vando para deputado e agora desejo ser candidato e não quis sair do PP, partido que me sinto bem”, falou Andrade.
Natural do Distrito de Pedra Vermelha, Jorge foi vereador, depois, em 1996, disputou a eleição para prefeito, vencendo com a diferença de 108 votos e em 2004, disputou a reeleição, vencendo com 5.641 votos.
Acompanhado dos vereadores Reinaldo José de Andrade, Reginaldo Marques dos Santos e Paulina Rodrigues de Oliveira, ele recebeu na noite de segunda-feira em sua residência o líder do PP por três mandatos na Assembleia Legislativa, deputado Ronaldo Carletto.
Segundo Carletto, o ministro das Cidades, Mário Negromente e o secretário de Infraestrutura, Otto Alencar, já confirmaram que irão a Monte Santo na campanha eleitoral e vão subir no palanque de Jorge Andrade.
Os empresários, Márcio Oliveira, membro do diretório do PP do município de Santaluz e Ari Silva, de Cansanção, participaram de uma rápida reunião na residência de Jorge Andrade e falaram para ao parlamentar da força política do ex-prefeito. No encontro também estava Renato Batista, líder político da Comunidade de Lagoa das Pedras, de onde é natural José Valdo Evangelista de Oliveira, atual vice-prefeito e cotado para ser o candidato apoiado pelo prefeito Everaldo Joel de Araújo.
“Vejo em Jorge em autentico político, capaz de vencer bem a eleição e realizar um bom trabalho que melhore a vida do povo. Sou testemunha da amizade que o ministro Negromente, seu filho, o deputado Mário Júnior, tem por ele estão dispostos a ajudar nesta vitória, que não é de Jorge, e sim de Monte Santo”, falou Marcinho, como é conhecido o empresário Márcio Oliveira.
Vando demostrou prestigio – deputado de primeiro mandato, Edvan Fernandes de Almeida, conhecido por Vando e que a traz a marca de ser o deputado mais votado dos candidatos a deputados em toda história do município, onde obteve 16.462 votos, organizou um jantar no Centro de Lazer para os convidados, dentre eles os colegas de parlamento, Luciano Simões (PMDB) e Elmar Nascimento (PR), além do deputado federal José Nunes (PSD). “Toda esta festa, sua estrutura e as bandas, são com recursos do município. Aqui não tem bandeira do governo federal, nem estadual”, garantiu Vando.
O parlamentar disse ao CN que estava muito satisfeito com a festa e ao falar sobre eleições, declarou que estar tranquilo que fará o sucessor do prefeito Everaldo Joel, que será apoiado por ele.
No camarote, Vando recebeu a visita dos prefeitos de Conceição do Coité Renato Souza (PP), Retirolândia, José Albérico Silva Moreira (PMDB), “Bequinho” de Euclides da Cunha, Fátima Nunes (PSD) e Cansanção, Ranufo Gomes (PSD). Com exceção de Ranufo, os demais convidados pousaram para uma foto, considerada por Vando como oficial do evento.
O atual vice-prefeito José Valdo Evangelista de Oliveira, que se filiou recentemente ao PSC, se comportou como “candidato a prefeito”. Durante os três dias de festa foi possível encontrar veículos com adesivos demonstrando que Zé Valdo realmente será o candidato do grupo liderado por Vando e Joel, um deles, a frase “hoje vice, amanhã prefeito”.
Durante os shows, em especial o de Caca e Banda, Zé Valdo arriscou dançar ao som do axé com uma “galera” jovem. “Esta festa não é apenas de Monte Santo e sim de toda região. Este evento, com certeza, terá todo esforço para crescer a cada ano, conforme aconteceu nos sete anos que Everaldo estar à frente do governo e tem contado com nossa ajuda”, falou Zé Valdo.
De candidato a prefeito em 2008 á cantor em 2011 – Enquanto se apresentava como cantor da banda Tribo de Metal, o médico Ariston Correia de Andrade Filho, conhecido por Caca, que disputou a eleição de 2008 como candidato a prefeito pelo PMDB, o deputado Vando confidenciava com um dos prefeitos que estavam no camarote, que ele seria o candidato a vice-prefeito na chapa que estaria divulgando no inicio do ano. Na época com 28 anos, Caca obteve 40,32% dos votos válidos, ou seja, 11.092 votos e a coligação, formada pelo PCdoB/PT e PMDB, elegeu apenas seu pai, Ariston Correia, como vereador da oposição, aliando ao grupo do prefeito Everaldo Joel.
LEIA TAMBÉM:
Petistas de Monte Santo se reúnem em frente à Igreja Matriz para orar por Lula
Romeiros de vários estados do Nordeste pagam promessas na Serra da Santa Cruz em Monte Santo
Por: Valdemí de Assis / fotos: Raimundo Mascarenhas